O aplicativo de conversas WhatsApp é bastante conhecido em todo o Brasil e é uma das principais ferramentas de comunicação no meio virtual. Adquirida pelo Facebook há alguns anos, essa plataforma conta com melhorias e atualizações constantes, que otimizam o seu funcionamento não somente para uso pessoal, mas também profissional. Uma amostra disso é o lançamento de uma ferramenta para comprar pelo WhatsApp!

Por isso, neste artigo vamos falar sobre como funciona o botão de compras lançado recentemente pelo aplicativo, além da relação entre o WhatsApp Business e WhatsApp Pay na hora de fazer a configuração desse modelo de vendas online.

Ficou curioso para saber sobre esse tema? Continue aqui e acompanhe! Boa leitura. 

Como comprar pelo WhatsApp?

Em novembro de 2020, o WhatsApp anunciou que iria lançar uma nova ferramenta bastante atrativa não somente para os empresários que vendem produtos pelo aplicativo, mas também para os usuários comuns que querem comprar por meio dessa plataforma sem grandes complicações.

Assim, por meio do botão de compras é possível que o cliente acesse diretamente o catálogo de produtos do revendedor, sem que seja necessário salvar o contato e procurar na descrição imagens ou demais informações que se referem às mercadorias comercializadas. 

Além de facilitar a vida de quem está em busca de um produto por esse aplicativo, a opção de comprar pelo WhatsApp é uma forma de abrir um novo canal de vendas para os empresários dentro de uma plataforma muito utilizada, que certamente trará mais resultados na comercialização de seus produtos. 

Qual o objetivo dessa opção?

O principal objetivo do WhatsApp ao oferecer essa ferramenta é de dar aos usuários do aplicativo mais uma opção de qualidade, além de um novo canal de vendas (gratuito e de fácil acesso) para o mercado brasileiro. 

Muitas vezes, os empreendedores buscam criar métodos de comercialização, mas não possuem uma renda inicial para investir em sites ou demais vitrines virtuais para vendas. Nessa nova opção de comprar pelo WhatsApp é possível criar um catálogo com imagens e descrições sem nenhum custo para o bolso.

Ou seja, podemos dizer que o principal objetivo dessa ferramenta é de descomplicar as vendas pela internet e democratizar para que todos iniciem o seu negócio. 

WhatsApp Business

Para que você adicione o botão de comprar pelo WhatsApp na sua loja é necessário que tenha o WhatsApp Business. Diferente de uma conta pessoal, essa é uma maneira de tornar essa pequena rede em mais formal e trazer confiabilidade para o consumidor que deseja comprar um produto de sua loja.

Para ter um WhatsApp Business é muito fácil: basta ir a Play Store ou Apple Store e buscar por esse nome. Baixe o aplicativo tanto para o smartphone que você usará para trabalho como também para o computador (dando acesso a duas formas de comunicação com os clientes).

Ao baixar esse programa, haverá um passo a passo normal, como qualquer outro aplicativo, mostrando como criar uma conta corporativa e profissional, com as opções de desenvolver catálogos, mensagens prontas e até mesmo adicionar o novo botão que leva direto para o processo de compra. 

WhatsApp Pay: o verdadeiro nome

Falamos até aqui que a empresa criou um botão onde é possível comprar pelo WhatsApp, mas não discutimos necessariamente sobre o verdadeiro nome, não é mesmo? Para você que ainda não viu pelos noticiários, essa ferramenta dentro do aplicativo foi intitulada de WhatsApp Pay.

No final do primeiro semestre de 2020, a plataforma havia lançado uma opção de transferências bancárias e pagamentos por meio do aplicativo. Essa função ficou disponível durante um tempo, mas o Banco Central do Brasil decidiu tirar do ar com menos de um mês de funcionamento.

Contudo, depois de mudanças no modelo e novas interfaces, a plataforma relançou o WhatsApp Pay como uma forma de catálogo para os consumidores virtuais, facilitando não somente a compra pelo aplicativo, mas também aumentando o número de canais de vendas na internet. 

Como a ferramenta funciona?

Mas, afinal, como essa ferramenta de comprar pelo WhatsApp funciona? Já vimos até aqui como configurar no Business o uso dessa opção, mas não sabemos ainda como realizar a compra definitivamente e fazer o pagamento pelo aplicativo.

Para isso temos duas formas: caso você seja o vendedor, cadastre todos os produtos e deixe o chat de conversas sempre disponível para a comercialização. Fechou a compra? É preciso ter uma conta logada no Facebook Pay, com bancos que sejam aceitos por essa plataforma, para que o usuário faça o pagamento via boleto bancário ou cartão de crédito. 

Caso você seja uma pessoa que está querendo comprar de uma loja que oferece esse tipo de opção de venda, é necessário também ter o Facebook Pay e logar com o seu aplicativo. Com isso, a opção de comprar pelo WhatsApp fica disponível e você consegue fazer qualquer transação de forma fácil e ágil. 

Conclusão 

Para você que chegou até aqui, temos algumas observações bastante importantes: o WhatsApp Pay pode, sim, ser uma ferramenta bastante eficaz principalmente para empreendedores em início de carreira. Contudo, caso você queira crescer no mercado digital é muito importante apostar principalmente em seu próprio e-commerce.

A JN2 é uma empresa de confiança no mercado, que oferece planos de desenvolvimento de lojas virtuais, além de ferramentas que auxiliem no marketing desse comércio online e que impulsione o número de vendas. São muitas as soluções que oferecemos com qualidade e preço justo!

Aproveite também e inscreva-se agora mesmo eu nosso Webinar Como começar a vender em marketplaces e quais canais escolher para entender um pouco mais sobre o mercado digital!

JN2

Tenha tudo na melhor plataforma de e-commerce do mundo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *