9 dicas de ouro para tirar fotos para loja virtual

atualizado em

Fotos para loja virtual

Já falamos por aqui que as pessoas tendem a fechar um site caso as imagens não carreguem adequadamente. Um bom design faz toda diferença, e isso inclui ter boas fotos para sua loja virtual. As fotografias ajudam a deixar sua loja mais atrativa, garantindo um bom resultado em vendas. Você deve imaginar que estamos falando de fotos de alta qualidade e ao mesmo tempo se perguntando como você pode fazer isso, correto?

É possível contratar um profissional ou realizar esse trabalho dentro da própria empresa, por meio do setor de marketing ou comunicação. Para qualquer uma dessas opções, você precisa de algumas informações para garantir que essas fotografias gerem um bom retorno para seu negócio. Pensando nisso, preparamos 9 dicas de ouro para fazer fotos para loja virtual. Confira!

1. Tire pelo menos uma foto em fundo infinito

O fundo infinito é uma técnica usada na fotografia para atrair a atenção do observador para o objeto principal, evitando distrações e ressaltando o produto ou pessoa fotografada. As cores desses fundos transitam entre o branco e o preto e eles podem ser confeccionados de forma simples.

Para loja virtual, a cor mais utilizada de fundo infinito é o branco. Você pode reproduzi-lo com cartolina branca – para objetos pequenos – tecidos ou outro tipo de material. O importante aqui é que o fundo forme uma curva e passe a impressão de profundidade.

2. Fotografe os detalhes e diferenciais do objeto

Os detalhes dos produtos são muito importantes, pois eles mostram ao cliente as especificações, diferenciais e valores do que está sendo vendido. Caso o produto tenha um design especial ou seja feito de um material diferenciado, por exemplo, é importante deixar isso bem explícito nas fotografias.

3. Utilize boas fontes de luz

Fotografia é luz, portanto, é essencial se preocupar com a iluminação na hora de fotografar produtos para seu e-commerce. O mais comum em estúdios, são duas fontes de luz, posicionadas lateralmente e com inclinação para o objeto fotografado.

O softbox é bastante usado, ele pode ser feito ou comprado, de acordo com sua necessidade. Rebatedores, luzes de LED e a própria luz natural podem te auxiliar bastante na hora de fotografar produtos para lojas virtuais. Evite usar o flash direto da câmera, pois ele produz sombras muito duras, o que acaba prejudicando a visibilidade do produto.

4. Fique atento às sombras

As sombras, quando usadas de forma correta, garantem a qualidade de suas fotos. Entretanto, se utilizadas de maneira indevida podem prejudicar os objetos fotografados. O que chamamos de sombra dura, nada mais é que uma forte sombra que acaba apagando alguma informação visual da imagem. Existem técnicas de aplicação de sombras para e-commerce e elas favorecem bastante o produto. O Ideal é deixar a luz uniforme e o mais natural possível, mesmo que você tenha usado fontes artificiais.

5. Explore os ângulos

De cima, de lado, de baixo, inclinado, angulado, de frente e de costas. Explore todos os ângulos possíveis do seu produto! Uma grande vantagem das fotos para loja virtual é que você pode mostrar o objeto de diversos pontos de vista. A variedade de ângulos pode evitar possíveis trocas ou até mesmo fazer com que alguém compre o produto. Aproveite esse recurso!

6. Não esqueça o tripé e o timer

Muitas vezes, o tripé é subestimado, mas você deve utilizá-lo sempre que possível, já que ele garante estabilidade à câmera e evita fotos tremidas. Além disso, ele te ajuda a ter um certo padrão de imagem, pois a câmera ficará posicionada no mesmo lugar durante a sessão. Quando usado junto ao timer ou controle remoto de disparo, pode te ajudar a garantir resultados ainda melhores nas fotos para sua loja virtual.

7. Aposte em boas composições

Agora que você já tem as fotos em fundo infinito, em diversos ângulos e dos detalhes do seu produto, que tal inseri-lo em locais onde ele possa ser utilizado no dia a dia? Por exemplo, se você estiver vendendo uma estante de livros, pode fotografá-la em um ambiente com alguns objetos de decoração e até colocar alguns livros e outros objetos, para mostrar ao cliente as possibilidades de uso.

Ou se você está vendendo canecas decoradas e personalizadas, pode compor um cenário onde tenha café na caneca e um livro ao lado. Para mesas, vale o mesmo: faça uma decoração legal sobre ela e exponha ao cliente o quão versátil e interessante o seu produto pode ser. Entretanto, essas fotos são boas para ilustrar o uso e não substituem as fotos do produto no fundo branco, que devem ser as de mais destaque.

8. Tenha um modelo

Fotos de pessoas usando os produtos geram mais identificação. Você não precisa necessariamente mostrar o corpo do modelo inteiro, mas é interessante mostrar seu produto sendo utilizado por pessoas. Se for um anel, por exemplo, mostrar as mãos é o suficiente, bem como se for um acessório de cabelo, uma foto com o modelo de costas é o bastante para ilustrar. Sempre que for possível, aposte na humanização das suas fotos para loja virtual, principalmente em nichos como moda e acessórios.

9. Faça um bom tratamento de imagem

Depois de capturar suas fotos para loja virtual, é imprescindível fazer um bom tratamento de imagem. A câmera não consegue captar a imagem como vemos ou queremos que elas fiquem. Por isso, os programas de edição de imagens, como Adobe Photoshop e Adobe Photoshop Lightroom, são muito utilizados para finalização de fotografias.

Também existem profissionais especializados em tratamento de imagem , além de empresas especializadas em tratamento de imagem para e-commerce. O importante é que ele fique o mais atrativo possível para seu cliente. Boas fotografias e um bom design são essenciais para uma loja virtual de sucesso, além de uma boa plataforma, que facilite o processo de compra.

Se você ainda não tem um e-commerce , mas deseja ter, clique aqui e saiba como montar sua loja virtual em 7 passos. Até a próxima!

Você também pode se interessar