Técnicas de persuasão obrigatórias em seu e-commerce

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A prova social, mais conhecida como Social Proof, no meio digital, é uma das melhores técnicas de persuasão para gerar credibilidade em seu e-commerce.

Essa estratégia funciona muito bem, pois as pessoas não conseguem agir por elas mesmas, sendo que são influenciadas por ações de outras pessoas para tomarem determinadas atitudes.

Veja como neste rápido vídeo da empresa Ignição Digital resume um exemplo de prova social em dois restaurantes:

A partir do entendimento sobre o que é prova social, separamos algumas técnicas de persuasão, que realmente funcionam, para você utilizar em seu e-commerce e transmitir confiança e aumentar o seu faturamento no final do mês.

Depoimento dos Clientes

Investir em depoimentos é um dos primeiros passos de prova social que pode ser realizado em sua loja, pela facilidade de implementar em qualquer página. Esses relatos geram confiança, por se tratar de informações verdadeiras dos clientes que realmente usufruíram os seus serviços ou produtos.

Você pode publicar os depoimentos dos clientes de várias formas, pode ser em áudio, vídeo e escrito.

Um bom exemplo para ilustrar melhor essa técnica de persuasão, foi o que a PMG Lingerie fez em sua página “Sobre”, onde foi inserido estes dois depoimentos:

depoimento pmg

O primeiro depoimento transmite a qualidade do produto que é ofertado pela loja. São peças bem feitas e de ótima aparência, ideal para o público que deseja obter as lingerie para uso próprio.

O outro depoimento é destinado para as revendedoras, por apresentar um serviço rápido e ter sempre novidades disponíveis semanalmente.

Outra dica que vale a pena, são os comentários do Google para quem possui um ponto físico. Cadastre sua empresa no Google para as pessoas comentarem sobre seu negócio, mas tome bastante cuidado, que as pessoas não perdoam quando há falhas.

Só de curiosidade, procure pelos comentários destas lojas virtuais mais famosas e veja como o público é “caloroso”.

Maturidade do seu Negócio

As pessoas não gostam de serem consideradas como “ratos de laboratório” das empresas. Imagine um vendedor ofertando um novo carro de uma marca desconhecida, sendo que você nunca viu o automóvel na rua, certamente você desconfiaria e buscaria opiniões de terceiros sobre o produto ofertado.

Isso é um aspecto natural no comportamento das pessoas, elas desejam saber do histórico sobre as empresas e os artigos que elas estão comprando.

Então, explore este ponto em sua loja virtual, se você tem mais de 05 anos no mercado, mesmo sendo no varejo físico, deixe isto estampado para os visitantes verem a sua experiencia. E, principalmente, exiba o número de clientes que já compraram em sua loja, certamente as pessoas vão ter um olhar de respeito vendo esta quantidade de pessoas atendidas.

mcdonald prova social

Entre as mídias de divulgação

Os e-commerces que são ativos nas redes sociais tendem a conquistar uma boa reputação das pessoas com mais rapidez. Elas permitem uma interação entre os clientes, os visitantes com potencial de compra e os curiosos que querem entender melhor sobre o seu negócio.

As redes sociais se popularizaram nos últimos anos e diversas empresas estão aproveitando este canal pelo motivo de ter uma grande concentração de pessoas reunidas em um só local. Mas antes de sair publicando fotos, depoimentos e promoções do seu e-commerce, esteja ciente de algumas questões básicas:

  • Conheça o público alvo de cada rede social. Talvez você esteja perdendo tempo com o Facebook sendo que seu público está concentrado no Instagram ou no Linkedin.
  • Veja qual a melhor linguagem a ser adotada. Muito informal? Textos longos? Imagens mais despojadas? Infelizmente não tenho uma fórmula  mágica para você adotar, pois todas essas variáveis dependem do nicho que você quer atingir. Então, realize alguns testes e veja como está em cada post a quantidade de curtidas, aberturas, comentários e compartilhamento.
  • Explore as ferramentas de automação das redes sociais. São uteis e economiza seu tempo através de postagens programadas. Existe uma ferramenta gratuita deste segmento que chama Hootsuite. Faça um teste com seu próprio perfil, você vai achar interessante o poder desta ferramenta!
  • Mantenha os links em sua loja. Deixe visível os links das suas páginas no seu e-commerce através de ícones e se esforce para atualizar constantemente as postagens de cada rede social.

