otimizas páginas em lojas virtuais

A utilização de mecanismos de busca é, atualmente, um dos principais meios de divulgação de conteúdo na internet, e melhor, gratuitamente. Portanto, saber como otimizar as páginas da loja virtual se torna um diferencial em termos de produção de conteúdo para a web.

A otimização das páginas de uma loja virtual é essencial para o aumento das taxas de conversão do e-commerce, o que potencializa a lucratividade do seu negócio. Isso porque um site otimizado tem mais fluxo de visitas, maior taxa de cliques e, consequentemente, mais vendas. A ferramenta para melhorar o posicionamento de sua lonja online é conhecida como SEO, otimização de sites para mecanismo de buscas.

A prática de SEO consiste em uma série de técnicas aplicadas aos sites, tanto na parte do código quanto na parte visualizada por seus clientes, que envolve o desenvolvimento de conteúdo relevante e de qualidade. Se sua loja virtual foi desenvolvida na plataforma JN, ela é totalmente preparada para essas otimizações e tem muitos recursos nativos de sua estrutura que, se bem configurados e utilizados, farão de sua loja uma potência nos buscadores.

1. URLs amigáveis 

Você sabia que os buscadores têm critérios específicos para definir a ordem em que os sites aparecem quando uma busca é realizada? Eles trabalham com algoritmos, que são basicamente programas que identificam o conteúdo dos sites através de um escaneamento de todas as páginas. A partir disso, os buscadores comparam a busca realizada com os sites e direciona para o usuário o que ele procurou.

Uma das formas mais inteligentes de conseguir essa boa reputação nos buscadores é através das URLs amigáveis. As URLs convencionais são compostas por números e caracteres que não são facilmente identificadas pelos algorítimos. Contudo, por meio das URLs amigáveis, os links passam a ser compostos pelas palavras-chave das páginas. Dessa forma, além de ser mais agradável visualmente para o usuário, é uma maneira de ser bem indexado nos buscadores.

A plataforma JN2 oferece a opção de total customização das URLs por padrão. Sendo assim, é possível transformar URLs convencionais em amigáveis sem que, para isso, precise de ajustes complicados e que envolvam programação.

2. Capriche no conteúdo

Os buscadores priorizam os sites com mais credibilidade e essa regra se aplica, não somente aos textos, mas a todos os elementos da página. No caso das lojas virtuais os nomes dos produtos, os títulos das páginas, as descrições, as imagens e as categorias, por exemplo, são considerados conteúdo. Portanto, tenha em mente que todos esses itens precisam de total atenção dentro de sua loja virtual. Sendo assim, use imagens e descrições autorais, evite fotos disponibilizadas pelos fornecedores e suas descrições.

Outra vantagem da Plataforma JN2, é que ela permite o gerenciamento de suas próprias tags, com base em termos de busca mais comuns para o tipo de produto vendido em seu e-commerce. Além disso, é possível adicionar tags sugeridas pelos clientes de sua loja. Por isso, empenhe-se nesses esses itens e colha os frutos através de um bom ranqueamento no Google e até mesmo nos demais buscadores.

3. Atenção à performance 

A plataforma JN2 permite que você configure alguns itens das páginas para otimizar a velocidade de abertura das páginas de sua loja virtual. A habilitação de cache, por exemplo, é uma alternativa para essa finalidade. Porém, lembre-se que a performance não está relacionada somente à plataforma. Por isso, para ter uma boa performance é preciso também que a hospedagem do seu e-commerce seja qualificada para este tipo de plataforma. Leve em consideração que se o usuário tiver uma experiência positiva ao navegar em sua loja ele voltará, indicará seu e-commerce à sua rede de contatos e se tornará um cliente recorrente.

Portanto, ofereça essa experiência positiva através de páginas que não demorem a abrir, imagens que carreguem rapidamente, além de um processo de compra ágil, sem que a sua loja fique travando. Vale enfatizar também que as lojas virtuais com boas performance são consideradas páginas mais relevantes pelos buscadores. Isso porque os algoritmos de ranqueamento levam em conta esse critério, também para  definir a relevância de sua loja on-line.

Ações simples como otimizar as páginas da loja virtual podem potencializar e muito suas vendas. Se você ainda tem dúvidas sobre a otimização das páginas na sua loja, deixe nos comentários para que possamos ajudá-lo. Continue acompanhando o nosso blog, pois temos muitas dicas para que sua loja virtual seja sempre um sucesso.

JN2

Tenha tudo na melhor plataforma de e-commerce do mundo.