Os primeiros passos para abrir uma loja virtual

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primeiros passos para abrir uma loja virtual

Há vários meios para efetuar vendas pela internet. Por exemplo: abrir uma loja virtual, anunciar o produto em marketplaces, como o Mercado Livre, anunciar em sites de compra coletiva ou abrir uma loja no Facebook. Quer vender pela internet e não sabe como começar? Muitos entre os que querem empreender no mercado de e-commerce optam pela abertura de uma loja virtual. O processo para estabelecer e consolidar uma operação dessa natureza tem várias etapas, descubra aqui os primeiros passos para abrir uma loja virtual.

1.Defina o produto

Quando você já tem uma loja física, é muito mais fácil passar por essa etapa, pois você já sabe o que vai comercializar. Se você ainda não sabe o que vai vender na internet, estruture seu plano de negócios antes de tentar entrar no e-commerce.

2. Selecione fornecedores

Tendo os produtos definidos, é hora de decidir de onde eles virão. Escolha quem fornecerá os produtos que vão vender em seu e-commerce, ou se você mesmo os fará. Além disso, pondere também sobre os serviços relacionados à operação, como funcionários, plataforma de e-commerce, logística, marketing, meios de pagamento, etc.

3. Cuide dos aspectos relativos ao site

O site se sua loja virtual diz muito sobre ela. Por isso, pense em todos os detalhes: identidade visual, organização de categorias, cadastro e descrição dos produtos, informações aos clientes, fotografias dos produtos, etc. Cuide para que tudo esteja esteticamente agradável e valorize seus produtos.

4. Faça sua loja ser conhecida

Divulgue em todos os lugares. Crie páginas em redes sociais, envie produtos a digital influencers que possam falar de sua marca para os seguidores, etc. Além disso, você também pode investir em diversas ações de marketing eficientes, são essas ações que te ajudarão a aumentar a conversão.

5. Analise os resultados

Aprenda a entender a analisar os resultados de sua loja. Os leads e conversões, por exemplo, dizem muito sobre o que fazer e como melhor. É a partir desses resultados que você saberá onde precisa investir mais, quais as estratégias mais eficientes, o que seu público gosta, etc.

 

O empreendedorismo em e-commerce é bem democrático, há espaço para investimentos de todos os tamanhos, mas independentemente do seu orçamento, a trajetória até o sucesso exigirá muita dedicação e alguns cuidados. É possível observar no mercado fracassos e sucessos de lojas virtuais. Há muitos caminhos para prosperar, mas antes de qualquer coisa é preciso evitar o pior.

A maioria das lojas virtuais que não obtém êxito, perde o jogo por problemas com a plataforma de e-commerce ou com a ineficiência do marketingA loja virtual em si é a base de tudo, não dá para errar nesse fator.  A plataforma escolhida é um dos pilares do e-commerce e sem dúvidas o erro pode causar grande perdas de tempo e financeiro. Há maneiras de solucionar diversos tipos de problemas, mas se a plataforma de e-commerce não atende as necessidades, tome cuidado, pois reparar esse mal vai ser, no mínimo, caro e demorado. 

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