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Como criar uma estratégia para lançamento de e-commerce

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A pandemia do novo coronavírus impactou diversos segmentos, mas um em específico vem se beneficiando: o e-commerce. A partir de hoje, você pode se unir a milhares de empreendedores que estão faturando com o crescimento do comércio eletrônico. Quer aumentar ainda mais essa estatística? Então, precisa conhecer e adotar uma estratégia para lançamento de e-commerce.

O salto das lojas virtuais brasileiras foi de 30% nas últimas cinco semanas, segundo a associação de e-commerce ABComm. De acordo com o presidente da entidade, Maurício Salvador, em entrevista à revista Época Negócios, 80 mil novas lojas e-commerce foram lançadas desde março de 2020. O número de clientes que fizeram ao menos uma compra online quase chegou a 1 milhão.

Entre os fatores que impulsionaram essa aceleração, o isolamento social. Esse fenômeno trouxe novos adeptos ao e-commerce e levou muitos varejistas aos canais digitais. 

Para atingir o sucesso e emplacar vendas, é preciso focar em táticas para o lançamento do e-commerce. Existe um grande potencial neste mercado, mas é fundamental planejar a execução. 

Você não está sozinho! Desenvolvemos este artigo para apresentar tudo o que precisa ser feito antes do lançamento da sua loja online. Vem com a gente!

 

 

Como criar uma estratégia para lançamento do e-commerce

Uma loja virtual é uma ótima alternativa para quem gostaria de experimentar uma nova atividade ou mesmo ampliar a operação atual. Engana-se quem acredita que ter um negócio online é o mesmo que desistir da loja física.

O novo consumidor é versátil, está em todos os canais, ou seja, é importante que a sua empresa aumente as próprias oportunidades. Por isso, esteja no máximo de canais possíveis: loja física, site, redes sociais.

Algumas empresas falham porque não se preparam. Na hora do lançamento, é importante organizar tudo, sem deixar nenhuma brecha no plano de negócios. Portanto, analise as seguintes questões:

  • Quais soluções meu e-commerce vai oferecer;
  • Como funcionará a logística de entrega;
  • Quais as condições de pagamento do cliente;
  • É possível oferecer alguma garantia?

Agora você pode focar no que realmente interessa: o lançamento do e-commerce. A seguir, conheça os aspectos técnicos e operacionais que devem ser considerados na estratégia do lançamento de um e-commerce.

Tenha um site adequado

O primeiro passo é a escolha da plataforma. Trata-se, na verdade, de uma decisão fundamental para o sucesso da sua loja virtual. Existem diferentes plataformas e a disponibilidade dos recursos em cada uma delas pode variar bastante, impactando na experiência do público.

Determinadas plataformas possuem recursos que ajudam na criação de uma identidade própria para o seu e-commerce, diferenciando sua loja virtual das demais. Destaque para a plataforma Magento, que possui código aberto, facilitando ainda mais a personalização.

A competição aumentou, reduzindo o espaço para o amadorismo. O consumidor está cheio de opções e vai escolher aquelas que passam e entregam profissionalismo. Tenha o máximo de cuidado na descrição dos produtos e tamanho das imagens. Tráfego online é muito influenciado pelo ranqueamento do site nos motores de busca, então, aplique boas práticas de SEO ao descrever produtos.

Valorize a integração

Além do site, o consumidor quer ter mais opções de canais de venda. Ao definir quem serão seus parceiros na construção e na estratégia do lançamento do e-commerce, questione como funcionam as integrações. É interessante também que o cliente possa fazer as compras via marketplaces e redes sociais, como WhatsApp e Instagram.

Ter uma versão de uso fácil no mobile é outra questão importante, pois boa parte dos acessos à internet, atualmente, ocorre em dispositivos móveis. O celular é o grande responsável, está nas mãos dos mais novos e dos mais velhos e quase em todas as classes sociais.

Para quem atua com loja física, a integração facilita o lado do cliente, que pode comprar no e-commerce e retirar no ponto comercial. E, para gerenciar a operação, usar apenas um sistema pode ser prático e vantajoso.

Crie um blog para a loja

Outra estratégia do lançamento do e-commerce é criar um blog e compartilhar conteúdo relevante, voltado ao seu mercado. O resultado é que o público pode acabar comprando depois de ser atraído para o blog.

Muitas empresas seguiram esse caminho e se comunicam diretamente com clientes que têm adesão e interesse nos seus produtos. Além disso, um blog com otimização SEO e conteúdo relevante pode colocar a sua marca nas primeiras posições dos buscadores de internet, como o Google. Resultado: aumento no tráfego no site, que possibilita mais conversão de vendas.

Invista na divulgação

Redes sociais são imprescindíveis para qualquer empresa, atualmente, e ainda mais na estratégia do lançamento do e-commerce. Além de interagir com seu público, você consegue aumentar o alcance das campanhas digitais e mensurar os resultados obtidos. 

Por isso, antes do lançamento, é fundamental preparar as redes sociais. Lembre-se de postar boas fotos, descrever bem os produtos e a marca. Elabore também um calendário de postagem para depois do lançamento. Com isso, é possível atrair clientes e potenciais clientes a acompanhar as novidades.

O e-mail marketing também é uma das mais interessantes estratégias de divulgação no digital. Se conseguir disparar os conteúdos adequadamente, sua empresa começa a construir relacionamento com o público. Tudo isso através da estratégia online. É importante seguir boas práticas, tais como:

  • Ser constante nos envios;
  • Entregar conteúdo relevante;
  • Caprichar na criação do assunto do email;
  • Criar boas Chamadas para Ação (CTA).

Tenha boas estratégias promocionais

É preciso pensar também nas estratégias de promoção. Em alguns casos, a plataforma tem recursos que viabilizam a oferta de cupons de desconto e brindes. Ações promocionais são importantes para atrair clientes e melhorar a fidelização.

Somente conseguindo atrair compras recorrentes sua empresa terá crescimento financeiro. As promoções ajudam nesse sentido e fazem surgir promotores da marca, aumentando a divulgação e melhorando a reputação da empresa.

Defina KPI´s

Por fim, defina Key Performance Indicators (KPIs), no bom português, os indicadores de desempenho. Nesse caso, os aspectos importantes são:

  1. Quantos visitaram a loja virtual no lançamento? 
  2. Quantos fizeram uma compra?
  3. De qual canal de vendas os visitantes chegaram?
  4. Qual o ticket médio das compras?

As KPIs também são importantes para  entender o comportamento do público e, se for preciso, contribuem para redefinir algumas abordagens e estratégias.

Gostou de conhecer esse conjunto de estratégias do lançamento do e-commerce? É muito importante investir nessas táticas para um lançamento bem-sucedido. 

 

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