PLANEJAMENTO

1. Escolha o mercado e estude os concorrentes

Planejamento para Criar Loja virtual

O que você quer vender online? Por incrível que pareça, é comum encontrar pessoas que buscam um fornecedor para criar a loja virtual sem saber o que vão vender nela. Depois de definir o tipo de produto que você vai vender na sua loja online, é hora de estudar o mercado.

  • Descubra quais serão seus concorrentes, fornecedores ou parceiros
  • Analise os concorrentes para buscar formas de diferenciar sua marca
  • Faça pesquisas sobre público-alvo, tendências de consumo e dados demográficos
  • Faça o plano de negócio do seu empreendimento
PLATAFORMA

2. Escolha uma excelente plataforma de lojas virtuais

A escolha da plataforma de e-commerce é a decisão mais importante ao criar uma loja virtual. Você deve escolher uma plataforma que seja equilibrada nos seguintes aspectos:

  • Preço
  • Flexibilidade
  • Produto (facilidade de uso, estabilidade, segurança)
  • Serviços (atendimento/suporte de qualidade)
  • Variedade de integrações
  • Atualizações constantes
  • Suporte às diversas formas de pagamento
  • Opções de layouts customizados
  • Relatórios de desempenho

Tenha sempre em mente que a plataforma é a base de uma loja virtual. É através dela que sua loja irá funcionar e crescer. E nunca se esqueça que plataformas gratuitas não são capazes de acompanhar o crescimento de uma empresa, ok?

A plataforma da JN2 é autoridade no segmento de e-commerce e não cobra setup nem comissão. Fale agora mesmo com um de nossos experts e veja tudo o que nossa plataforma oferece.

Fale com um expert
E-book como escolher a plataforma de loja virtual mais adequada

Se preferir aprofundar mais no assunto baixe gratuitamente o Guia prático: como escolher a plataforma de loja virtual mais adequada.

PAGAMENTO

3. Estude sobre meios e formas de pagamento

Quanto mais opções de pagamento você oferecer para o cliente, mais facilidade ele terá em comprar. Concorda? Por isso a JN2 integra com os principais meios de pagamento, que oferecem diferentes formas como: boleto, cartão de crédito e débito com as principais bandeiras do mercado e transferência bancária.

  • Meio de pagamento para loja virtual Mercado Pago
  • Meio de pagamento para loja virtual Pagar.me
  • Meio de pagamento para loja virtual Paypal
  • Meio de pagamento para loja virtual Wirecard

Agora que você já entendeu sobre meios e formas de pagamentos, é necessário prestar bastante atenção na hora de escolher a opção de transação financeira mais adequada para o seu tipo de negócio. Existem três maneiras mais comuns:

ADQUIRENTES

São responsáveis pelo processamento das operações de cartão de crédito e débito. Criam um canal de comunicação rápido e seguro entre a loja e o banco para checar os dados do consumidor e validar a compra.

Vantagens

Baixo custo por transação e facilidade nos pagamentos.

Desvantagens

Não oferece serviço antifraude.

GATEWAYS DE PAGAMENTO

Oferece uma solução mais robusta de pagamento. Quando o cliente fornece os dados da compra na página de checkout o gateway coleta essas informações e repassa aos bancos ou adquirentes.

Vantagens

Confirmação de pagamento de forma imediata e checkout transparente.

Desvantagens

A complexidade da integração é muito maior.

SUBADQUIRENTES

São empresas facilitadoras que dispensam a filiação a um banco ou adquirente para receber pagamentos. É o método mais usado por pequenas empresas porque custam menos para serem implementadas.

Vantagens

Grande redução dos processos burocráticos e maior facilidade de implementação e integração.

Desvantagens

A cobrança por transação efetuada é maior, podendo chegar até 7% do valor de uma venda.

Converse agora mesmo com nosso time de experts e saiba qual método acima é ideal para o seu negócio. E caso queira realizar integração com outro meio de pagamento é só falar com um expert.

SEGURANÇA

4. Proporcione um ambiente de compra seguro

A segurança é outro fator essencial que vai contribuir para que os clientes comprem na sua loja. É necessário proporcionar um ambiente de compra seguro por meio de certificados digitais que protegem as informações, evitando possíveis fraudes e compartilhamento de informações indevidas.

Na JN2 o seu e-commerce pode ser integrado aos sistemas antifraude: Konduto e ClearSale.

Segurança para criar loja virtual
Pense na logística quando criar loja virtual
LOGÍSTICA

5. Tenha um processo de logística eficiente

Você sabia que o prazo de entrega e o valor do frete têm enorme influência na decisão de compra do consumidor, sendo um dos principais motivos de abandono de carrinhos online?

As formas mais comuns são os Correios e Transportadoras. É importante que você ofereça opções ao seu cliente, ou seja, deixe que ele escolha se prefere pagar mais caro para receber rapidamente a compra ou se prefere esperar um tempo maior e pagar mais barato no frete.

