Dezembro chegou e as festividades também. Junto a isso, as vendas de fim de ano geram um aumento no lucro de empresas de todo o Brasil. 

Além disso, o crescimento exponencial dos e-commerces, principalmente no ano de 2020 devido à pandemia do COVID-19, fez as lojas virtuais se tornaram os maiores alvos dos compradores dessa época.

Saiba como um e-commerce para vendas de fim de ano pode ser essencial diante do cenário que estamos vivendo e até mesmo para os próximos anos, que tendem a se transformar digitalmente, cada vez mais.

Para você que ficou interessado, continue a leitura e entenda mais!

Natal e vendas de fim de ano: uma dupla perfeita para os e-commerces

O final de ano é sempre uma data esperada por todas as populações mundiais. Além de comemorar o nascimento de Jesus pela religião cristã, o ano novo é uma data também muito desejada, já que representa a transição de anos dentro do calendário romano.

E o Natal também é conhecido mundialmente pelo Papai Noel e os presentes que ele distribui. E durante esse período há um aumento considerável de compras, fazendo com que as lojas faturem ainda mais e que se mantenham no mercado.

Nesse sentido, há uma dupla perfeita que cresce a cada dia: o Natal e o e-commerce. Além de você poder comprar o que deseja, é possível fazer isso sem sair de casa. 

Essa atitude é benéfica na vida de qualquer pessoa e uma necessidade para o período de pandemia que estamos vivendo, além de gerar um incremento para as vendas de fim de ano.

Como impulsionar as suas vendas com o marketing?

Para você, empresário, que quer investir em sua loja online durante o período natalino, saiba que existem diversas estratégias, que envolvem não somente o ato de comercializar pela internet, mas também de investir no marketing como um impulsionador deste produto.

Por isso, para você que está procurando se destacar durante esse período, pegue uma caneta e um papel para anotar as 8 dicas que listamos aqui. Todas elas são essenciais para a sua empresa e para aumentar as vendas de fim de ano!

Atenção ao prazo

Em primeiro lugar, as vendas de fim de ano são, sem dúvidas, maiores do que as de outros períodos. Contudo, é imprescindível que você esteja dentro do prazo para entrega, principalmente por se tratar de uma época comemorativa, que acontece somente em dois dias.

Caso você ultrapasse esse período, além de frustrar o cliente, pode fazer com que ele nunca mais compre em seu e-commerce. Por isso, seja fiel ao prazo indicado na plataforma!

Ofereça kits de presente

Ainda, por se tratar de uma época de festividades com muitas compras, as pessoas buscam oportunidades que vão além de descontos. Oferecer kits de presentes prontos, por exemplo, podem ser grandes atrativos para os compradores.

Mas, é importante lembrar que esses pacotes precisam se completar. Não faz sentido criar um kit para o consumidor, que não o agrade. Caso isso aconteça, as chances desses produtos saírem são menores.

Ofereça Frete Grátis

Frete grátis é o queridinho das vendas de fim de ano. Com a quantidade de presentes adquiridos pela internet, as pessoas querem economizar principalmente com essa tarifa, que muitas vezes é alta.

Então, oferecer frete grátis é uma maneira interessante para comercializar o seu produto durante esse período. Mesmo que tire um pouco de seu faturamento, ele vai ser recompensado com a grande quantidade de compras.

Gere leads segmentados

Tratando de estratégias de marketing mais aprofundadas, é importante que você utilize os dados que possui em seu e-commerce para gerar leads segmentados. Com essas informações você consegue chegar aos compradores mais indicados para os seus produtos e, consequentemente, ter mais lucro.

As vendas de fim de ano já são, por si só, um atrativo para os consumidores. Mas, ao ir atrás do seu público-alvo, a chance de fechar uma compra é ainda maior.

Use as redes sociais

As redes sociais são as maiores aliadas do empresário nessa época. Além de estarem lado a lado do comprador, criando laços mais próximos e conquistando personalidade para a sua loja, os compradores conseguem as informações necessárias de forma mais rápida e eficaz.

Por isso, alimente sempre as contas no Facebook, Instagram, Twitter e até mesmo Tik Tok. Essas são plataformas que podem impulsionar as vendas de fim de ano.

Faça e-mail marketing

O e-mail marketing é um processo semelhante ao das redes sociais, mas segmentado de acordo com o público-alvo daquele produto.

Assim, imagine que você comercialize jóias com pingentes de animais. Ao escolher os leads, o primeiro ponto a se destacar é o amor pela natureza e outras características semelhantes.

Por e-mail é possível notificar as pessoas sobre uma compra viável, sobre carrinhos que foram abertos e abandonados e até mesmo realizar uma estratégia de remarketing para que o comprador volte e compre o produto desejado.

Dê atenção especial ao atendimento

Não pense que o e-commerce serve somente para vender. Essas plataformas precisam disponibilizar atendimento ao consumidor e fazer com que eles se sintam especiais.

Por isso, quanto melhor é a experiência do comprador, mais vezes ele irá voltar à sua empresa, principalmente em época de vendas de fim de ano.

Facilite o processo de compra

Por último, o site precisa ser totalmente otimizado, com configurações de programação que não o deixe ficar fora do ar o tempo todo e ainda com técnicas de UX.

Essas melhorias fazem que os consumidores se sintam confortáveis durante a compra e não desistam por falta de informações ou sistemas lentos, quedas, entre outros.

Conclusão

Ao fim, entendemos que as vendas de fim de ano sempre aumentam em comparação a outras épocas e a relação com o e-commerce foi ainda mais potencializada devido a crise da pandemia, que obrigou as populações a consumirem somente pela internet.

Gostou do conteúdo? Se quiser conhecer mais estratégias para vendas, conheça o nosso Guia avançado: como multiplicar as vendas do seu e-commerce. Até a próxima!

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