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Black Friday 2021: como se preparar e o que esperar dessa data

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Black Friday 2021

As campanhas no comércio, seja ele físico ou digital, são ações que ajudam no impulsionamento das vendas, além de contribuir para o aumento do faturamento em um determinado mês. Por isso, se você possui um e-commerce ou trabalha também com marketplaces, já deve saber a importância de pensar nessas estratégias previamente.

Caso você seja um lojista de primeira viagem no assunto, este guia vai te dar um panorama completo sobre a Black Friday no e-commerce! Até o final deste artigo, você vai entender por que estamos falando de Black Friday em maio.

Como foi a Black Friday em 2020?

O ano que mudou o mundo e o e-commerce gerou resultados ANIMADORES em uma das datas mais importantes do comércio online, a Black Friday. Isso porque, segundo um levantamento da Neotrust/Compre&Confie, em 2020 as vendas no mês de novembro tiveram um crescimento de 31%, comparado ao mesmo mês do ano de 2019.

Em cifrões, as vendas da Black Friday em 2020 ultrapassaram os 5,1 bilhões.

E é olhando para o passado que podemos nos preparar melhor para o presente….

Outro número que chama muito a atenção é o aumento do ticket médio das compras realizadas na data, já que o brasileiro realizou compras com um valor médio de R$ 668,70 5,1% a mais do que no ano de 2019. 

E por que estamos falando disso em maio? 

Já deu para notar que a data é sobre o consumo. Estrategicamente inserido próximo ao natal, o dia é conhecido por promover descontos únicos na última sexta-feira de novembro. Para quem não sabe, a Black Friday surgiu nos Estados Unidos, mas tomou conta do Brasil, principalmente no e-commerce. 

Certo, já te dei um panorama sobre a Black Friday, agora vou explicar por que estamos falando disso em maio.

Acontece que a Black Friday é uma das datas mais esperadas do segundo semestre. Com as restrições causadas pela Covid-19 e os novos hábitos de consumo, quem nunca tinha realizado uma compra pela internet teve uma primeira vez no ano de 2020. Mais pessoas estão comprando online, só que tem outra questão envolvida. 

Mais pessoas estão pesquisando e tendo opiniões sobre isso.

Junte um alto número de pessoas mais uma data que é sobre descontos únicos e válidos apenas por um dia, e você terá a necessidade de realizar um bom planejamento! Ninguém deseja ser reconhecido como uma loja com descontos fictícios ou que não consiga suportar o alto fluxo de pedidos. 


Certo, mas como fazer um planejamento certeiro? 

Pegue um papel e caneta ou salve este artigo! 

Olhe para o seu cenário atual 

Além do seu catálogo de produtos, curva ABC ou margem para descontos, como é o seu modelo de negócio hoje? 

  • Você possui apenas um e-commerce? 
  • Você trabalha com e-commerce + marketplaces? 
  • Vende apenas pelas redes sociais? 
  • Vende apenas em marketplaces?

Cada cenário pede uma atenção especial. Em razão disso, caso venda por meio do seu site, é importante saber se você almeja realizar uma campanha também em marketplaces. Nesse caso, é preciso entender como realizar o cadastramento em cada canal e como integrar suas vendas do site às dos marketplaces. 

Para isso, nós temos uma dica! Baixe grátis um guia completo de como entrar nos marketplaces, clique aqui.

Legal, mas o meu cenário é que já vendo em marketplaces e possuo um site

Você já centraliza seus múltiplos canais de venda? Possui um controle sobre estoque e pedidos? Realiza mudanças de preço manualmente em cada canal? 

É importante se atentar a esses pontos, pois com o alto fluxo de clientes que a Black Friday possui, as chances de ter um furo de estoque e não cumprimento de SLA’s de entrega e atendimento podem ser estourados, danificando sua conta. 

Pensar na implementação de um HUB de integração para sua operação pode ser a melhor saída. A Plugg.To oferece um ecossistema completo focado em marketplaces e já integrado com a JN2, saiba mais!

Vendo apenas pelas redes sociais 

É importante entender qual será o próximo passo do seu negócio, se você deseja possuir um e-commerce ou fazer um teste de aceitação nos marketplaces. 

Estou apenas nos marketplaces 

A mesma dica sobre integração vale para você. Como cada canal trabalha de forma separada, é necessário manter a organização entre estoques, pedidos e SLA’s de entregas. 

Se você deseja estrear sua loja virtual na Black Friday, é necessário pensar em toda dinâmica de logística, geração de tráfego e gateways de pagamento. 

A JN2 possui soluções que podem atender o seu cenário, saiba mais!

Mas existem 3 itens que são regra para todos! 

Além de explorar o seu cenário individual, é importante abrir o livro de boas práticas de campanhas promocionais e ler com atenção as 3 REGRAS BÁSICAS para campanhas bem-sucedidas. 

1 – Ter uma boa quantidade de produtos em estoque 

Não adianta entrar em uma campanha de Black Friday com apenas três itens no estoque. Essa data recebe muita atenção e ainda ganha um gás pela publicidade. Nos marketplaces, as vendas da Black Friday costumam iniciar dias antes da última sexta de novembro, quando ocorrem os famosos “esquenta”.

Antes de incluir um produto, certifique-se que tem um número considerável de itens em estoque, pois ele receberá uma quantidade “enorme” de visitas e exposição. 

2 – Dê descontos de verdade ou não participe 

Lembra no início do artigo quando falamos sobre os novos hábitos? Acontece que os consumidores que compram pela internet não abrem o seu site apenas naquele dia. Esse usuário provavelmente está namorando o seu produto há dias e esperando pela oportunidade de concretizar a compra. 

Uma expectativa quebrada é a pior experiência que você pode causar em um cliente, principalmente nos tempos atuais, quando se pode tirar uma fotografia da tela e espalhar em grupos. Por isso, ofereça descontos reais. 

3. Logística e atendimento ao cliente, mais do que boas práticas

Os consumidores estão cada dia mais acostumados com serviços de entrega expressa. Ter atenção com logística e custo de frete passa a ser uma boa prática e que tem o poder de fidelizar clientes. 

Certifique-se se você possui a mão de obra necessária para fazer todo o serviço de postagem e envio de encomendas. Caso não possua, procure um reforço para manter um padrão de qualidade. 

Lembre-se também que o vínculo com o cliente não acaba depois que você embala o pacote e faz o envio. Um bom atendimento com pós-venda e auxiliando em dúvidas posteriores à compra, pode motivar uma nova compra e faz toda a diferença. 

Conclusão: Por que Black Friday em maio? 

A partir do mês de maio, teremos sete meses até a Black Friday. Parece muito tempo? Tenho algumas perguntas para você:

  • Como anda o fornecimento de produtos para reposição de estoque? 
  • Você já possui cadastro em marketplaces? 
  • Já sabe como vai integrar sua loja virtual aos marketplaces? 

Quanto ao último item, a Plugg.To consegue te auxiliar, oferecendo um HUB de integração focado em marketplaces. Para falar com um especialista, clique aqui! 

Os outros tópicos podem levar tempo e depender também do seu fluxo de caixa. Portanto, que tal começar a se planejar para uma boa Black Friday desde maio? 

JN2

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