Taxa de Conversão de Vendas | Aumente ela AGORA com essas 07 dicas

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Gosto de falar de uma estatística que é bem interessante para você que deseja aumentar a taxa de conversão de vendas no comércio eletrônico brasileiro: a previsão de crescimento é de 8x no volume de vendas online entre 2015 e 2024.

Se pensarmos então nas oportunidades de negócio que esse mercado pode gerar, a conversa fica mais interessante ainda. Mas para surfar nessa onda de crescimento, os lojistas precisam ficar atentos em alguns detalhes.

Existe uma série de fatores que atrapalham o crescimento das lojas virtuais, entre eles a falta de um bom relacionamento com os clientes, checkouts longos, falta de segurança, loja fechada (fora do ar!) entre tantos outros motivos.

Mas para você que deseja ter um e-commerce vendendo muito, selecionamos essas 07 dicas que realmente funciona para você aumentar a taxa de conversão de vendas da sua loja virtual!

1# Tenha um CRM

Toda loja virtual que se preza tem uma ferramenta de CRM: Customer Relationship Management, ou, em português, Gestão de Relacionamento com o Cliente. Essa ferramenta registra todo o histórico de interação do usuário com a empresa, para que você possa transformar isso em relacionamentos melhores com os seus clientes.

Já reparou quando você liga para alguma empresa e o atendente diz que “está procurando o seu cadastro no sistema”? Bem, ele está procurando suas informações no CRM. Quanto melhor essa ferramenta, mais dados são reunidos sobre o seu cliente, podendo otimizar as campanhas de marketing da sua loja virtual. Imagine ofertar ao seu cliente os produtos mais adequados para ele, com base nas interações e no histórico de compra?

Por esse motivo, se você deseja aumentar o faturamento da sua loja, investir em um CRM é indispensável, por apresentar algumas funcionalidades:

  • Segmentar os interesses de cada cliente;
  • Melhorar o relacionamento do call-center;
  • Possibilidade de criar programas de fidelidade;
  • Automatizar o envio de e-mails marketing;
  • Centralizar as informações da agenda, atendimento e financeiro;

Para exemplificar uma boa utilização através dos dados coletados pelo CRM da Dito é a campanha que a Cativa Store realizou entre as consumidoras que compram em tamanhos plus size e as que compram com tamanhos mais padronizados.

cativa store

A marca segmentou o público para enviar diferentes tipos de produtos de acordo com os interesses dentro do site. Resultando em um aumento da taxa de conversão de vendas por estar ofertando produtos de interesse para cada pessoa.

2# Será que essa loja é segura?

Se você ainda não possui uma loja virtual saiba que este ponto é um divisor de águas para os visitantes. Embora que um e-commerce tenha uma boa navegabilidade, preço em ótimas condições e entregas super rápidas para os consumidores, o e-commerce, também, pode tornar uma dor de cabeça terrível se alguma informação pessoal é acessada com intuitos malévolos.

Por esse motivo as pessoas que compram em lojas virtuais valorizam sites que investem em segurança.

Então, dedique em ter certificados SSL, criptografia de dados e políticas de privacidade, para deixar o seu cliente tranquilo durante a compra da sua loja. É muito barato, vale a pena.

Saiba_como_manter_seu_site_seguro

Mas “não basta ser honesto, tem que parecer honesto”, já dizia Júlio César há mais de dois milênios. Portanto, conte para os seus clientes sobre as suas boas práticas. Invista na tranquilidade do seu usuário, que será investido na sua tranquilidade também.

No final desta página é possível ver o certificado que a JN2 possui em seu rodapé. Este certificado prova que o site que você está acessando é verdadeiro.

Pense nisto! Transforme sua loja virtual em uma fortaleza para poder guardar com segurança os dados dos clientes.

3# Corrija as suas landing pages

Landing pages são as páginas de aterrissagem (tradução literal). Elas são as portas de entrada do cliente na sua loja virtual. As Landing pages precisam ter um objetivo claro, uma conversão definida: o que eu quero que o meu cliente faça agora? É para onde essa página deve “direcionar” o fluxo de navegação.

Como estamos falando de lojas virtuais, a conversão mais importante é a venda, e todo o fluxo deve ser direcionado para a página do produto, que por sua vez deve direcionar para o carrinho, que deve direcionar para a finalização do pedido.

Esse é fluxo ideal, mas será que é isso que o seu cliente está vendo na sua loja virtual? Se não for, tem alguma coisa errada!

Direto ao ponto

Não é necessário ter um detalhamento completo de seu produto, com um manual de utilização e todos os benefícios que irão causar para o usuário. Seja o mais objetivo possível pois seu o foco, repetindo, é aumentar a taxa de conversão. Foque nas principais informações e os diferenciais. Tente capturar a atenção de seu cliente rapidamente.

