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WhatsApp Marketing para e-commerce: 7 dicas de ouro para aplicar em sua loja

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Homem mostrando smartphone com logotipo do WhatsApp

No universo das lojas virtuais, é comum a busca de gestores e donos de negócios por ferramentas que tragam melhores resultados para seus comércios. Entre esses recursos, um em especial vem chamando a atenção dos lojistas e precisa ser abordado com mais detalhes: o WhatsApp Marketing para e-commerce.

Possivelmente você já conhece esse famoso aplicativo de mensagens, um dos mais relevantes e usados no mundo, com mais de 2 bilhões de usuários ativos. O que talvez você não saiba é que ele vem sendo usado de forma bastante proveitosa também no mundo dos negócios, em especial, no nosso caso, no e-commerce.

Por isso, decidimos trazer este assunto e mostrar a importância do WhatsApp Marketing para o e-commerce. Neste artigo, falaremos melhor sobre o conceito dessa valiosa ferramenta e como ela pode ser usada em sua loja virtual. Além disso, daremos também 7 dicas de ouro para você aplicar o WhatsApp Marketing em seu negócio. Acompanhe!

O que é o WhatsApp Marketing para e-commerce?

O WhatsApp é um dos aplicativos de troca de mensagens instantâneas mais famosos e usados no mundo, e no Brasil não é diferente. Para termos uma ideia, de acordo com a pesquisa “Panorama sobre mensageria móvel no Brasil”, realizada no início deste ano, 98% dos brasileiros têm o aplicativo instalado em seus celulares. Além disso, 95% dos entrevistados afirmaram que acessam o app todos os dias.

Portanto, não é à toa que o mundo dos negócios viu nesse aplicativo um importante canal de divulgação, atendimento e vendas. O WhatsApp Marketing é uma ferramenta dinâmica e que adquire novos recursos com certa frequência, auxiliando empresas e possibilitando a elas trabalharem estratégias em cima das funcionalidades do aplicativo.

Por tudo isso, o WhatsApp Marketing chamou a atenção de gestores, donos de negócios e outros profissionais, que então começaram a se planejar e incluir a ferramenta no marketing digital da empresa. Trata-se de uma grande oportunidade que vem se espalhando pelo mercado em geral, especialmente o de e-commerce.

Isso porque o aplicativo pode ser usado em diferentes áreas de uma loja virtual, criando demandas relacionadas à atendimento, divulgação de produtos, entre outras. Além disso, conta com a vantagem de ser acessado com muito mais frequência do que o e-mail, por exemplo, dando mais agilidade e eficiência aos processos.

Como o WhatsApp Marketing pode ser usado em sua loja virtual?

São várias as possibilidades que o WhatsApp Marketing possibilita a um e-commerce. Por exemplo, você pode fazer vendas diretas pelo aplicativo e usar, para isso, o catálogo de produtos, expondo assim suas mercadorias de maneira fácil e rápida. Isso porque, com o WhatsApp Marketing, é possível disponibilizar o catálogo no resumo do perfil, facilitando tanto para você quanto para seu cliente.

Outro ponto interessante do WhatsApp é referente a mensagens automáticas que o lojista pode criar, agilizando assim os atendimentos e deixando mais clara a comunicação. É possível registrar mensagens de saudações, horários de atendimento, entre outras opções.

Mais uma possibilidade interessante para ser usada no aplicativo também diz respeito à comunicação. Criando uma conta no WhatsApp Business, você pode configurar várias informações da sua empresa, como o próprio catálogo de produtos que mencionamos; link para o site; horário de funcionamento da loja; endereço; e-mail etc.. 

Dessa forma, quem chegar ao WhatsApp da sua loja virtual já encontrará diversas informações que podem auxiliar muito na conversão de vendas. Afinal, seu e-commerce demonstrará que é organizado, que se preocupa com a experiência do cliente e que está disponível para tirar todas as suas dúvidas.

O que fazer para aproveitar ao máximo o WhatsApp Marketing?

Agora que já entendemos o conceito do WhatsApp Marketing para e-commerce e como ele pode ser usado em sua loja virtual, vamos ressaltar o que é preciso fazer para aproveitar ao máximo o aplicativo. Confira a seguir sete dicas valiosas relacionadas ao WhatsApp Marketing para aplicar em seu negócio!

1 – Elabore um planejamento estratégico para usar a ferramenta

Como praticamente tudo em nossas vidas, seja na pessoal ou na profissional, o planejamento é fundamental para alcançar objetivos. No uso do WhatsApp Marketing, não é diferente, sendo preciso que os lojistas elaborem ações e estratégias para explorar o melhor do aplicativo.

