investimento de midia paga em lojas online

Uma discussão bastante pertinente no mundo virtual é sobre o investimento em lojas online. Com o avanço tecnológico, essa realidade é cada vez mais comum, mostrando que comerciantes podem se tornar grandes revendedores por meio da internet. E o marketing digital e a mídia paga são as maiores responsáveis pelos números positivos nos e-commerces.

Mas, afinal, você sabe o que é mídia paga e a importância dessa ferramenta para impulsionar as vendas online? Entenda as principais estratégias que auxiliam essa ciência, além dos principais canais para investir na hora de abrir o seu e-commerce e ganhar destaque no mercado. 

Ficou interessado no assunto? Continue aqui e acompanhe o nosso artigo! Boa leitura. 

Número de lojas virtuais: uma crescente no mercado

O número de lojas virtuais já crescia em todo o mundo. Porém, no ano de 2020, devido à pandemia do COVID-19, a transformação digital acelerou e o processo de digitalização fez com que só no Brasil aumentasse mais de 50% a quantidade de comércios online

Por meio desse resultado entendemos que o mercado virtual é crescente e que tende cada vez mais se expandir. Por isso, os empresários que decidem migrar para o mundo online devem ter em mente que a quantidade de concorrentes é grande e que quanto mais instrumentos de marketing forem acionados, maiores são as chances de se destacar.

E a mídia paga é a principal atuante nessa relação. Além de converter o dinheiro investido em visualizações, ela auxilia principalmente no entendimento sobre carrinhos abandonados, número de visualizações e até mesmo recusa dos consumidores sobre um produto. Ou seja, ela é uma parceira ideal para auditoria dos produtos comercializados na loja!

Como a mídia paga pode impulsionar as vendas?

Para entendermos a potência de uma mídia paga vamos fazer uma analogia com lojas físicas. 

Imagine que você passe por um trailer que venda cachorro-quente, mas que não haja nenhuma publicidade em volta falando sobre os lanches oferecidos. A falta de banners e demais informações atrativas (principalmente relacionadas aos valores) faz que o consumidor nem mesmo pense em fazer uma compra naquele local.

O mesmo acontece com as lojas virtuais: se o usuário não possui nenhuma referência sobre o seu e-commerce, certamente ele não confiará na procedência do produto ou até mesmo não encontrará o endereço (link) de seu comércio online. 

Por isso, investir em mídia paga é fazer anúncios, publicidades e demais estratégias de marketing divulgando a sua loja!

Além disso, a parte mais vantajosa nessa relação é a possibilidade de fazer uma divulgação clicável. Caso o consumidor se sinta interessado pelo produto, ele pode apenas clicar no anúncio, no banner ou em outra forma de marketing que foi usada.

Dessa forma, ele será redirecionado e aumentarão as suas chances de venda. Mas isso não significa, necessariamente, que o usuário vá realmente comprar o produto/serviço.

Quais são as estratégias de mídia paga?

Para alavancar as vendas online é preciso apostar, então, na mídia paga. Existem estratégias dessa ciência que ajudam na conversão e fazem que o lead (como chamamos o usuário que está apenas interessado no produto, mas ainda não o comprou) realmente invista no que encontrou na sua vitrine. 

Remarketing

O remarketing é uma estratégia que visa buscar um lead que visitou a sua página e que até mesmo colocou produtos no seu carrinho, mas que não fechou a compra. 

Dessa maneira, por meio de uma nova divulgação mais apelativa e segmentada (pois agora a loja possui mais informações sobre esse usuário) é possível reconquistar essa pessoa e fazê-la realmente adquirir algo de sua loja. 

Anúncio de busca

O anúncio de busca é outra estratégia de mídia paga que auxilia o dono de um e-commerce. Isso porque aparecer na primeira página no Google de forma orgânica é possível, mas requer autoridade e reconhecimento no mercado, além de muito tempo de trabalho. 

