Vendas de Natal

Com a chegada do fim do ano, a expectativa para o comércio é que as lojas tenham um aumento significativo de lucro por conta das vendas de Natal. E para o e-commerce, não é diferente.

No entanto, para aumentar a receita e evitar prejuízos, é preciso pensar de forma estratégica e criar um plano de ação eficaz.

Mas como fazer isso? A JN2 te responde! Confira nossas dicas e saiba como melhorar o desempenho da sua loja virtual neste Natal!

Antes de tudo… Onde você quer chegar?

Não adianta pensar em uma estratégia se você não sabe o que deseja alcançar com ela. Por isso, é importante definir metas e saber exatamente onde se quer chegar com esse plano de ação para o Natal.

Pode ser um número X de acessos no site, um valor específico em vendas, a queima do estoque que estava parado… Enfim! O importante é ter um norte e focar todas suas ações neste objetivo.

Feito isso, é hora de trabalhar as estratégias de forma mais efetiva. A seguir, listamos as principais fórmulas para te ajudar a ampliar as vendas no período natalino. Confira!

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Forneça boas condições de pagamento

Criar melhores formas de pagamento pode ser um diferencial bem importante para o seu e-commerce.

Mesmo sendo uma época onde muitos brasileiros recebem o 13º salário e ganham mais, é necessário criar condições competitivas para atrair a atenção dos consumidores mais exigentes. Até porque o início de ano costuma comprometer o bolso com as contas de IPTU, IPVA, material escolar, e etc.

Por isso, invista em opções mais flexíveis como maior tempo de parcelamento e pagamento no boleto, por exemplo. Também vale a pena apostar nos cupons de desconto para chamar atenção dos clientes e ter a possibilidade de fechar mais vendas.

Prepare sua logística

A compra de presentes e outras mercadorias costuma aumentar bastante no fim do ano.

Portanto, o ideal é contar com um serviço de entrega rápido e um estoque capaz de suprir essa alta demanda. Afinal, um produto que foi comprado com antecedência no site e chega depois do Natal pode acabar com a reputação online da sua loja. E ninguém quer isso, não é mesmo?!

Caso realmente não seja possível realizar uma entrega antes do Natal, deixe isso claro para o cliente antes da finalização compra. Assim, ele fica ciente de que receberá o produto depois e não terá más surpresas.

Garanta um carregamento rápido para o seu site

Geralmente, um site lento e com má usabilidade por si só já afasta os clientes de uma loja virtual. E quando falamos em compras de Natal, a paciência fica menor ainda.

Afinal, neste período as pessoas desejam comprar seus presentes de forma rápida para garantir que o produto de fato chegará antes. E ter um site que demora para carregar ou que cai o tempo todo não é nada favorável para as vendas.

O ideal é contar com uma equipe técnica que possa manter sua loja virtual sempre no ar, mesmo se o número de acessos for alto. Se necessário, solicite uma capacidade de acessos maior ao suporte para que tudo caminhe bem durante esse período.

Realize ações relacionadas ao frete

Um dos motivos recorrentes do abandono de carrinho está relacionado ao frete. Algumas vezes, o valor do transporte de entrega ultrapassa o preço da mercadoria, afastando os consumidores que estavam quase fechando uma compra.

Então, vale a pena investir em ações relacionadas ao frete para atrair os consumidores e evitar a desistência de compra. E elas podem ser muitas: frete grátis acima de um valor X, desconto no frete para compras a partir de determinado preço, possibilidade de retirada na loja, e etc.

Você pode conferir muito mais sobre esse assunto no nosso texto Frete grátis no seu e-commerce? Saiba como fazer.

Invista em campanhas de marketing digital

O Natal é o momento de aproveitar todos os leads obtidos em outras ocasiões, como a Black Friday, e criar campanhas de marketing para garantir novas vendas.

Você pode, por exemplo, desenvolver promoções personalizadas para quem já comprou em sua loja e oferecer produtos similares.

Também é possível utilizar o e-mail marketing para divulgar uma lista de produtos específica ou até mesmo comprar palavras-chave e investir em anúncios pagos para determinada categoria.

É importante lembrar que tudo isso deve ser feito com imagens e textos de apelo natalino e criando um senso de urgência no consumidor.

Não se esqueça das redes sociais

E claro: lembre-se sempre de usar todo o poder das redes sociais para divulgar suas promoções de Natal.

Pense em artes voltadas para a temática natalina, hashtags interativas e utilize também os Stories para mostrar todos os preparativos da loja para o Natal. Tudo isso ajuda o próprio consumidor a entrar no clima natalino e o instiga a visitar o site para encontrar o que procura.

O Natal é mais uma oportunidade para sua loja se destacar e vender mais!

Assim como em outras épocas sazonais, o Natal é uma ótima ocasião para o seu e-commerce ampliar as vendas e obter resultados melhores. Portanto, busque traçar metas, crie um planejamento estratégico e trabalhe duro para que os resultados possam ser os mais positivos possíveis.

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