Lembre-se, faça o possível para engajar seus seguidores, busque obter feedback sobre o seus produtos e poste impressões positivas da sua marca.

Celebridades e Especialistas

Certamente uma das estratégias mais antigas sobre Social Proof no mundo é explorar a imagem da sua empresa com apoio de especialistas e celebridades.

Um exemplo de uma marca onde diversas celebridades são fotografadas consumindo seus produtos, são os cafés do Starbucks.

prova social celebridades

Não que a empresa precise de mais publicidade, mas pelo fato de diversos atores serem vistos varias vezes com um copo em suas mãos ajuda a persuadir o público.

Essa estratégia é eficaz, pois todo mundo quer ser famoso (ou parecer famoso), então as pessoas que veem essas celebridades utilizado os produtos e serviços de sua empresa, elas também querem fazer parte deste mesmo “grupo”.

E quem nunca viu a Fátima Bernardes com um italiano especialista em massa avaliando a lasanha da Seara?

Prova social especialistas

Isso gera o gatilho da autoridade na marca, pois as pessoas estão treinadas a confiarem e concordarem com os experts. “Se o especialista está falando, quem sou eu para descordar.”

Mas nos dias atuais, não é preciso investir uma fortuna para ter sua marca divulgada para o público com ajuda de um ator famoso ou um expert da atualidade. Existem diversos “influenciadores” no YouTube, Instagram e até mesmo no próprio Facebook, que possuem milhares de seguidores qualificados e sempre buscam promover produtos regularmente.

A grande sacada em utilizar estes influenciadores é a praticidade em divulgar sua marca. Imagine o potencial de um único post no Instagram pode atingir um público alvo em massa, sendo que o seu único trabalho é enviar o produto para eles e o modo de como publicar na rede social.

Selos e certificações

Explorar estes elementos visuais são fundamentais para garantir a qualidade de seu e-commerce. Ao verificar que sua loja possui um certificado comprovado, seu visitante sente confiante para continuar sua navegação e efetuar a compra.

De acordo com os estudos, os selos e certificados aumentam a taxa de conversão em até 30%, porém eles devem ser íntegros e as empresas emissoras devem ter credibilidade.

Para os e-commerces que desejam ser avaliados em qualidade, a JN2 recomenda o Selo E-bit. Este selo possui o objetivo de promover as lojas conveniadas com uma medalha de diamante, ouro, prata ou bronze, que possibilita ao sistema classificar as melhores lojas da internet.

Veja como o e-commerce de suplementos Músculos na Web explorou as certificações em seu rodapé.

Tecnica de persuasão - Selos

A loja possui selos de segurança (Comodo Secure e Site Blindado), de qualidade (E-Bit Ouro e trustedcompany.com), empresa sustentável (Site Sustentável) e atendimento pós venda (Certificado Reclame Aqui).

Resumindo sobre as Técnicas de Persuasão

  1. Utilizar depoimentos de clientes para criar confiança aos visitantes durante a compra em seu e-commerce por verem relatos de reais clientes que compraram em sua loja;
  2. Mostre para todos o tempo que você está no mercado e a quantidade de clientes atendidos, para os visitantes verem o quanto você é experiente;
  3. Explore as redes sociais pelo fato de várias pessoas estarem concentradas em um só local, é possível atingir várias pessoas com pouco esforço;
  4. Utilizar imagens de celebridades e especialistas em suas campanhas de marketing, por mais que seja uma técnica antiga, ela ainda trás grandes resultados.
  5. Os selos e certificações no rodapé de suas páginas geram segurança e qualidade para seu e-commerce, mas as empresas emissoras devem ser de confiança.

Só uma final observação: Certifique-se que essas técnicas de persuasão estejam presentes nas páginas de navegação da sua loja virtual, pois o seu cliente poderá acessar sua loja de qualquer ponto, isso auxiliará diminuição das objeções de compra.

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