Então, para acelerar esse processo é possível investir em anúncios com palavras-chaves, segmentando links que redirecionem para a sua loja e que aumentem o tráfego de visitas/compras. 

Rede de display

Por meio da rede de display, por último, é possível aparecer em anúncios de outras lojas e fazer com que os usuários daquele site ou blog acessem o seu e-commerce. Essa é uma das maneiras mais comuns no mercado e que auxilia muitos empresários principalmente que estão em início de carreira virtual. 

Quais canais de mídia paga é possível investir?

Outra informação bastante importante para que você invista em mídia paga e saiba como usufruí-la em sua loja virtual é sobre os canais que possibilitam essa relação. Existem muitos formatos de tráfego pago, que ajudam o seu site a se destacar no mercado online.

Por isso, separamos aqui 3 formatos para você anunciar o seu e-commerce em diversos modelos. Veja qual melhor se encaixa com o que você procura!

  1. Links patrocinados

Em primeiro lugar temos os links patrocinados. Essa é uma forma de colocar o seu site na primeira página de buscas e fazer com que o número de acessos aumente cada vez mais. 

Para isso, é necessário usar o Google Ads como mídia paga e definir qual a palavra-chave de acordo com o seu público-alvo. É importante também escolher um horário ideal, que ajude no tráfego da loja. 

  1. Remarketing

O remarketing, como já falamos um pouco aqui, é uma estratégia que busca convencer um usuário a realmente adquirir da sua loja, mesmo que ele já tenha visitado o endereço. 

São feitos anúncios no Google Ads, Facebook Ads e até mesmo por Landing Pages com linguagens voltadas para convencer esse lead a comprar em seu e-commerce. 

  1. Social Ads

As redes sociais são os endereços mais acessados nos dias de hoje na internet. Grande parte dos usuários possuem ao menos Instagram e Facebook, tornando esses locais propensos para comercialização e conversão de leads. 

Para isso é possível investir em mídia paga de cada rede social, a definir pela qual o seu público-alvo possui mais afinidade. É importante destacar que apostar em todas nem sempre é uma boa opção! Escolha apenas uma ou duas. 

Facebook

O Facebook pode oferecer serviços de mídia paga bastante interessantes para a sua loja online. Além de ser a rede com o maior número de usuários em todo o mundo, ela também possibilita que você segmente os públicos para os seus anúncios e que customize até mesmo horários e datas de postagens. 

Linkedin

O LinkedIn, em contrapartida, é uma rede social menos movimentada, mas com um público bastante específico, já que ela é voltada apenas para o meio corporativo. Caso a sua buyer persona envolva essa rede de trabalho, certamente o Social Ads no LinkedIn é a melhor opção. 

Instagram

O Instagram é, sem dúvidas, uma febre para as empresas que buscam divulgar o seu e-commerce. A possibilidade de vincular uma mídia paga faz com que a sua loja ganhe visibilidade, audiência e até mesmo destaque no mercado. Por isso, hoje em dia é uma das redes mais investidas pelos empresários.

Youtube

O Youtube é o pioneiro nessa lista de Social Ads. Por meio do Google Ads é possível criar anúncios em forma de vídeo e interagir com os leads de maneira menos formal e mais atrativa. Muitas pessoas preferem esse tipo de divulgação, visto que conseguem ver e/ou ouvir sobre o produto comercializado. 

Conclusão

Por fim, entendemos que a mídia paga é a melhor aliada do empresário que está investindo na sua loja online no mercado digital. 

Na JN2 você encontra a solução Boost Commerce para fazer o seu e-commerce com configurações além das tradicionais tags, mas também com o Google Enhanced E-Commerce. Uma ferramenta avançada, que ajuda nas análises dos resultados do seu negócio e no comportamento do cliente. 

Se você ficou interessado nesse assunto e quer se aprofundar um pouco mais, aproveite e baixe o nosso ebook Guia avançado: como multiplicar as vendas do seu e-commerce!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *