Saiba como recuperar o cliente que deixou o carrinho abandonado em sua loja virtual.

Quem está começando ou já tem um e-commerce com certeza já se deparou com este problema: o cliente que deixa o carrinho abandonado na sua loja virtual.

Entretanto, em vez de olhar para esse cliente como um comprador perdido, que tal olhar para ele como potencial? A vantagem em tentar recuperar este comprador em potencial reside no fato de que você já pagou pelo clique dele, e como ele já visitou seu e-commerce, a chance de retornar e fechar a compra é alta, ou seja, ele faz parte do tráfego qualificado.

Entre os motivos que levam uma pessoa a abandonar um carrinho em um loja virtual, ou seja, não completar o processo de check-out, podemos numerar o fato de que ela queria apenas verificar o frete ou salvar os produtos para mais tarde, não conhece ou não confia no seu site, os processos de criação de conta e check-outs são complicados e dúvidas sobre entrega e valor do frete.

Otimize o processo de check-out da sua loja e deixe as informações claras

Analise bem as etapas onde os clientes deixam o carrinho abandonado em seu e-commerce. Você pode acabar percebendo que seu processo de check-out é complicado, que nem todas as informações estão bem dispostas e isso acaba fazendo com que as pessoas abandonem sua loja. Reduza o número de páginas do check-out e procure facilitar a vida de quem quer comprar na sua loja.

Envie um e-mail chamando o cliente novamente, oferecendo alguma vantagem

O comprador potencial já visitou sua loja, inseriu itens no carrinho de compras e foi embora. Traçamos aqui algumas estratégias para recuperar este cliente e trazê-lo de volta. Você pode enviar um e-mail ao cliente oferecendo desconto, frete ou alguma outra vantagem. Mas não se preocupe, você não precisará rastrear um por um os clientes que deixaram o carrinho abandonado, pois este processo pode ser todo automatizado.

Por meio da ferramenta de e-commerce Magento, é possível integrar outros módulos à sua loja virtual, como a ferramenta de e-mail marketing MailChimp e sua versão transacional (envio de 1 para 1), Mandrill. Ambos os serviços podem enviar gratuitamente até 12 mil e-mails por mês.

O primeiro passo é criar uma conta gratuita para seu negócio nos dois serviços. Confirme a suas contas e instale o módulo gratuito do MailChimp, em seguida configure o servidor, a loja e por fim o envio de e-mails no Mandrill. A equipe do suporte técnico da JN2 está preparada para realizar a integração e configuração de acordo com a necessidade de sua loja virtual.

Faça anúncios de remarketing na rede de displays do Google e Facebook

Esta dica requer um pouco de cuidado. Você quer que o cliente visualize os produtos que deixou no carrinho abandonado em sua loja, que sinta vontade de voltar e quem sabe encontrar uma condição melhor de negociação do produto, certo? Anuncie nas redes de displays, chamando seu comprador potencial para retornar à loja e finalizar sua compra, mas evite deixar este anúncio ativo por muito tempo, para que quem visualiza não se canse de ver o mesmo anúncio sempre.

A grande vantagem das campanhas de remarketing é que elas podem ser altamente segmentadas, focando nos clientes que inseriram itens no carrinho e saíram, nos que começaram o processo de check-out e abandonaram e até mesmo em quem apenas visitou a página de determinado produto em sua loja virtual. Com este tipo de ação, você pode conseguir aumentar significativamente sua taxa de conversão com um baixo investimento.

Além disso, os processos podem ser 100% automatizados. Uma vez configurados, eles estarão sempre funcionando e cercando por todos os lados os compradores potenciais para que voltem e fechem negócio com o seu e-commerce.

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