Portanto, antes de começar a usar essa ferramenta, pense no que pretende conseguir, o que fará para chegar lá e inicie sua trajetória com sabedoria e organização.

2 – Crie mensagens personalizadas para seu público

Sabe aquelas mensagens robotizadas, genéricas e cheias de formalidades desnecessárias? Pois é, evite-as sempre que possível no WhatsApp Marketing! Essa maneira de se comunicar é bastante ultrapassada e acaba afastando o consumidor da sua loja virtual.

Por isso, conheça e entenda o comportamento do seu público e crie mensagens personalizadas para se relacionar com ele. Com certeza, seus consumidores se sentirão muito mais à vontade com isso e terão bons motivos para comprar do seu e-commerce.

3 – Cuidado com o envio excessivo de propagandas

O fato de contar com o WhatsApp Marketing em seu negócio não quer dizer que você pode bombardear seus leads com propagandas e mensagens sem conteúdos relevantes. Infelizmente, muitos gestores e donos de e-commerces fazem isso, acreditando que estão “divulgando” seus produtos e serviços. Na verdade, o envio excessivo dessas mensagens afastam os consumidores da sua loja.

Assim, procure comunicar apenas o necessário com seus clientes, evidenciando conteúdos que de fato possam interessar a eles.

4 – Ofereça atendimento ao cliente, também, por WhatsApp

Oferecer atendimento ao cliente por meio do WhatsApp é importantíssimo para sua loja virtual. Isso porque trata-se de uma forma de relacionamento cada vez mais procurada pelos consumidores, devido à praticidade, agilidade e comodidade do serviço.

Portanto, se você ainda não oferece esse canal para atender o seu público, saiba que está perdendo pontos e dando espaço para a concorrência. Afinal, outras lojas virtuais certamente já dispõem desse serviço, agregando mais valor ao negócio. Não fique para trás e lembre-se desta dica!

5 – Utilize a ferramenta para interagir com quem já é cliente da sua loja

Outra boa ação que pode ser feita com o WhatsApp Marketing é usar a ferramenta para interagir com clientes antigos do seu e-commerce. Você pode reforçar a relação com esses consumidores enviando mensagens com novidades da sua loja, por exemplo.

Além disso, também é possível mostrar que eles são importantes para seu negócio, oferecendo cupons de desconto, brindes e outros mimos que farão com que eles voltem a comprar de você. Mas lembre-se: o excesso dessas mensagens pode ser perigoso e gerar um efeito contrário, incomodando seus clientes em vez de agradá-los. Cuidado!

6 – Venda diretamente pelo aplicativo

Essa modalidade do WhatsApp vem ganhando força nos últimos anos, e você pode fazer muito bom uso dela. Para isso, ofereça vendas consultivas e traga a experiência das compras físicas para o universo digital.

Esse canal de vendas chama a atenção justamente pela praticidade que o aplicativo proporciona aos usuários, e isso deve ser aproveitado pelos lojistas. Quanto mais locais você oferecer seus produtos e serviços, maiores são suas chances de vendas e aumento de lucro, certo?

7 – Faça bom uso do WhatsApp Marketing para o pós-venda e fidelização de clientes

Quem acha que a jornada do consumidor termina logo após a efetivação da compra, está enganado. Investir em um pós-venda de qualidade, próximo ao cliente, pode render bons frutos para os lojistas, e o WhatsApp Marketing é uma ótima ferramenta para isso.

Portanto, envie mensagens para seus consumidores após a compra e peça um feedback sobre o serviço prestado. Eles poderão sentir, com essa atitude do seu e-commerce, que estão sendo cuidados e que seu interesse não estava somente em vender o produto, mas sim na satisfação deles. Além disso, você terá em mãos informações valiosas para corrigir erros e aperfeiçoar processos.

E então, gostou do nosso conteúdo sobre o WhatsApp Marketing para e-commerce? É importante você saber também que uma boa plataforma para lojas virtuais é imprescindível para integrar diversas ferramentas de marketing digital, incluindo o WhatsApp. Você já conhece a plataforma de e-commerce da JN2?

Desenvolvida a partir da tecnologia Magento 2, nossa plataforma é completa, robusta e preparada para alavancar suas vendas. Além do WhatsApp, você pode integrar vários outros recursos de marketing digital, tão importantes e necessários para o sucesso de um e-commerce.

Fale agora mesmo com um de nossos especialistas e saiba como contar com uma poderosa ferramenta para turbinar suas vendas!

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