como vender mais na internet

Montar um e-commerce e ter sucesso na web é não tarefa simples, exige investimento, tempo, dedicação e trabalho. As barreiras para crescer são várias, e esse é um dos motivos que explicam a alta taxa de mortalidade dos e-commerces brasileiros. Quando enfrentam as primeiras dificuldades, muitos lojistas desistem do negócio, dizendo que é difícil e que isso não é para eles.

Fazendo diferente e com um pouco mais de persistência, você já estará dando um importante passo. Sua loja virtual está tendo problemas para atrair clientes? Identifique o problema e comece as mudanças. Listamos abaixo algumas perguntas comuns que fazemos aos nossos clientes para saber se eles estão no caminho correto ou não. Confira:

1. A identidade visual do e-commerce está adequada?

A melhor identidade visual para um e-commerce é aquela que vende muito. A literatura sobre o tema mostra uma série de boa práticas de como estruturar um bom e-commerce, mas não basta seguir toda a literatura que o sucesso estará garantido. Após aplicar as melhores práticas, é importante monitorar o comportamento do cliente no seu e-commerce e fazer os ajustes específicos para o seu público.

Pense nas páginas com as melhores taxas de conversão: Amazon, Ebay, Facebook… O que essas empresas tem em comum, além do sucesso? Suas homepages são simples, com poucos elementos e não têm design extravagante. Estes sites resolvem o que há de mais importante no mundo do e-commerce: eles dão muito resultado, cliques, vendas, qualquer que seja a conversão definida. Portanto, se fosse para seguir alguém, eu seguiria os melhores.

E aí, a identidade visual do seu e-commerce está adequada? Em outras palavras: o seu e-commerce está vendendo como você gostaria? Se a resposta for não, mãos a obra que tem muito trabalho para fazer.

2. Quais os incentivos para comprar na sua loja virtual?

As pessoas costumam decidir rapidamente se elas gostam ou não de uma loja virtual. Por isso, para seu e-commerce realmente bombar, é importante atrair a atenção dos seus clientes nos primeiros segundos. Verdade seja dita, nada agrada mais um cliente do que ele sentir que está levando vantagem quando faz uma compra. Basta notar como as pessoas enlouquecem em períodos de liquidação, comprando coisas que nem precisam, achando que estão economizando, quando na verdade estão gastando acima da média.

Alguns clientes não conseguem resistir a um frete grátis, outros, a grandes remarcações de preço. Independentemente de qual seja, todos estão interessados em levar alguma vantagem. Descontos e ofertas especiais são, de uma forma geral, a primeira coisa que os visitantes olham. Por isso, crie incentivos e comunique de forma clara para o seu cliente. Tenha certeza que ele viu, entendeu, e que ele está gostando do que está vendo.

Vamos fazer um exercício aqui. Olhe com cuidado para os produtos que estão sendo vendidos no seu e-commerce e pergunte a si mesmo: quais vantagens meu cliente está tendo para comprar este produto? A partir desse exercício sairão dicas úteis, pelas quais vale a pena brigar, pois te colocarão rumo do sucesso.

3. O canal de comunicação está claro?

Conquistar a confiança do seu visitante para que ele se torne cliente é um desafio enorme. Tente reduzir os medos, incertezas e dúvidas dos visitantes quanto à sua loja. Um passo fundamental neste sentido, é mostrar que, apesar de operar na internet, seu e-commerce tem um escritório físico, e que uma pessoa irá atendê-lo pelo telefone caso precise de ajuda.

Nos melhores e-commerces, esse número de telefone está na homepage, em destaque. Deixe aberto e bem visíveis os canais para comunicação com o seu cliente, tanto por telefone quanto por chat e e-mail. É comum que as pessoas, quando compram online, tenham questões e queiram que elas sejam respondidas antes de finalizar a compra. Facilite este contato.

4. As formas de pagamento estão visíveis?

As lojas virtuais atendem a consumidores dos mais diversos locais e cada um deles prefere pagar suas compras de uma forma diferente. Um dos motivos que podem estar atrapalhando as vendas, é a baixa transparência dos tipos de pagamento que são aceitos ou não.

Resolva esta questão colocando os ícones das formas de pagamento disponíveis (cartões de crédito e débito, boleto bancário) na página do produto, de forma que fique simples para o cliente de reconhecer e continuar o processo de compra. Facilite a tomada de decisão do cliente e suas vendas certamente irão melhorar.

Fique atento a estes detalhes que farão seu e-commerce vender mais. Invista tempo e energia em garantir que sua loja virtual esteja cumprindo todas as promessas feitas ao seu cliente no momento da venda, em especial o prazo de entrega de produtos. Isso é especialmente importante, pois faz os seus clientes ficarem satisfeitos e divulgarem sua loja de forma espontânea, aumentando as vendas e o lucro.

Gostou das dicas? Compartilhe nas redes sociais para que mais pessoas aprendam a impulsionar seus e-commerces. Boas vendas!

JN2

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