A entrega é uma etapa importante da compra e influencia muito na percepção geral da sua loja pelo consumidor. Organize seu estoque e planeje a distribuição para que os pedidos saiam o mais rápido possível após o processamento da compra.

E não esqueça de incluir na cadeia logística do seu negócio a logística reversa, ou seja, o caminho inverso do produto, da casa do cliente até sua loja para casos de troca ou devolução.

MARKETING

6. Crie uma verdadeira máquina de crescimento

Pronto, chegou a hora de criar estratégias agressivas de marketing e vendas para fazer com que os consumidores encontrem a sua loja.Veja só como você pode destacar sua marca:

Divulgação em redes sociais para loja virtual

Redes sociais

Facebook, Instagram, Youtube, Twitter e WhatsApp são excelentes formas de divulgação e engajamento.

Divulgação de loja virtual por meio de conteúdos relevantes - inbound marketing de conteúdo

Marketing de conteúdo

Construa um blog e crie conteúdo relevante para atrair potenciais clientes.

Divulgação em mídias pagas para loja virtual

Midia paga

Crie anúncios pagos no google e facebook para divulgar seus produtos e atrair potenciais clientes.


Outra opção é contratar agências de marketing digital para elaborar e executar estratégias de alto impacto para o seu negócio.

MARKETPLACE Crie sua loja virtual para vender nos principais Marketplaces do Brasil

7. Integre sua loja virtual ao Marketplace e acelere as vendas

O marketplace é um modelo de negócio de comércio eletrônico que funciona de maneira similar a um shopping oferecendo vários produtos de diferentes lojas, segmentos e marcas. Americanas, Mercado Livre, Submarino, Magazine Luiza são alguns exemplos de marketplaces muito conhecidos no Brasil.

Integrar sua loja virtual a marketplaces é uma boa estratégia porque oferece oportunidades de quem é pequeno começar a competir como gente grande.

Principais vantagens de estar no marketplace:

  • Visibilidade para sua loja.
  • Redução de investimento em marketing.
  • Aumento nas vendas.
  • Fidelização de clientes.

Na JN2 e-commerce experts estamos integrados com diversos marketplaces através do parceiro Plugg.To. Os custos envolvem o setup e uma mensalidade, que varia de acordo com o faturamento nos marketplaces, além do comissionamento para o marketplace.

Nossa parceria garante aos clientes da JN2 50% de desconto no setup da integração.

Além disso com o Plugg.to você tem atendimento rápido por chat ou telefone, treinamentos individuais, ajuda na aprovação dos produtos e um gerente de sucesso para te ajudar a vender mais. Converse agora mesmo com um expert e conheça todos os benefícios que o Plugg.to pode trazer para o seu negócio.

GESTÃO

8. Invista na gestão do seu e-commerce

Para fazer todos os passos anteriores acontecerem com sucesso é indicado que você tenha um gestor de e-commerce. Esta pessoa será responsável por gerenciar todo o processo de vendas, desde monitorar os concorrentes, supervisionar os fornecedores, auxiliar nas estratégias de marketing e vendas e claro, cuidar da loja virtual dentro da plataforma.

Indicamos fortemente que este gestor não seja terceirizado porque é extremamente importante que ele entenda tudo sobre o negócio. Assim é possível acompanhar todos os indicadores de sucesso bem de perto e facilitar os processos de tomadas de decisão.

Ter um gestor de e-commerce e uma plataforma de e-commerce de qualidade fazem a diferença entre o fracasso e o sucesso do seu negócio.

5 razões para você começar seu e-commerce com a JN2:

  • 1
    Não cobramos comissões sobre suas vendas. Tudo o que você vender fica com você.
  • 2
    Infraestrutura robusta para garantir segurança às suas transações e aos seus dados.
  • 3
    Plataforma flexível com integrações com os principais players do mercado.
  • 4
    Disponibilização rápida e sem complicações para você começar a criar sua loja ainda hoje.
  • 5
    Plataforma que cresce com o seu negócio. Atualizações contínuas para garantir o que há de mais moderno.

JN2 e-commerce expert em números

+ de 500
funcionalidades

+ de 50
aplicativos
opcionais

+ de 20 mil
horas de
desenvolvimento a
partir do Magento

Integração
com os maiores
Marketplaces do
Brasil

Centenas
de clientes em
todo o Brasil

Adriana Taissun, cliente da plataforma de lojas virtuais JN2
Depoimento de clientes satisfeitos que criaram loja virtual

“A JN2 superou todas as minhas expectativas. O escopo do projeto foi 100% cumprido com muita rapidez. O time é super atencioso, e além disso, a loja ficou linda!"

Adriana Taissun
Agência Coruja
Cleuber Oliveira da Big Cérebro, cliente da plataforma de lojas virtuais JN2
Depoimento de clientes satisfeitos que criaram loja virtual

“Depois da dura decisão de migrar de plataforma, escolhemos a JN2 Magento. Toda migração de plataforma é penosa e conosco não foi diferente mas, com o apoio incondicional do time, superamos as dificuldades e estamos colhendo os frutos."

Cleuber Oliveira
Big Cérebro Brinquedos