Você já ouviu falar do termo “branding para e-commerce”? Este é um tema muito importante para as marcas e que pode fazer toda a diferença no sucesso do negócio.
O branding, ou seja, a gestão da imagem de uma marca, requer estudos, planejamento e um plano de ação eficiente capaz de criar identificação.
Quer entender melhor sobre o branding para e-commerce? Então acompanhe todas as informações que a JN2 preparou a seguir!
O que é branding para e-commerce?
Já parou para pensar que determinadas lojas virtuais tem mais simpatia e carinho dos consumidores do que suas concorrentes, que vendem o mesmo produto ou serviço? Por que isso acontece?
A resposta pode estar no branding. Esse conceito nada mais é do que um conjunto de práticas e ferramentas que uma marca utiliza para se tornar mais conhecida. Através dessa gestão de marca, o objetivo é tornar a empresa única e colocar-se à frente da concorrência.
Para que o branding seja efetivo, é preciso alinhar os diferentes setores da empresa e trabalhar na comunicação como um todo. E isso pode ser feito através de estratégias de marketing bem definidas.
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No caso de um e-commerce o desafio é ainda maior. Afinal, todas as lojas virtuais estão disputando o mesmo espaço e os clientes estão a apenas um clique para mudar de site e comprar na concorrência.
Como fazer um branding da forma correta?
Então, no branding, o dever de casa para cada loja virtual é esse: aumentar as conversões e vender mais, mas não com base em preços e promoções. É preciso despertar nos consumidores o desejo de fazer parte da marca, a ponto dela ser a primeira opção do cliente ao realizar uma compra.
Para tudo isso acontecer, algumas atitudes devem nortear as estratégias. Confira a seguir quais são elas:
Defina o que é sua marca
O primeiro passo é entender, de fato, o que é a marca. Quanto melhor isso estiver definido, mais fácil será definir a estratégia de branding.
Portanto, tente responder a perguntas, como:
- Qual a missão do negócio?
- Quais problemas o meu e-commerce tenta resolver?
- O que as pessoas pensam, hoje, da minha marca?
- Como eu quero que minha empresa seja vista?
Fazer esse brainstorm ajudará a definir o que pode ser feito e se algumas mudanças como readequação da identidade visual, por exemplo, são necessárias.
Saiba quem são seus clientes
Empresas que sabem criar uma conexão com seu público têm a receita do sucesso.
Por isso, é importante que o planejamento da gestão de branding esteja adequado ao que os clientes esperam da marca. Ou seja, é necessário saber qual é o perfil do cliente, como ele compra e o que deseja ver em um site quando precisa adquirir um produto.
Com todas essas informações, definir um plano de ação fica mais simples e o objetivo de cativar o público pode ser atingido com mais facilidade.
Utilize a plataforma de e-commerce certa
Ao ler o título deste tópico, você pode se perguntar: como uma plataforma de e-commerce pode ajudar com o branding? A resposta está na estratégia da experiência do cliente.
Afinal, uma boa plataforma tem o poder de satisfazer o cliente e atender a demanda que ele precisa. Se o site possui bom funcionamento e atendeu às expectativas durante a compra, já é um diferencial.
A plataforma da JN2 possui ótimos recursos para sua marca crescer e fazer os seus negócios crescerem. Você pode conferir mais detalhes acessando o nosso texto Loja virtual: 4 motivos para escolher a Plataforma JN2.
Não tenha medo de ousar
Definindo o seu negócio e com uma boa ferramenta em mãos, é hora de pensar fora da caixa em suas ações.
E apostar em ideias inovadoras pode ser o caminho ideal. Portanto, não tenha medo buscar novas formas de alcançar o público de diferentes formas.
Você pode apostar em parcerias com outras empresas pensando em causas sociais, embalagens aromatizadas, brindes, cartões fidelidade… Enfim, tudo o tenha a ver com sua marca e que seja, de certa forma, um diferencial.
Através do branding, o seu e-commerce tem tudo para crescer ainda mais!
Compreender sua marca e fazer um bom planejamento é segredo para um branding de sucesso. Com as dicas acima, você pode criar um plano de ação de sucesso e ver suas vendas aumentarem.
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