Explore um Layout Limpo

Não saia criando uma landing page cheia de imagens coloridas e muitos desenhos ao redor das informações, faça algo simples para o usuário ter uma boa experiencia no momento que está visualizando a página do seu produto campeão.

Faça testes

Não fique com preguiça em criar diferentes versões das suas landing pages para conhecer os melhores resultados para conversão de vendas. Coloque imagens com fundos diferentes, pessoas utilizando os produtos, mude o texto, insira depoimentos (Verdadeiros em!), mude a cor da fonte e por ai vai… veja qual a versão mais atrativa através do comportamento do deu público.

4# Tenha um e-mail marketing like a boss!

Uma das melhores estratégias para manter um relacionamento duradouro com o seu cliente é pelo e-mail marketing. Se você é um dos precursores da internet, não se surpreenda, É ISSO MESMO, o e-mail marketing continua fazendo milagres.

Mas não é por menos, pense na perspectiva do seu consumidor: como é prático receber conteúdo do meu interesse direto na minha caixa de entrada do e-mail. Que comodidade! E da parte da loja virtual, ter o endereço de e-mail de uma pessoa interessada no seu negócio tem muito valor.

Agora, uma vez que você consegue esse e-mail, trabalhe ele muito bem, com carinho e cuidado para não perder a oportunidade. O ideal seria conversar com toda a sua base, de forma pessoal e personalizada, mas isso é humanamente impossível.

Hoje já existem ferramentas que ajudam e muito nesse processo, automatizando todo o processo de e-mail marketing, fazendo o seu trabalho mais fácil e o seu cliente mais satisfeito aumentando a taxa de conversão de vendas da sua loja. Quem saiu perdendo nessa história? Ninguém.

DICA QUENTE: se você ainda não conhece, pesquise depois sobre o tema “automação de e-mail marketing”. Não será tempo perdido, eu garanto.

5# Compartilhamento em redes sociais

As redes sociais estão aí para te ajudar, por isso tenha elas como parceiras, vendedores à sua disposição, e não como mais um problema para resolver.

Grande parte dos seus clientes visitam a sua fan page apenas para “ter certeza” de que a sua loja existe mesmo, de que seus consumidores estão satisfeitos, e mesmo para receber as novidades do mercado aonde você atua. Afinal, você que está no dia-a-dia da operação, conhece muito sobre os produtos e tem coisas interessantes a dizer sobre a área, não é mesmo?

Portanto, quando criar um conteúdo para a sua loja virtual, deixe os seus seguidores das redes sociais saberem disso, poste, afinal eles também querem participar, caso contrário não estariam te seguindo.

A partir daí eles podem iniciar no fluxo de venda da sua loja virtual. E, como hoje existem ferramentas que automatizam esses processos de postagem nas redes sociais, você não precisa perder mais tempo entrando toda hora que surgir uma novidade.

DICA: apesar do facebook ter 90% do share das redes sociais no Brasil, ele não é a única opção, escolha a rede de maior uso pelo seu público-alvo e acelere.

6# Checkout transparente

O seu cliente não te pergunta se a sua loja possui checkout transparente, mas quando a sua plataforma não possui esta ferramenta, ai ai… você acaba perdendo muitas vendas neste momento. Isso se torna uma barreira para as vendas.

Mas você deve estar se perguntando, o que é checkout transparente? É uma ferramenta em que o pagamento é realizado, exclusivamente, em seu site, sem precisar de ser redirecionado a páginas de terceiros.

Mas outra dúvida é: será que os clientes tem razão em desistir da compra por causa disso? Vamos acompanhar com eles, sair da página do checkout para ir para outra página (+1 barreira); preencher dados do cadastro pela segunda vez (+1 barreira), se já tiver o cadastro mas não lembrar a senha, terá que solicitar uma nova senha (+1 barreira) para finalizar a compra.

checkout-transparente

E ai?

Você concorda que não é prático e existem grandes dificuldades para o cliente? Ele tem poucos motivos para gostar disso. Portanto, fique ciente de que, se a sua loja não possui checkout trasparente, vários dos seus potenciais consumidores estão ficando nessas barreiras, e as vendas ohh…..

7# Métricas

De nada adianta todas as dicas anteriores para aumentar a taxa de conversão de vendas se você não investir em métricas para o seu e-commerce. Estabelecer indicadores que revelam o real desempenho da sua loja virtual é a única maneira de saber se você está no caminho correto ou não.

Taxa de conversão, origem de tráfego, bounce rate e tantas outras informações que você necessita para otimizar a conversão da sua loja estão disponíveis e gratuitamente, basta aprender e aplicar. Não é fácil definir os indicadores corretos e definir a rotina de análise, contudo esse é um trabalho de grande importância, do contrário você estará fazendo vôo cego, e isso não tem como dar certo.

Vender muito, é pra isso que a gente está aqui.

 

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