A importância do design e da comunicação visual para lojas virtuais

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Comunicação visual para lojas virtuais

Um bom empreendedor é aquele que já percebeu a importância da identidade visual imensas possibilidades que o mercado digital apresenta, e tem procurado formas de fazer parte desse momento histórico do consumo e do uso da internet.

Nesse sentido, é importante lembrar que a dinâmica de mercado de uma loja virtual tem uma série de especificidades e características particulares. Por isso, é extremamente importante entender quais são as questões e demandas desse negócio para se adequar e conquistar os clientes. Aqui, a comunicação visual para lojas virtuais aparece como uma ferramenta essencial, que contribui para o alcance do sucesso.

Nesse artigo, vamos discutir a importância do design e os impactos da comunicação visual para lojas virtuais. São muitos aspectos e que podem fazer toda a diferença nas vendas. Acompanhe!

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Fortalecimento da identidade visual

A identidade visual é o conjunto de elementos visuais formado pelo logotipo, pela paleta cromática, fontes (tipos determinados de letras), ilustrações, estampas e grafismos, que compõem a essência de uma empresa. Esses elementos devem ser criados por um profissional especializado, que vai encontrar os melhores caminhos para traduzir os valores e diferenciais de uma empresa.

Isso significa que a identidade visual é uma representação única e exclusiva daquela marca e deve estar presente em todas as suas ferramentas de comunicação com o público. No caso de uma loja virtual, a principal ferramenta é justamente o site, que deve trabalhar para consolidar essa identidade.

Por meio desse fortalecimento, que vai ser percebido em todos os detalhes, a marca consegue se apresentar para o seu público, criando identificação, reconhecimento e fidelização.

Diálogo com o público

Uma boa estratégia de design e comunicação virtual é aquela que consegue perceber as necessidades e expectativas do público alvo da marca e traduzi-las em peças que dialogam diretamente com os clientes.

Isso significa que uma loja virtual deve ser completamente planejada e estruturada de forma a encantar seus clientes (e potenciais clientes) a partir de ferramentas que tenham a ver com o perfil de cada grupo, apelando para a importância do design neste aspecto.

Um marketplace de roupas infantis, por exemplo, deve usar e abusar de imagens de crianças, como forma de encantar e emocionar o público, composto essencialmente por pessoas que convivem de perto com crianças.

E o melhor caminho para definir e executar essas estratégias, claro, passa pelo trabalho de um bom designer, que pode elaborar um layout adequado e assertivo.

Diferenciação

Em um mercado super competitivo, se diferenciar virou a palavra de ordem. Cabe aos empreendedores encontrar novas formas para construir e agregar valor aos seus clientes, em um contexto único e personalizado.

Vale lembrar que os consumidores têm se tornado cada vez mais exigentes e andam em busca de empresas com quem possam dialogar e com quem percebam afinidade de valores.

A comunicação visual para lojas virtuais é, portanto, uma forma bem eficaz de transmitir esses diferenciais de forma direta e inequívoca, o que corrobora, mais uma vez, a importância do design. Um bom layout é uma verdadeira narrativa, que apresenta aos clientes os diferenciais e pontos altos de uma marca, convidando-os a se relacionarem com ela.

Usabilidade

Um dos pontos mais importantes para qualquer site e sobretudo para lojas virtuais diz respeito justamente à sua usabilidade, ou seja, à facilidade que os usuários têm para navegar entre as seções, encontrar o que precisam e concluir uma compra.

Pode ter certeza: ao se deparar com um site confuso, de navegação pouco intuitiva e com um sistema de buscas complexo e ineficiente, o cliente abandonará a página e, assim, as chances de conversão de vendas serão baixíssimas.

As pessoas dispõem de pouquíssimo tempo livre hoje em dia e, exatamente por isso, estão em busca de soluções para as suas questões. Nesse contexto, qualquer complicação pode ser um obstáculo. Daí, a importância do design em uma usabilidade mais eficiente.

O design de uma loja virtual abrange todas esses pontos e aspectos. O profissional vai trabalhar a arquitetura da plataforma, pensando na melhor forma de organizar as informações, tornando a navegação intuitiva e muito simples. É importante pensar na melhor hierarquia de informação, trabalhando com elementos visuais como cores e diferentes fontes para orientar a visita do cliente e levá-lo a concluir as suas compras.

Por fim, outra grande responsabilidade do designer é garantir que o site carregue com boa velocidade em todas as plataformas, evitando a perda de potenciais clientes já nos primeiros segundos de experiência – e acredite, isso acontece bastante.

Credibilidade

Para entender a importância do design de um bom layout para a construção da credibilidade de uma marca, pense em sua própria experiência como usuário. Ao acessar um site bonito, bem organizado e funcional, a sua impressão sobre a empresa é positiva, e você sente segurança em fazer compras ali, não é mesmo?

E quando a experiência é negativa, é inevitável não questionar a idoneidade da empresa e se sentir inseguro em relação a qualquer procedimento ali. Isso acontece porque os elementos visuais têm grande poder de conexão com o cliente e conseguem transmitir uma mensagem coerente e importante sobre a marca.

Investir em uma identidade visual única e em um design inovador e funcional para o seu marketplace é oferecer uma mensagem de profissionalismo e valorização do cliente. Portanto, a importância do design também está relacionada à sua própria credibilidade.

Vendas

Todos os fatores anteriores mostram que um bom design, mesmo que de forma indireta, tem impacto significativo em suas vendas. Contudo, é importante ter em mente que esse aspecto também pode ter uma influência direta na decisão de compra do consumidor.

Organizar o processo de compra do cliente por meio de um layout didático é decisivo para que ele complete a compra. O cliente precisa ter acesso fácil às informações de pagamento, de frete, de cadastro e de seu carrinho, e um bom designer é essencial para a construção dessas páginas.

Aqui, uma dica importante: teste sempre a sua loja virtual antes de colocá-la no ar. Muitas vezes, mudanças sutis podem transformar completamente a experiência do usuário e só os testes serão capazes de mostrar isso.

Esses são alguns dos fatores mais importantes relacionados à importância do design para uma loja virtual. Por isso, é importante trabalhar com profissionais qualificados e experientes, que vão encontrar as melhores soluções e alternativas para tornar o seu e-commerce uma proposta única e diferenciada.

Lembre-se que encantar o cliente é muito importante para conquistar um bom número de vendas e esse processo acontece nos detalhes e na facilidade de uso. Por isso, crie um logotipo único, invista em um design elegante, que traduza os valores da sua marca e que torne a experiência do seu usuário mais simples e prazerosa. Depois, é só aproveitar os bons resultados.

Este conteúdo é um guest post oferecido pelo nosso parceiro We Do Logos.

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