Durante muito tempo, o envio de panfletos — e até mesmo o e-mail de uma forma não tão estruturada — para atrair os consumidores era uma prática comum, mas a tecnologia o substituiu com o envio de e-mail para um mailing de clientes que disponibiliza os dados de forma digital.
Para garantir os endereços eletrônicos, é preciso montar um planejamento adequado. Nesse compasso, a estratégia de inbound marketing é a mais acertada para atrair leads, os potenciais clientes.
Dessa forma, é possível desenvolver um mailing de qualidade e com pessoas interessadas no que sua marca tem a dizer.
Para que isso seja feito com qualidade, há métodos que devem ser adotados, para não cair na armadilha de produzir muito, mas de forma rasa ou sem a devida contextualização – o que pode acabar se transformando em spam.
Por isso é preciso entender que o endereço de e-mail de um cliente deve ser respeitado.
Essa é uma ferramenta de comunicação poderosa, que pode muito bem ser utilizada como forma de manter um relacionamento estreito e interessante, mas o uso correto é fundamental para esses resultados.
Mailing faz parte do início da internet
Desde o princípio, quando a internet foi disponibilizada para a sociedade de forma geral, o e-mail foi o primeiro canal de comunicação conhecido entre as pessoas. As trocas de informações se davam de forma direta, bastando um fornecedor pago ou gratuito.
A partir de então, outras ferramentas surgiram, mas o e-mail tornou-se uma ferramenta básica, e necessária, para utilizar a internet.
Como sempre, as empresas enxergaram uma oportunidade de enviar propaganda, porém de forma equivocada, o que acabou causando a criação dos spams.
Um parênteses que serve como curiosidade.
O termo spam tem origem inglesa, em que uma esquete de um programa humorístico do grupo Monty Python, mostrava um restaurante que servia presuntos enlatados e apimentados, o spam (SPiced hAM) mesmo que os clientes declinassem da oferta.
Por outras fontes, a palavra spam pode ter o significado de Sending and Posting Advertisement in Mass, ou envio e postagem de anúncios em massa.
Com isso, a adequação aos usuários e sua devida aprovação é crucial para que o mailing se construa com qualificação e os riscos de apm sejam reduzidos.
A verdade é que trabalhar com um mailing digital voltado para o correio eletrônico pode ser muito benéfico, tanto para as empresas quanto para os clientes.
Para isso, ele pode apresentar ao menos 4 formatos distintos:
- Anúncios;
- Newsletter;
- Ofertas e promoções;
- Pesquisa de mercado;
- Propostas de vendas.
A prospecção pode ser uma comunicação que funciona dentro da estratégia de inbound marketing, e por isso é necessário entender como os e-mails devem ser produzidos.
1. Anúncios ativam clientes antigos
Uma consultoria ambiental Aracaju pode segmentar o envio de e-mail marketing para empresas de certas áreas ou portes só da sua região.
A empresa pode antecipar o que está por vir, e assim ganhar a simpatia e confiança de clientes que possam estar interessados nesse tipo de serviço.
Os anúncios podem ter um caráter de spoiler, adiantando as novidades como forma de atrair aqueles consumidores que um dia já tiveram a oportunidade de fazer parte da clientela.
Aqui, vale até mesmo apelar para a exclusividade do anúncio, tratando o cliente como parte importante de todo o processo de crescimento da marca e da empresa, de uma forma geral.
2. Envio de newsletter mantém clientes informados
É muito importante que o mailing seja trabalhado para finalidades distintas, e manter o cliente sempre por dentro do que está ocorrendo na empresa, com a divulgação de produtos e serviços de interesse, pode ser uma estratégia inteligente.
O conteúdo pode ser direcionado para a apresentação de uma scanner profissional para digitalização de documentos exclusivo para escritórios de médio porte.
Os conteúdos devem ser voltados para o público a que se destina. Aliás, vale lembrar que há programas que ajudam a personalizar o envio de e-mails, com o nome do cliente conforme estipulado na captação dos dados.
3. Ofertas e promoções para público abrangente
Quando se trata de um envio em massa, é preciso tomar cuidado em não se tornar uma empresa inoportuna, que manda e-mails sem qualquer relacionamento com o cliente.
Por isso as ofertas e promoções devem ter um caráter popular, porém de acordo com a abertura proposta pelos leads.
Uma distribuidora de câmara fria sob medida para supermercados, padarias e outros estabelecimentos comerciais que utilizam esse tipo de equipamento sempre está interessada em novidades.
Cabe à empresa encontrar o momento mais propício para enviar o e-mail, como o lançamento de um novo modelo, ou identificar aqueles que podem precisar de uma renovação na estrutura comercial.
