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Saiba como montar uma loja virtual de maquiagem de sucesso

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como montar uma loja virtual de maquiagem

As vendas online de produtos de beleza crescem ano após ano no Brasil. O faturamento do setor foi de 67% entre o primeiro semestre de 2018 e o mesmo período de 2019, segundo pesquisa do Compre & Confie. Somados os 5 milhões de pedidos, o faturamento foi de R$ 1 bilhão. Diante de números, alguns empreendedores podem se lançar nesse mercado e, então, surge o questionamento: como montar uma loja virtual de maquiagem e obter sucesso?

Você está nessa situação? Tudo bem! Para ajudar, neste post, reunimos diversas dicas para quem vai entrar ou já está no setor e quer melhorar os resultados. 

Também de acordo com a pesquisa da Compre & Confie, os itens de maquiagem foram responsáveis por 8,1% das vendas, ocupando o 4° lugar do ranking. 

Em primeiro lugar ficaram os itens de perfumaria, com 36,1% do faturamento, depois, os produtos para cabelo, com 26,9%, em seguida, barbearia, com 18%.

Quer saber como como montar uma loja virtual de maquiagem e aproveitar o grande sucesso desse mercado? Siga a leitura! As nossas dicas são especiais para você!

Como montar uma loja virtual de maquiagem

Entre os anos de 2015 e 2016, mesmo no auge da crise econômica do Brasil, o mercado de maquiagem ganhou cerca de 2 milhões de novos consumidores, segundo levantamento do Nielsen/IBOPE.

Mas, para surfar nessa onda, é preciso estruturar bem a loja de maquiagem no meio virtual. Não sabe como? Ensinamos o caminho nos tópicos seguintes!

Crie um modelo de negócios eficaz

O primeiro passo de como montar uma loja virtual de maquiagem é criar um bom modelo de negócios para a empresa. 

Nesse momento, é preciso atenção em aspectos muito importantes, como a definição do público-alvo, dos itens que serão vendidos e dos principais parceiros e fornecedores. 

O modelo de negócios também deve estabelecer os processos mais eficientes para a loja virtual funcionar e prosperar, ou seja, é uma etapa totalmente atrelada a planejamento.

Tenha uma boa precificação

Você precisa entender o mercado de maquiagem antes de ingressar nele. Só depois disso, é possível definir o preço dos produtos. Para acertar na precificação, leve em consideração os seguintes aspectos:

  • Encontre o equilíbrio entre um lucro razoável e valores que cabem no bolso do cliente;
  • Identifique uma margem mínima e segura de lucro para oferecer descontos sem prejuízos;
  • Observe os preços da concorrência para não deixar de ser competitivo;
  • Calcule quanto é necessário ter em caixa para manter o negócio.

Defina o seu mix de produtos

Ninguém gosta de entrar em uma loja de maquiagem online e encontrar apenas duas ou três mercadorias. Por isso, defina com inteligência o mix de produtos.

Para não investir em mercadorias sem giro, mantenha o foco no core business – produto principal – e oferte somente produtos condizentes com seu negócio. 

Outra estratégia que pode funcionar é a seleção de itens complementares aos de maquiagem a fim de ampliar as oportunidades de venda.

Tenha um estoque adequado

Outro cuidado importante para quem está buscando saber como montar uma loja virtual de maquiagem é o estoque.

A maioria dos cosméticos não pode ficar exposta ao calor e a umidade. Sendo assim, antes de adquirir os produtos, reserve um espaço adequado e limpo para guardá-los. 

Quando chegar à casa do cliente, o produto deve ser identificado pela embalagem. O ideal é que sua loja tenha uma etiqueta própria, mesmo que as peças sejam de marcas diferentes. 

O tamanho dos pacotes para os diversos tipos de produto também são importantes. Em hipótese alguma as mercadorias podem quebrar no envio.

Se for viável, mande seus principais produtos pelos Correios — ou outras empresas — para você mesmo a fim de saber se eles correm o risco de quebrar ou amassar nos pacotes.

Planeje as ações nas redes sociais

A atuação nas redes sociais também é muito importante. Mas não basta se lançar em qualquer rede e começar a divulgar seus produtos. É preciso escolher a mais adequada para divulgar seu negócio online. 

No caso dos empreendedores que vão montar uma loja virtual de maquiagem, o Instagram é a melhor opção.

Escolha a plataforma correta

Uma das decisões mais importantes de quem vai começar a fazer vendas online é a escolha da plataforma. Você tem que encontrar o melhor serviço para obter sucesso. 

Neste tópico, apresentamos funcionalidades que a plataforma e-commerce deve ter para facilitar a vida do cliente e a sua!

O primeiro aspecto — e um dos mais importantes — é que não haja demora e nem muita burocracia para que o cliente finalize a compra.

Quando o usuário inicia uma compra e não a conclui, é fundamental que a plataforma retome o contato. As melhores plataformas têm ferramentas para isso.

A otimização para mobile também é crucial. Você deve ter uma plataforma que garanta a melhor experiência aos clientes em todos os dispositivos, mas principalmente nos celulares.

Segmentação é mais um aspecto que faz diferença. Deve ser feita de acordo com as características principais dos produtos. É muito importante, porque facilita a procura do cliente e traz mais controle para o lojista.

As melhores plataformas auxiliam, ainda, no controle do estoque. Um dos piores erros de um e-commerce é ofertar ou vender um produto que já não está mais disponível.

Para ajudar na gestão de pedidos, por exemplo, informando ao cliente onde está o produto que ele comprou, as melhores plataformas disponibilizam um código de rastreamento.

E, para a gestão de vendas, as melhores plataformas e-commerces possuem um dashboard, onde é possível acompanhar de perto todas as vendas e resultados da loja virtual.

Planejamento, precificação, mix de produtos, gestão do estoque, divulgação e escolha da plataforma. Quem vai montar uma loja virtual de maquiagem precisa acertar em todos esses aspectos para aproveitar o crescimento do setor e faturar.

Quer saber ainda mais sobre a criação de uma loja virtual? Navegue no blog da JN2 e confira outros conteúdos com dicas para e-commerces.

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