programa de afiliados para e-commerce

Já ouviu falar do programa de afiliados para loja virtual? Quem tem loja online sabe que precisa encontrar novas formas de divulgação e distribuição. Isso para que os produtos e serviços sejam encontrados mais facilmente pelos internautas e, consequentemente, ocorra o aumento da taxa de conversão em vendas.

Uma boa alternativa para quem quer alcançar esse objetivo é desenvolver um programa de afiliados. A estratégia permite que os itens à venda em sua loja também sejam expostos em outros sites e blogs, por meio de banners ou links, tendo como despesa apenas o pagamento de uma comissão sobre as vendas de produtos convertidas a partir do endereço desses afiliados.

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Quando bem utilizada, esse tipo de estratégia pode aumentar o tráfego de usuários para sua loja virtual, gerando um tráfego de visitantes mais qualificados e melhorando o posicionamento do seu website nos mecanismos de buscas. Veja como é possível integrar um programa de afiliados a seu e-commerce:

1. Opções de ferramentas

O primeiro passo para iniciar um programa de afiliados é escolher a ferramenta mais adequada para sua loja virtual. Existem três alternativas: o desenvolvimento de um script próprio em seu website, participar de uma rede de afiliados já existente ou integrar uma extensão à sua loja.

Na primeira opção, o desenvolvimento do script, rastrear as compras vindas de sites afiliados e o pagamento das comissões são responsabilidades da sua empresa. Já na segunda, o próprio fornecedor executa essas tarefas e você ainda tem acesso a uma rede de afiliados já estabelecida, o serviço ocorre mediante pagamento de uma taxa de serviço.

2. Extensão para programa de afiliados

Na terceira opção, sua empresa adquire uma extensão disponível no mercado, já testada e aprovada por outros lojistas, para ser instalada em sua loja virtual. Ela será integrada e configurada de acordo com a estrutura do negócio.

Por meio desta extensão é possível pagar aos afiliados com base na conversão de vendas, ou seja, o afiliado recebe comissão apenas quando o cliente, vindo do dite dele, fizer uma compra. O valor das comissões pode se fixo ou variável, dependendo de seu plano de negócio. Outra vantagem é que, ao usar uma extensão, você não gastos se o afiliado não gerar vendas para a sua empresa.

3. Promoção do programa

Os sites e blogs afiliados a empresas de comércio eletrônico geralmente se sentem atraídos por lojas online que oferecem produtos e serviços variados. Nesse cenário, é preciso que sua empresa consiga se diferenciar das demais. Por isso, faça tudo que estiver ao seu alcance para atrair a atenção de mais afiliados.

Disponibilize recursos para que as promoções sejam publicadas de forma fácil e rápida, oferecendo banners, links, artigos, além da variedade de opções de produtos. Lembre-se que, quanto mais fácil for a tarefa de divulgar os produtos da sua loja, mais você e seus afiliados poderão ganhar com as vendas.

4. Análise e melhora

Além de levantar relatórios para acompanhar as vendas realizadas a partir do programa, é importante sempre se comunicar com os afiliados para verificar o andamento das campanhas. Estabeleça um canal de comunicação eficaz com seus afiliados para que as dúvidas e os problemas solucionados rapidamente. Disponibilize endereços de e-mail, números de telefone, blogs e fóruns para manter os associados sempre por perto e interessados no negócio. Desta forma, será possível melhorar suas ações a partir deste relacionamento, descobrir as razões para problemas como oscilações nas vendas e modificar sua estratégia de campanha, se necessário.

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