Conheça e saiba aproveitar todos os tipos de marketing

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Tipos de Marketing

O marketing é, antes de tudo, uma atividade humana. E por ser uma atividade humana e ser usado no cotidiano das empresas, acaba tendo muitas divisões internas. Com o passar do tempo, a economia se tornou mais complexa e as necessidades mudaram, logo, surgiram variados tipos de marketing.

Essa variedade faz com que seja muito fácil se perder dentro dessa grande área, o que pode fazer a gente não perceber qual é o marketing mais adequado para cada situação.

Mas não se preocupe, vamos explicar aqui os tipos de marketing e como eles podem ser úteis em cada momento de seu empreendimento.

Mas o que é o marketing?

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O marketing é uma disciplina que trata do apanhado de ações e estratégias que buscam aperfeiçoar o desempenho de uma instituição dentro do mercado, que é onde acontecem as trocas financeiras.

O objetivo é conquistar espaço junto aos públicos desse mercado e ampliar as áreas de atuação que já estão consolidadas criando novos relacionamentos.

Ou seja, trata-se de destacar a empresa através da propaganda e outras ações, baseadas no conhecimento do público-alvo através de métodos científicos (sociológicos, psicológicos, econômicos) de medição.

Não se sabe exatamente quando surgiu o marketing. Alguns especialistas afirmam que ele é tão antigo quanto o próprio mercado, mas isso também não é preciso.

Mesmo que não exista uma origem histórica clara, essa vinculação com a economia colaborou para o surgimento de diversos tipos de marketing, adequados para empresas de vários segmentos.  A mesma empresa pode usar vários tipos de marketing! Que tal conhecer alguns deles e saber quando são úteis?

Quais são os tipos de marketing?

Todos esses tipos estão relacionados com o conceito de marketing, do qual já falamos, porque querem aperfeiçoar algo. Eles se diferenciam no canal e no público-alvo. O canal é a ferramenta de comunicação utilizada (panfletos, banners, postagens, etc.) e o público-alvo são as pessoas que você deseja alcançar com a comunicação para que elas se tornem clientes.

Isso é o que determina o tipo mais útil para cada caso. Separamos alguns deles levando em conta o canal e o público-alvo.

Marketing viral

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Esse tipo de marketing acontece nas redes sociais (cada vez mais usada pelos consumidores), buscando fazer uma imagem positiva da empresa se espalhar da mesma maneira que uma epidemia. O seu público-alvo são os consumidores ativos e os clientes em potencial (leads).

Marketing de relacionamento

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O marketing de relacionamento busca aperfeiçoar a relação da empresa com o consumidor. Ou seja, o público-alvo é esse cliente.

O marketing de relacionamento usa a comunicação e a excelência no atendimento para alcançar a satisfação do consumidor. É um marketing de alta complexidade, porque exige um esforço contínuo e pode usar muitos tipos de canais (telefone, internet, atendimento pessoal).

Marketing Social

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Embora não sejam instituições filantrópicas, as empresas podem usar o marketing social para promover ações assim em áreas de vulnerabilidade (comunidades desfavorecidas).

O marketing social elabora estratégias para atender necessidades, incentivando um sentimento coletivo de compaixão contra o individualismo. Os canais se voltam para divulgar ações desse tipo. O público-alvo é “criado” nesse sentimento de solidariedade, divulgando a marca para além do que oferece de produto.

Marketing Direto

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O marketing direto trata de expor diretamente a marca para clientes e leads através de ações lógicas e práticas para a eficiência e a comunicação.

Por isso, o objetivo é o curto prazo e os estudos são bem intensos: pesquisas de mercado, investimentos, retorno, identificação do perfil dos clientes atuais e consumidores em potencial, formas de aumentar os lucros, entre outras. O público-alvo e o canal são definidos por essa rígida pesquisa interdisciplinar.

Marketing Indireto

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O marketing indireto tem esse nome porque funciona por associação de uma marca a outra, promovendo a primeira pela segunda. A primeira aparece associada a produções culturais, programas de televisão, etc, sem estar no espaço isolado dos comerciais (que podem ser rejeitados pelo consumidor).

O objetivo é fixar a marca no subconsciente de quem toma contato. Por isso, o público-alvo é amplo (da TV ou da internet, por exemplo) e o canal tem que ser escolhido considerando onde está essa grande “massa”.

Marketing Digital

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O objetivo do marketing digital é criar canais de comunicação nos meios digitais, aproveitando-se da possibilidade do cliente escolher o conteúdo que consumirá (o que torna mais fácil o alcance ao público-alvo).

Outra vantagem é que a internet permite medições muito mais precisas a partir do número de vezes que um conteúdo é acessado.

Cada vez mais as empresas têm investido nas potencialidades desse canal, porque ele permite utilizar diferentes recursos. Ele é muito útil para aquelas pessoas que:

  • não dispõem de muitos recursos financeiros para o marketing, já que os custos de estar na internet são menores;
  • desejam expandir seu negócio, porque são gerados resultados numéricos mais confiáveis;
  • buscam revigorar (ou mesmo construir) a sua marca.

Nós falamos mais detalhadamente sobre o assunto aqui.

Marketing de Resposta

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O marketing de resposta está relacionado a momentos de crise na imagem pública de uma empresa. Além do pedido de desculpas, é feita uma ação para reparar a imagem da marca.

Mas ele também pode ser usado para uma autocrítica da imagem, efetuando pesquisas e traçando estratégias para melhorá-la. O público-alvo acaba sendo menos preciso e os canais devem ser simultâneos (internet e televisão, por exemplo).

Endomarketing

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Também é preciso “vender” a empresa para o próprio colaborador, e é isso que faz o endomarketing. Ele garante que a equipe de trabalho fique feliz e motivada, atraindo mais consumidores.

O público-alvo é composto pelos colaboradores da empresa, e os canais geralmente se restringem ao espaço físico e virtual da empresa.

Marketing de Guerrilha

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A guerrilha é um método de combate militar que consiste em ataques isolados, que permitem a economia dos recursos gastos num combate longo. O marketing de Guerrilha funciona por essa mesma lógica: o objetivo é investir pouco dinheiro em campanhas e ações criativas e inovadoras.

Os ataques isolados são feitos em diversos canais: intervenções nas ruas, colocações de mídia em lugares inusitados, criações de espaços exclusivos para ações, entre outros. Por isso, o público-alvo não é tão bem definido como em outros tipos.

Você sabia que existiam tantos tipos de marketing? O que achou deles? Algum deles é o mais adequado ao perfil de seu negócio?


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