Como integrar a sua loja virtual a um Marketplace

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Diariamente, milhares de consumidores visitam as gigantes do marketplace, eles estão atrás de todos os tipos de produtos diferentes e em busca da oportunidade ideal para realizar sua compra, e geralmente, essas lojas de grandes nomes sempre estão no radar de busca deste consumidor, seja pela variedade de produtos ou por condições especiais como frete grátis e cupons de desconto.  

Estas plataformas abrem espaço para que diversos varejistas ofereçam seus produtos em troca de comissão, sendo uma troca perfeita, onde o varejista atrai audiência além de usufruir da credibilidade e popularidade destas marcas que já estão consolidadas no mercado. 

A principal vantagem de estar dentro destas marketplaces é justamente ser visto, se formos comparar estas lojas online com as vitrines de um shopping podemos imaginar o número de visualizações que seus produtos possuem diariamente, é uma maneira de apresentar a sua marca para o público e agregar valor à sua imagem, visto que o seu cliente já confia na plataforma e você estar nela é um plus que ele vai levar em consideração da próxima vez que for realizar uma compra.

Na hora de integrar a sua marca a um marketplace o mais seguro é através de um HUB de integração, eles oferecem essa conexão loja virtual > marketplace e muitas vezes contam com ferramentas que auxiliam o dia-a-dia do varejista.

A importância de ter um bom HUB de integração que entrega ferramentas que te auxiliam na hora de gerir seus produtos, editar a quantidade de estoque ou simplesmente te oferecer uma boa experiência na integração é tudo visto que quanto mais autonomia você tiver dentro da sua loja virtual, melhor.

Uma vez que a sua loja virtual se integrar com o HUB você consegue integrar a qualquer Marketplace. Dessa forma, seus produtos estarão prontos para serem vendidos e a sua experiência no e-commerce fica muito mais simples e rápida!

Você já escolheu oferecer seus produtos no marketplace, já falou com o HUB de Integração e agora chegou a hora de escolher as plataformas em que você vai anunciar, nesta hora é preciso estar atento, pois alguns marketplaces exigem alguns documentos legais para anunciar dentro da plataforma além dos dados cadastrais, estes são: 

  1. CNPJ
  2. Comprovante de Inscrição Estadual.
  3. Declaração do regime de tributação.
  4. Alvará de funcionamento da localidade de onde sairá os produtos.
  5. Contrato / Estatuto Social atualizado, sendo a constituição e a última atualização + Certidão simplificada do SINREM que é obtida na Junta Comercial do estado sede.
  6. e-CNPJ / Certificado A1

Após o envio destes documentos é necessário aguardar a resposta do marketplace, alguns dão uma resposta automática dentro de alguns instantes, porém há outros que fazem uma seleção, de qualquer forma o marketplace irá entrar em contato informando da situação. 

Aprovado, é hora de enviar os dados dos produtos que serão vendidos nos marketplaces! O HUB recebe os dados dos produtos cadastrados na JN2 e dentro da plataforma do HUB você consegue direcionar qual produto irá para qual marketplace, ficando mais fácil de gerir o estoque ou definir a segmentação. Esta etapa é a mais automática, sendo necessária atenção somente na hora de destinar qual produto vender dentro de qual plataforma.

O HUB ainda distribui dentro das plataformas integradas os dados de estoque, isto significa que caso haja a compra de algum produto que está integrado, a baixa será dada automaticamente dentro das plataformas de marketplace. 

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