4. Pesquisa de mercado para entender o consumidor
Para compreender como anda o mercado em que atua, os desejos e anseios dos consumidores, nada melhor do que uma pesquisa junto ao público-alvo. E para isso o mailing pode ser muito útil.
Se uma empresa para criar aplicativo precisa entender como os produtos oferecidos no mercado no formato B2B (Business To Business) estão atendendo a demanda de forma correta, a pesquisa pode ser encaminhada e solicitar as respostas em um tempo hábil.
Os destinatários podem, ainda, enviar informações interessantes, e até mesmo valiosas, sobre o mercado em que atua, para entender quais as melhorias que podem ser implementadas, ou as correções que podem ser realizadas.
Vale lembrar que há sites específicos para esse tipo de estratégia, que podem ser respondidos online e ainda produzem tabelas, gráficos e o que mais for preciso para formalizar um relatório rico e que pode ser trabalhado de forma eficiente.
5. Propostas de vendas servem para atrair clientes
Dentro da legalidade, tudo pode ser comercializado pela internet. E a divulgação pode ser por meio do mailing digital que uma marca possui, desde que adquirida de maneira lícita, e esteja dentro do acordo entre cliente e empresa.
Uma instituição de ensino que oferece curso de Photoshop pode enviar propostas para pessoas que já foram estudantes, assim como para pessoas que se mostram interessadas em aprender novas técnicas e estudos.
Uma imobiliária pode investir em um mailing para o lançamento de empreendimentos imobiliários, trabalhando em conjunto com construtoras e incorporadoras.
Aliás, as parcerias podem ser uma solução eficiente para garantir um aumento do mailing, desde que esteja dentro do escopo do público-alvo e não sejam empresas concorrentes.
Como reconhecer um bom mailing?
O acúmulo de e-mails pode ser apenas uma forma de manter um contato, porém não há o retorno ideal. Para ter um bom mailing, é preciso oferecer algum conteúdo interessante em troca. Dessa forma, há pelo menos três maneiras de garantir um mailing eficiente.
1. Crie landing pages para captação de e-mails
Para estimular os leads a fazerem uma assinatura de mailing, é preciso oferecer prêmios, que podem ser os mais variados, como:
- Acessos antecipados;
- Conteúdos exclusivos;
- E-books;
- Facilidade de comunicação.
Um restaurante que mantém um mailing de e-mail pode disponibilizar o cardápio online e canais de atendimento utilizando essa ferramenta, proporcionando maior facilidade para fazer o controle de pedidos delivery e otimizar a experiência do usuário.
Isso é levado em consideração, inclusive, como forma de formação de autoridade, ajudando em outras estratégias voltadas para o marketing digital.
2. Tenha links de compartilhamento no e-mail
Uma forma de aumentar o mailing é contar com o apoio dos próprios clientes. Por isso é importante disponibilizar ferramentas que possam ajudar na divulgação orgânica junto a outras pessoas, dentro do corpo do e-mail.
A divulgação de uma empresa de EPI e EPC em proteção radiológica deve prever que o destinatário queira compartilhar essa informação com outras pessoas. Principalmente, em se tratando de um ramo tão específico.
Disponibilizando links de direcionamento, é possível que essa tarefa seja realizada de forma automática, e assim ampliar o mailing de forma natural.
3. Utilize um formulário de inscrição completo
Para adiantar o processo de inscrição em um curso, as empresas podem disponibilizar uma página específica com um formulário para preenchimento com todos os dados, como:
- Nome;
- Endereço;
- Data de nascimento;
- E-mail.
Quem trabalha com mailing deve focar nesses dados, seja para enviar propostas de produtos bem nichados, como desinfetante inodoro, peças tecnológicas, ou para a venda de livros e eletrodomésticos de um marketplace.
Todos os dados do formulário podem ser úteis para a segmentação de envio de e-mails, tornando o mailing dinâmico e muito útil.
Conclusão
Tanto para a construção quanto para a manutenção de um mailing apropriado, toda empresa deve caprichar desde a linha de assunto, até a implementação de otimização do conteúdo dos e-mails para aparelhos móveis, como tablets e smartphones.
Outra dica é a autenticação dos e-mails enviados para que os provedores de internet reconheçam como fonte válida, e não um spam importuno.
Além de garantir o envio para a caixa de entrada, e não para a lixeira, ainda se torna uma medida de segurança.
Por fim, vale a pena prezar por uma lista de mailing orgânica, que possa ser adquirida ao longo do tempo com esforço e dedicação, por meio do inbound marketing e todas as ferramentas que podem ser utilizadas.
Assim, é possível encaminhar qualquer material para um público que realmente se apresenta interessado, que vai abrir os e-mails e, até mais importante, manter um relacionamento constante e sadio, tornando-se um cliente fidelizado.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.