8 ideias de promoção criativa para Black Friday

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Ideias para promoção criativa na Black Friday

A Black Friday se tornou, em número de vendas, a principal data do comércio eletrônico brasileiro. É crescente o número de pedidos, o que mostra a vontade do consumidor de participar. Para atraí-lo, sua loja precisa apostar em uma promoção criativa.

Dados do Ebit mostram que, de 29 de novembro até 03 de dezembro de 2018, foram feitos 6,9 milhões de pedidos com custo médio de R$ 568 — alta de 9% em relação ao ano anterior. Em relação a 2017, as vendas cresceram 24%.

Os preparativos para essa importante data do e-commerce devem começar com antecedência, pois é alto o número de clientes e você tem uma grande chance para tornar a sua loja conhecida.

Continue a leitura e saiba mais sobre ideias de promoções para Black Friday!

Surpreenda seus clientes com promoção criativa na Black Friday

1. Venda no escuro

Em 2017, o Magazine Luiza surpreendeu o mercado ao oferecer centenas de pacotes misteriosos para os seus clientes. Todos possuíam preço fixo e o mais barato era encontrado por R$ 29.

No entanto, ninguém sabia quais eram os produtos até recebê-los em casa — o que, para a maioria dos clientes, aconteceu no mesmo dia. A surpresa aumentou quando as pessoas descobriram o que havia por trás de cada pacote.

O mais baratinho, de R$ 29, era uma cafeteira que custava R$ 380. Quem comprou o pacote de R$ 99, por exemplo, recebeu um notebook com preço 15 vezes superior. Por R$ 299, o consumidor levava um smartphone de última geração.

2. Leilão do menor preço único

No ano seguinte, 2018, o mesmo Magazine Luiza trouxe outra promoção criativa para a Black Friday. Dessa vez foi o leilão do menor preço único. A dinâmica foi simples: o consumidor efetuava três lances que eram computados e a cada hora havia uma apuração.

O menor valor único da rodada indicava o vencedor do leilão, que pagava exatamente esse preço por produtos como smartphones, videogames, televisores e outros.

Devido à magnitude da promoção, ela foi executada por meio de um chatbot no Messenger do Facebook. O consumidor deveria fazer um cadastro inicial para dar seus lances a cada hora — prazo necessário para que um novo produto entrasse no leilão.

3. Compre e ganhe

A ideia não é nova, mas você tem como transformá-la em uma promoção criativa. O consumidor pode comprar produtos de alta margem de lucro para o seu e-commerce e levar outro de brinde.

Mas como a ideia é surpreender pela criatividade, você pode selecionar uma quantidade limitada de ofertas desse tipo e oferecer algo surpresa. Pode ser um produto igual ou com o mesmo valor.

O que vale é surpreender uma parcela dos seus clientes por meio desta ação e despertar a atenção de outros consumidores para que comprem em seu site. No fim das contas, a loja ganha relevância e se torna conhecida entre usuários de todo o país.

4. Parceria com institutos

Essa promoção criativa tem, literalmente, uma boa causa por trás. Em uma ação solidária, parte dos seus lucros pode ser destinado para um instituto ou uma causa social — o que viabiliza a realização do desejo de muitas pessoas.

Há quem queira contribuir socialmente com uma causa, mas que não faz por falta de iniciativa ou desconhecimento de uma instituição séria. Portanto, sua loja on-line pode tomar frente e liderar a contribuição.

Esse marketing social é importantíssimo para qualquer empresa, pois mostra seu compromisso com os menos favorecidos. Além disso, ele ajuda a projetar sua marca como socialmente responsável.

5. Recompensas de checkout

Quem já foi aos EUA sabe que os norte-americanos realizam excelentes promoções durante o ano todo. É muito comum você entrar em uma loja, comprar algo e sair de lá com o bolso cheio de descontos e brindes.

O fato é que essas recompensas de checkout ainda são mal utilizadas em nosso país. Os descontos são baixos, possuem muitas limitações e não estimulam novas compras.

Você pode mudar esse cenário oferecendo recompensas de checkout mais atrativas (descontos maiores e progressivos, brindes e outros) para uma quantidade limitada de clientes — o que mais uma vez ajuda a gerar propaganda espontânea para sua loja on-line.

6. Oferta antecipada ou estorno em dobro

A fama da Black Friday brasileira não é das melhores e isso se dá por causa da má prática de algumas empresas. Elas sobem os preços de seus produtos dias antes da promoção e depois aplicam descontos em cima deles.

Sua loja on-line não precisa — e nem deve — pensar em praticar isso. Para mostrar que seu negócio é sério, você pode disponibilizar antecipadamente alguns produtos com preço de Black Friday.

Contudo, essa oferta antecipada precisa oferecer uma garantia para o consumidor que vai queimar a largada e iniciar suas compras antes: o estorno em dobro. Se a sua oferta, no dia da Black Friday for maior, ofereça em troca o estorno do dobro do valor pago.

7. Descontos progressivos

A compra de um smartphone vem acompanhada de capa protetora, película e outros acessórios fundamentais para o uso dele. Quando você incentiva esse tipo de aquisição, está praticando cross selling — o que pode ser utilizado como promoção criativa.

Na Black Friday, os descontos podem ser progressivos e, ao mesmo tempo, muito agressivos. A partir de uma quantidade limitada de ofertas, você seleciona produtos complementares que podem ser adquiridos por valores simbólicos.

O que vale é estimular a compra e a propaganda espontânea que esse resultado trará. Quanto mais vantajosa for a sensação do cliente em relação ao que estiver adquirindo, maiores serão suas chances de se destacar na Black Friday.

8. Caça ao tesouro

Já pensou em transformar seu e-commerce em um verdadeiro labirinto repleto de boas surpresas para o consumidor? Essa promoção criativa de Black Friday estimula o acesso constante ao site e pode ter regras que viabilizam o checkout.

A cada período pré-determinado de tempo, uma pista pode ser dada nas redes sociais e um elemento surpresa inserido no site. Cabe ao consumidor buscá-lo para que possa fazer uma compra inesquecível.

O básico da dinâmica é esse, mas você pode incrementá-la com uma transmissão ao vivo a partir de um estúdio ou novos mecanismos.

Quando se trata de promoção criativa para Black Friday ou qualquer outra sazonalidade, é fundamental não subestimar o consumidor. Ofereça descontos reais e prepare a sua loja on-line para que receba um fluxo maior de pessoas — evitando sobrecarga no servidor e perda nas vendas.

E para que seu e-commerce fique preparado para a Black Friday, conheça as soluções JN2. Nossa plataforma possui a estrutura necessária para que suas vendas aconteçam mesmo quando há um fluxo intenso de usuários on-line.

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