Mulher em um serviço de onboarding

Possivelmente, você já sabe o quanto é vantajoso vender produtos e serviços no meio digital. Contudo, ao decidir criar sua loja virtual, o lojista precisa contar com diversos serviços complementares, para que tudo funcione perfeitamente. Por isso, podemos afirmar que o serviço de onboarding é crucial para que gestores e donos de negócios usufruam ao máximo de uma plataforma de e-commerce.

Se você ainda não conhece esse termo ou não sabe a sua importância para uma loja virtual, este texto vai te ajudar muito. A seguir, vamos falar sobre o conceito de onboarding, como funciona esse processo e os principais benefícios proporcionados por esse serviço.

Para concluir, destacaremos outro ponto fundamental para conhecimento dos lojistas; afinal, todas as plataformas de e-commerce disponíveis no mercado oferecem o onboarding para os gestores e donos de lojas online? Acompanhe nosso artigo e fique bem informado! 

O que é o serviço de onboarding?

Quando um lojista decide vender pela internet e, para isso, adquire uma plataforma de e-commerce, ele precisa saber tudo sobre ela. Afinal de contas, será nesse ambiente que quase todos os processos referentes à loja virtual serão executados, tais como cadastro de produtos e informações sobre eles, meios de pagamento, logística de entrega, além de outros procedimentos de gestão do e-commerce.

Para que os gestores e donos de lojas virtuais conheçam e executem com maestria todas essas atividades, é que existe o onboarding. Esse serviço contempla uma série de práticas e treinamentos que têm como objetivo ensinar o lojista a usar, da melhor forma possível, a plataforma de sua loja online.

Também conhecido como implantação, o onboarding contribui para que gestores conheçam mais a fundo todos os processos da plataforma, podendo extrair dela inúmeros benefícios. Com isso, uma loja virtual pode obter bons resultados de forma mais rápida, uma vez que os comerciantes já terão conhecimento suficiente para operar a plataforma e aproveitar todas as suas vantagens.

Como funciona esse processo?

Geralmente, o serviço de onboarding tem início logo após a venda ser concluída pelo time comercial. A partir daí, a equipe de onboarding começa um relacionamento com o lojista que pode durar semanas, a depender do conhecimento prévio que o empresário tenha com relação à plataforma e ao uso de tecnologias de maneira geral.

Durante esse período, são realizados diversos treinamentos, em que os gestores aprendem a usar a plataforma e conhecem vários processos. Algumas empresas que oferecem esse serviço ficam totalmente à disposição do lojista, esclarecendo pontos que não ficaram tão claros nos treinamentos.

Isso é fundamental para que os gestores permaneçam tranquilos e aprendam com calma todos os procedimentos. Nesse momento, é comum haver muitas dúvidas sobre como tudo vai funcionar (e funcionar bem), e o ideal é que os lojistas contem com serviços que proporcionem essas vantagens.

Quais são os principais benefícios do serviço de onboarding?

Uma vez esclarecidos o conceito e como funciona o onboarding, precisamos falar sobre os vários benefícios que esse serviço oferece ao lojista. Inclusive, já citamos algumas dessas vantagens no decorrer deste artigo, mas agora vamos detalhar um pouco mais.

Aprendizado sobre as melhores formas de usar a plataforma

Um grande benefício trazido pelo serviço de onboarding é o aprendizado sobre a plataforma de e-commerce. Durante os vários treinamentos realizados, você aprende cada detalhe e as melhores maneiras de usar o sistema, administrando com sucesso a loja online.

Outra grande vantagem nesses aprendizados é que, dependendo da plataforma que você contratar, os treinamentos são gravados, servindo para consultas posteriores. Assim, você tem à disposição um excelente material que pode ser consultado a qualquer momento, tirando suas dúvidas e te ajudando na gestão do seu e-commerce.

Acompanhamento próximo, feito por profissionais capacitados e prontos para fazer o seu negócio decolar

É claro que a vantagem que falaremos agora dependerá muito de qual serviço você vai contratar para sua loja virtual. Isso porque existem empresas que desenvolvem plataformas de e-commerce e oferecem o serviço de onboarding junto, colocando à disposição do lojista um time de profissionais altamente capacitados

Portanto, pesquise bem na hora de escolher a sua plataforma. Esses profissionais, mencionados no parágrafo anterior, fazem um acompanhamento bem próximo ao lojista, indicando as melhores soluções para o seu negócio. Afinal, sabemos que o início de uma operação requer muitos cuidados e orientações, e você não precisa ficar sozinho nessa etapa, certo?

Esclarecimento de todas as dúvidas que você tiver, referente à plataforma, em qualquer momento

Além dos períodos em que os treinamentos são realizados, o serviço de onboarding de algumas plataformas oferece um suporte ainda mais completo para o lojista. Isso quer dizer que, mesmo em outros momentos (fora dos horários de treinamentos), você pode entrar em contato com a equipe de onboarding para tirar alguma dúvida ou solicitar qualquer esclarecimento.

Contar com esse tipo de serviço é essencial para os gestores e donos de lojas virtuais, uma vez que sabemos que dúvidas podem surgir a qualquer momento e, muitas vezes, uma resposta rápida pode fazer toda a diferença. Tudo isso sem falar da satisfação em saber que existem profissionais preocupados com o seu e-commerce e prontos para fazer o melhor por ele.

Flexibilidade na realização dos treinamentos

Mais uma grande vantagem que o onboarding traz para os empresários é a flexibilidade na realização dos treinamentos. Isso porque, no caso de algum imprevisto durante o período de capacitação, existem empresas que flexibilizam bastante para o comerciante, permitindo que ele suspenda os treinamentos e retome quando o problema tiver sido resolvido.

Afinal, sabemos que imprevistos podem acontecer e, em alguns casos, é preciso um tempo maior para resolvê-los. Novamente, procure contratar uma empresa que também conte com esse diferencial em seu serviço de onboarding.

Todas as plataformas de e-commerce oferecem o serviço de onboarding?

Para finalizar o nosso artigo, é fundamental que você, gestor ou dono de loja virtual, fique bem atento com relação ao que vamos abordar agora. Neste texto, falamos sobre como é importante o onboarding, e as vantagens para o e-commerce que conta com esse serviço. Contudo, você precisa saber que nem todas as plataformas de lojas virtuais disponíveis no mercado contam com o serviço de onboarding.

Na verdade, infelizmente, é comum encontrarmos empresas que vendem a plataforma e a entregam ao lojista, para que ele se vire e aprenda, sozinho, a manuseá-la. Isso acontece sem qualquer tipo de suporte por parte das empresas, dificultando bastante a vida do comerciante. Existem outras, no entanto, que até oferecem o onboarding, mas cobram um valor a parte pelo serviço.

Mas ainda bem que, diferente dos exemplos anteriores, existe a JN2 E-commerce Expert. Na JN2, além de adquirir uma plataforma com a tecnologia Magento 2 (a melhor e mais usada no mundo), o lojista conta com o serviço de onboarding incluído, com todos os benefícios que elencamos neste texto — e muitos outros!

Portanto, não perca seu tempo com empresas que se preocupam apenas em vender e não dão o menor valor ao seu e-commerce. Conte com a JN2 e tenha o apoio bem próximo de profissionais que querem e farão de tudo para alavancar a sua loja virtual!

Quer saber como aproveitar tudo isso e ter à disposição o melhor serviço de onboarding? Fale agora mesmo com um de nossos especialistas e tenha sucesso em seu negócio!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *