O dropshipping é um modelo de negócio que tem crescido muito nos últimos anos.
Esse modelo de e-commerce tem o objetivo de facilitar a vida dos lojistas e busca diminuir o trabalho com a gestão de estoque.
Quer saber os detalhes e qual o impacto do dropshipping em uma loja virtual? A JN2 trouxe todas as informações para você. Confira!
O que é dropshipping?
O dropshipping é um modelo de vendas onde o varejista comercializa mercadorias, mas não fica responsável pela armazenagem nem entrega desses produtos.
É bem simples: o e-commerce realiza a venda e envia a transação com o pedido para o fornecedor. Por sua vez, é o parceiro quem armazena todos os produtos que são vendidos e envia a compra ao cliente em nome da loja.
Trata-se de um modelo bem interessante para quem tem pouco dinheiro para investir ou está começando seu negócio. Isso porque ao atuar como uma espécie de intermediário na compra, o empreendedor não precisa gastar com gestão de estoque e ainda pode apostar em uma variedade de produtos maior.
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Vantagens do modelo dropshipping
Menos investimento
Como citamos acima, o gasto reduzido é um dos fatores mais interessantes do dropshipping.
Ao adotar esse modelo, o lojista elimina todo o tipo de custo relacionado a local físico para armazenar os produtos, administrar o estoque e transportar as mercadorias. Com todos essas despesas a menos, o único gasto é o de manter o site no ar.
Mais flexibilidade para trabalhar
Gerenciar um e-commerce no modelo dropshipping é muito mais simples no quesito localidade. O varejista pode tomar conta do seu negócio de qualquer lugar, dependendo apenas de internet para se comunicar com clientes e fornecedores.
Ampliar o mix de produtos
A possibilidade de aumentar o catálogo de produtos no site também é altamente atrativa.
Caso o empresário deseje vender produtos de diferentes categorias, basta acionar um novo parceiro e fazer um acordo. Com um mix de produtos mais amplo rodando no site, as chances de ampliar o negócio e conquistar novos clientes é cada vez maior.
Mais tempo para outras funções
Sem o trabalho de cuidar da fabricação ou gestão de produtos, outras funções da loja podem ganhar mais atenção.
É possível, por exemplo, focar na divulgação da marca e pensar em ideias de promoções para aumentar as vendas. O lojista também pode dar mais atenção ao atendimento e criar um canal de comunicação mais próximo com os clientes.
Crescimento mais fácil
Quando uma empresa que opera pelo modo tradicional duplica ou triplica de tamanho, o investimento para dar sequência a esse crescimento também precisa ser maior. E muitas vezes o próprio lojista não possui capital para isso, o que pode travar esse crescimento.
No caso do dropshipping, fazer a conta fechar pode ser uma tarefa mais simples. Isso porque basta repassar a demanda de produtos e entregas a parceiros de confiança e que dêem conta do trabalho.
Mas… é preciso ter cuidado!
Como em qualquer negócio, imprevistos podem acontecer e o cliente pode querer devolver uma compra. E mesmo que o estoque e o transporte esteja a cargo do fornecedor, é o nome da sua loja que está em jogo.
Por isso, é muito importante saber com quem se está trabalhando e adotar parcerias apenas com empresas responsáveis e de confiança. Assim, a reputação da sua loja virtual permanece positiva perante os clientes e tanto a loja quanto os parceiros têm muito a ganhar.
Com o modelo dropshipping, seu projeto tem tudo para dar certo!
Abrir o próprio negócio e tirar um sonho do papel é o desejo de muitas pessoas. E quem tem poucos recursos para começar a trabalhar encontra no dropshipping um modelo ideal. Por isso, pesquise a fundo o seu mercado e procure bons parceiros para fechar negócio e lucrar através do dropshipping.
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