No passado, muito se falava sobre o mobile ser o futuro das lojas online. E, nesse contexto, o aplicativo para loja virtual ainda nem era realidade.
O tempo passou e as expectativas estavam certas. Hoje, um e-commerce que não possui navegação simples nem se enquadra na realidade dos dispositivos móveis está ultrapassado e certamente perdendo vendas.
Pensando nisso, fica a dúvida: criar um aplicativo para loja virtual é a melhor solução? Acompanhe o conteúdo que a JN2 preparou sobre esse assunto e saiba como tomar essa decisão!
A importância do mobile first
O conceito de mobile first é bem simples. Ele direciona um projeto de desenvolvimento web a um objetivo específico: o bom desempenho de um site ou e-commerce voltado para tablets e smartphones.
E isso faz todo o sentido! Afinal, as compras feitas em dispositivos móveis só aumentam. Basta olhar como o mundo mudou de uns anos para cá quando falamos em conectividade.
Hoje as pessoas estão cada vez mais ligadas ao celular. E por ele é possível fazer quase tudo: pagar boletos, assistir séries ou filmes, ouvir música, organizar a agenda, finanças e muito mais.
Pesquisas como a do SPC Brasil não nos deixam mentir: um estudo realizado em todas as capitais do Brasil em 2018 indicou que 74% dos brasileiros utilizam o celular em algum dos processos de compra.
Ou seja, um número expressivo e que não deve ser ignorado pelas empresas do varejo online.
Para se aprofundar mais neste assunto, confira nosso texto Como melhorar a experiência do usuário via mobile na sua loja.
Aplicativo para loja virtual? É preciso analisar antes…
Sabendo disso, uma das primeiras ideias que vem à mente é a de criar um aplicativo para e-commerce.
Esse recurso é lembrado, pois estamos falando de uma tendência que hoje faz parte da rotina de inúmeras marcas. Ter o seu app instalado no aparelho do cliente significa estar mais próximo dele, facilitando ainda mais a comunicação.
É uma oportunidade de alcançar maior engajamento, já que o próprio consumidor foi quem teve a iniciativa de baixá-lo.
Além disso, ele ainda traz outras vantagens bem interessantes. Por exemplo, garantir mais credibilidade à sua marca, melhor usabilidade do usuário com relação ao site e oportunidade de atualização constante.
No entanto, é preciso frisar que o aplicativo não é uma solução para todos os casos e muitos fatores devem ser levados em consideração.
A seguir, separamos algumas perguntas que você deve responder para descobrir se um aplicativo é o melhor caminho para o seu e-commerce. Confira:
Meus clientes realmente precisam de um app?
Um aplicativo seria útil para o seu cliente, levando em conta o seu produto ou serviço?
É preciso entender que a sua presença online deve resolver o problema do cliente, seja ele qual for. E se esse consumidor não valoriza ou não possui necessidade de um aplicativo, ele não se dará ao trabalho de sequer baixá-lo.
Portanto, procure saber se essa seria a solução mais vantajosa para seus clientes antes de solicitar a criação do app. Fazer uma pesquisa com os próprios consumidores é uma ótima forma de saber se este é ou não um projeto que pode ir para frente.
Vou poder arcar com os custos?
O custo de desenvolver e manter um aplicativo funcionando não é dos mais baratos.
Além do investimento de criar o app, é preciso contar com um profissional sempre à disposição para utilizar códigos que funcionem na plataforma. Ele deverá manter o software atualizado e, sempre que for preciso, corrigir eventuais falhas de funcionamento.
Tudo isso gera custos. Portanto, é preciso colocá-los na ponta do lápis antes de tomar a decisão.
Meus concorrentes diretos possuem um app?
Se os seus concorrentes já contam com um aplicativo, procure analisar alguns pontos que podem ser cruciais para que você opte ou não esse serviço.
O principal deles é saber como os consumidores do seu concorrente se comportam. O feedback é positivo ou negativo? A plataforma é intuitiva e facilita o processo de compra? O app é constantemente atualizado ou está abandonado?
Então, se você optar por essa estratégia, procure fazer um trabalho melhor que esse concorrente. Você poderá usar como modelo o que funciona e evitar os erros que foram cometidos.
Um aplicativo para loja virtual deve ser planejado em detalhes
Quando inserida no mercado e negócio certos, a criação de um app pode ser uma ótima opção para sua loja virtual.
No entanto, para que essa estratégia funcione, é importante integrar o sistema do aplicativo com o das lojas online e física (se for o caso). Além disso, é preciso tomar o cuidado de manter o mesmo padrão de qualidade da loja virtual funcionando no aplicativo.
Precisa de mais insights para sua loja online obter mais lucro? Então acesse nosso e-book gratuito Como alavancar sua loja virtual e vende mais com o Marketing Digital e boa leitura!