Os famosos influenciadores digitais: quem nunca ouviu falar? Essa nova profissão se tornou uma febre nos últimos anos e cresce cada vez mais nas redes sociais. O Instagram é a principal rede, em que um influencer pode chegar a milhões de seguidores.
Entenda neste artigo como os influenciadores digitais fazem parte do marketing de influência e podem estar no planejamento estratégico de sua empresa. Veja também os principais critérios para escolher as melhores parcerias de influencers e conseguir convertê-las em vendas para a sua loja virtual.
Se você ficou interessado no assunto, continue aqui e acompanhe! Boa leitura.
O que é marketing de influência?
O marketing de influência é a ciência responsável na criação de vínculos com os usuários na internet. Por meio do discurso de produtores de conteúdo é possível conquistar os espectadores e fazê-los adquirir um determinado serviço ou produto que está disponível na internet.
Isso ocorre por meio de gatilhos mentais, estratégias que geram sentimentos nos usuários e fazem com que eles interajam com os conteúdos postados nas redes. Quando envolve o consumo de alguma mercadoria, a tendência é de aumentar o número de vendas (ou diminuir, a depender do sucesso da estratégia).
Essa modalidade do marketing tem resquícios nos modelos tradicionais de divulgação. Com os gatilhos mentais, também, comerciais eram produzidos na televisão e aumentavam o número de vendas nas empresas presentes. Hoje em dia, porém, isso ocorre muito mais na internet.
Qual o papel dos influenciadores digitais?
Assim, pode-se dizer que o papel dos influenciadores digitais é de porta-voz das empresas que querem conquistar mais vendas no mercado.
Por meio das redes sociais dos influencers ou da marca, produtos e serviços são apresentados durante um dia normal, no cotidiano, mostrando uma proximidade e verossimilhança com o que é divulgado.
Tudo isso, adicionado com os gatilhos mentais, aumenta o número de vendas de uma empresa e transforma-se em uma estratégia de ascensão para o empresário.
A famosa influencer Evelyn Regly, por exemplo, tornou-se embaixadora oficial da multinacional Embelleze devido à influência que tinha sobre os seus seguidores quando usava algum produto da marca. A sua opinião pública se transformou em um poder dentro da web, como também de outros influenciadores.
Planejamento estratégico: a importância da presença de influenciadores digitais
Na hora que você, empresário, estiver fazendo o planejamento estratégico de sua empresa, é fundamental separar pelo menos um pequeno espaço para a parceria com influenciadores digitais. Nos dias de hoje, quanto mais próximo do mercado digital você estiver, maior será o seu número de vendas.
Quando se trata de um e-commerce, isso se potencializa ainda mais. Além de você ter aderido à transformação digital, que previa a conversão de lojas físicas para lojas online, você precisa de divulgações que estejam nesta rede e que atraiam o público que compra pela internet.
Portanto, tenha em mente que a ajuda de divulgação realizada pelos influenciadores digitais não é uma perda de tempo, mas um investimento certo para o aumento de vendas em sua empresa virtual.
Critérios para escolher influenciadores digitais
Está decidido em investir na parceria com influenciadores digitais? Separamos, então, 3 critérios essenciais para que você, empresário, escolha os melhores influencers para a sua empresa e consiga converter essa união em vendas para a sua loja online.
Por isso, preste muita atenção! Existem pontos cruciais, que podem fazer toda diferença na hora de decidir qual a parceria certa.
Público-alvo
Em primeiro lugar você precisa entender qual o seu público-alvo e quais os influenciadores que também fazem parte deste nicho. Mesmo que você conheça figuras públicas das redes sociais que tenham bastante seguidores, se a persona que assiste aos conteúdos produzidos pelos influencer não for o mesmo, certamente não haverá uma boa conversão para o seu negócio.
Por isso, busque pela parceria com influenciadores digitais que sejam da mesma área que o seu e-commerce. Se você vende produtos de limpeza doméstica, procure pessoas que produzam conteúdos sobre casa e afins. Com essa proximidade há a verdadeira influência.
Engajamento
É muito importante também contactar pessoas que estejam nas redes sociais, mas que gerem o verdadeiro engajamento. Infelizmente existem sites de compras de seguidores, que somente preenchem os números, mas não mostram a verdadeira essência, que é interagir com o produtor do conteúdo e ter o poder de influência.
Então, na hora de fazer qualquer tipo de contrato com o influenciador, peça para que ele mostre o engajamento nas suas redes sociais (ou na rede social escolhida por você) e veja se vale a pena investir nessa parceria. A interação do público é o ponto mais importante no marketing de influência.
Representatividade
Por fim, não poderíamos deixar de falar, é claro, sobre a representatividade nas redes. Uma discussão bastante pertinente nos dias de hoje é sobre um produto que representa a busca dos consumidores também atender às opiniões deles.
Dessa forma, é primordial entender se o influenciador que você está interessado realmente faz um marketing de influência de qualidade, levando representatividade para os grupos que você atende. Se você trabalha com comidas veganas, os influenciadores digitais devem seguir a mesma linha ideológica para não haver uma quebra de expectativa no consumidor.
Conclusão
Entendemos até aqui, então, que os influenciadores digitais precisam estar no planejamento estratégico de qualquer loja virtual, visto que essa é uma profissão que trabalha primordialmente com o marketing de influência e que gera mais tráfego e vendas para uma loja parceira.
E a JN2 também pode ser sua parceira no mercado, oferecendo uma plataforma de qualidade para o seu e-commerce! Conheça as nossas soluções!
Aproveite também e veja o nosso artigo sobre Como alavancar sua loja virtual e vender mais com o Marketing Digital. Até a próxima!