importância do e-mail marketing

O e-mail marketing foi uma das primeiras práticas adotadas pelo marketing digital. O tempo foi passando, novas estratégias foram surgindo, se popularizando e deixando de existir, entretanto, ele continua firme e forte. Esta é uma ferramenta tradicional e continua sendo a forma mais prática de manter um relacionamento duradouro com sua base de clientes conquistada. Prático tanto para a loja virtual quanto para o cliente, por isso continua bombando.

Este é um canal que utiliza o e-mail como ferramenta de marketing direto, tem sido uma excelente forma de comunicação para geração de novos negócios e fornece uma forma simples de se conectar e ser lembrado.  Esse tipo de marketing é bom pela sua capacidade de retenção da mensagem e pelo seu baixo custo.

Por meio dele o usuário se informa rapidamente sobre as principais ações contidas em um e-mail bem estruturado, e a partir de um simples click, inicia um relacionamento com a empresa. Além disso, é fácil calcular o retorno sobre o investimento das ações e tem um dos maiores índices de retorno em campanhas. Veja a seguir as dicas que selecionamos para você utilizar o e-mail marketing da forma correta:

1. Capture e-mails em todas as páginas

Em sua loja virtual, cada página individualmente representa uma oportunidade de conversão, uma landing page. Isso não se aplica apenas para as vendas, mas também para capturar os e-mails de potenciais clientes do seu negócio. Estes podem se tornar seus clientes, e uma vez que já estiveram em sua loja e concordaram em deixar o e-mail, é porque querem manter contato. Aproveite essa oportunidade e coloque formulários em todas as páginas, é mais barato você convencer esse lead a se tornar um cliente do que você focar em trazer clientes novos para a loja.

2. Light boxes para pegar e-mails

Outro recurso que tem sido bastante utilizado para captura de e-mail é o light box, uma releitura dos antigos pop-ups. Mas não se assuste, esses são menos invasivos e têm gerado bons resultados. Eles abrem de acordo com uma ação pré-definida, como o tempo de navegação na loja, ou quando o usuário clica para fechar a aba do navegador. Ofereça algo em troca do e-mail, como cupom de desconto para a primeira compra, ofertas exclusivas, brinde… use a imaginação, mas consiga o e-mail!

3. Automatize os e-mails para clientes

Essa tem sido uma importante estratégia em todo o mundo, pois é prática e eficiente. Ela permite que você interaja com cliente na hora certa e com uma mensagem relevante para o momento da compra em que ele está. A automação  permite que você configure previamente o fluxo de mensagens que o seu cliente irá receber, escalonadas a partir do cadastramento dele na lista. Em algumas ferramentas também são chamados de auto-responders. Depois de configurada as mensagens que serão disparadas e os períodos, é só observar a ferramenta trabalhar a seu favor.

4. Entregue informações relevantes para sua base

Não caia no lugar comum de entregar apenas e-mails com promoções que visam vender seu produto, entregue informações relevantes para o público. E se você ainda não tem uma estratégia de marketing de conteúdo para seu negócio, invista nisso o mais rápido possível, assim você conseguirá melhores resultados.

5. Invista no programa de indicações

É uma estratégia de nicho, mas que pode trazer bons resultados. Se cliente está tão satisfeito a ponto de indicar para os amigos, essa forma de divulgação pode ser uma boa. Nem sempre isso acontece, o princípio é simples, mas a execução dessa estratégia é complexa, pois existem poucas ferramentas que automatizam esse processo. Você pode oferecer brindes, cupons ou promoções exclusivas para ambas, assim você conquista novos clientes e fideliza os antigos.

6. Calendário de campanhas promocionais

Você tem um calendário com as campanhas que pretende fazer ao longo do ano? O princípio é simples, o cliente precisa ter um estímulo claro para realizar suas compras, e isso acontece em períodos de promoção. Para tanto, listamos as principais datas comemorativas do ano, estipulamos um tempo de duração da campanha, e nos planejamos com antecedência.

Defina o que será feito, que tipo de descontos serão oferecidos, quando começa, quando termina e o que precisa ser feito para colocá-la no ar, como peças gráficas e ajustes no layout. A base de e-mails é fundamental para o sucesso dessas campanhas, pois seus clientes poderão saber e aproveitar os benefícios com antecedência. Essa atitude fortalece a campanha, o relacionamento e as vendas.

7. Não faça spam

 Os spams são aqueles e-mails que lota nossas caixas de e-mail com propagandas de produtos duvidosos, que querem vender algo a todo custo, às vezes de forma apelativa, e podem até trazer vírus para o seu computador. O e-mail marketing tem intenção de estreitar o relacionamento entre o cliente e a empresa, além de ser uma ótima ferramenta para os negócios. Por isso, cuidado com a frequência de envio dos e-mails, além disso, tenha certeza de que está produzindo um conteúdo relevante e de interesse do seu público.

O e-mail marketing é uma ótima ferramente, mas para garantir bons resultados com essa prática, estude e labore estratégias eficientes, não utilize base de e-mail de terceiros, construa a sua própria, com contatos de clientes que, de fato, possuem interesse em seus os produtos e querem participar do seu mailing. E a sua loja virtual, como tem trabalhado as listas de e-mail atuais? Conte nos comentários! Bom trabalho e boas vendas!

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