Reduzir custos e aumentar a produtividade é o objetivo de muitos empreendedores. E para unir essas duas metas, investir na automação de processos no e-commerce é a melhor solução.
Afinal, contar com uma tecnologia que facilite a execução de tarefas ajuda a ganhar tempo e melhora a gestão do negócio como um todo.
Quer entender em detalhes por que investir em ferramentas de automação e como elas podem ajudar sua loja virtual? Então confira todo o conteúdo que a JN2 preparou sobre esse assunto. Vem com a gente!
Por que automatizar processos?
Não há como negar que o e-commerce não para de crescer.
Segundo dados da Compre&Confie, somente na Black Friday de 2019 o varejo online brasileiro faturou R$3,87 bilhões, um aumento de 30% com relação a 2018. Ou seja, é um resultado além das expectativas e que mostra o quanto o comércio eletrônico só cresce no Brasil.
Mas como fazer seu negócio crescer de forma saudável e atender toda essa demanda com qualidade? A resposta pode estar na automação.
Através de ferramentas e recursos tecnológicos, é possível realizar tarefas de forma automática, além de otimizar diversos outros processos. Assim, ajustes que eliminem possíveis falhas também podem ser feitos, aumentando a produtividade a longo prazo.
Confira a seguir como a automatização pode ajudar o seu negócio!
Controle de processos
Em qualquer negócio, seja qual tamanho for, podem ocorrer falhas operacionais durante a movimentação de produtos no estoque.
Para detectar tais problemas, é possível contar com o monitoramento inteligente através de softwares que realizam esse controle. Como por exemplo o tempo de duração dos produtos no estoque.
Além disso, também é possível entender melhor o comportamento do consumidor através da análise de itens que mais vendem em determinadas épocas do ano.
Backup de dados
Manter os dados operacionais de uma empresa devidamente armazenados pode ajudar a resolver falhas atuais e prevenir erros do futuro.
Vamos supor que certo produto apresentou algum problema e não pôde ser comercializado. Se esse modelo de peça tiver um cadastro armazenado no banco de dados, é possível verificar se o mesmo problema aconteceu outras vezes e como foi resolvido. A partir disso, é possível tomar decisões como trocar o fornecedor ou propor alguma melhoria na peça.
Controle de pagamentos
A automação também tem muito a ajudar na questão da segurança e controle em pagamentos de compras feitas pela internet.
Hoje a tecnologia permite que softwares financeiros façam um trabalho muito mais rápido, capaz de facilitar cobranças e mensuração de resultados.
Por meio deles, é possível enviar boletos via e-mail, cobrar clientes, além de gerar relatórios importantes para o negócio. Assim, pode-se ter o controle maior da área financeira da empresa e tomar decisões futuras baseadas nesses resultados.
Rastreamento de pedidos
A satisfação do cliente depende de um quesito muito importante da compra: a velocidade da entrega de um produto. E com a ajuda da automação, esse é mais um processo que pode levar transparência ao consumidor.
Empresas como os Correios contam com sistemas de rastreamento que localizam em tempo real onde está a mercadoria.
Lojas virtuais podem utilizar essas ferramentas de automação que fazem o rastreamento da entrega, permitindo que o cliente tenha acesso a tais informações.
Esse tipo de software de automação também ajuda a detectar possíveis problemas durante um transporte de carga, como roubo, por exemplo. Ter essa possibilidade de analisar a entrega em tempo real ajuda a tornar todo o processo mais rápido e eficaz.
Disparo de e-mail marketing e newsletters
Já falamos aqui no blog que os ChatBots são ferramentas incríveis para o automatizar o atendimento de lojas virtuais.
No entanto, outro recurso relacionado à comunicação com os clientes que também pode ser automatizado é o envio de peças de e-mail marketing e newsletter.
O e-mail-marketing é um canal de relacionamento via e-mail que acontece entre uma empresa e seus contatos de clientes. Por meio dele, é possível criar uma estratégia de campanha que contém apresentação de produtos, promoções, conteúdos exclusivos e muito mais.
Já a newsletter é um tipo de e-mail com apelo mais informativo, sem o foco em campanhas promocionais ou produtos. Por meio dela, é possível abordar diferentes assuntos, com o objetivo de estreitar o relacionamento com os clientes.
Em ambos os casos, existem ferramentas específicas que automatizam o disparo desses e-mails e ajudam a aumentar a taxa de conversão da sua loja.
Configuração de preços
Outro grande benefício da automatização no e-commerce é a possibilidade de aprimorar a atividade de precificação.
Se manter competitivo no mercado é essencial, certo?! E o preço é uma das estratégias para se destacar da concorrência. Pensando nisso, a automação no sistema de precificação permite a troca de preços de forma automática, de acordo com as tendências do mercado.
Na prática, funciona assim: se você deseja cobrar 5% mais barato no valor de um produto comparado ao seu concorrente, basta configurar a ferramenta com esse indicativo. É uma opção que pode tornar a sua oferta mais atrativa e ser o diferencial na decisão de compra do cliente.
A automação de processos no e-commerce é um caminho sem volta
Hoje é praticamente impossível citar um case de sucesso do varejo eletrônico que não aposte na automatização de processos. Como você pôde conferir acima, esse método de trabalho faz a diferença em diferentes setores de uma loja virtual e traz resultados incríveis a curto, médio e longo prazo.
E claro, uma boa plataforma de e-commerce também pode ser o diferencial para sua loja virtual se destacar no mercado. Então, para ajudar a alavancar suas vendas, conheça a Plataforma JN2! Acesse nosso site e fale com um expert para saber todos os detalhes!