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Conheça os 7 pilares do e-commerce e aplique-os em seu negócio

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Para ter sucesso no comércio eletrônico e obter grandes vendas, os empresários precisam entender alguns pontos essenciais que envolvem a operação de uma loja online. Entre eles, estão o que chamamos de pilares do e-commerce, pois constituem a base para que o seu negócio prospere e ganhe cada vez mais clientes.

Se você não conhece esses pilares do e-commerce e não sabe como aplicá-los em sua loja, a leitura deste texto será de vital importância para o futuro da sua empresa. Isso porque vamos mostrar, de forma prática e bastante didática, o que seu e-commerce precisa para crescer forte, estável em todas as etapas e o que é melhor: gerando uma experiência única e agradável para seu cliente. 

Acompanhe!

Os 7 pilares do e-commerce

Para que sua loja virtual trabalhe em alta performance e seja bem avaliada pelos usuários, todos estes sete pilares precisam ser construídos de forma conjunta. De nada adianta fazer com que apenas alguns funcionem, e se esquecer dos demais; dessa forma, o objetivo não será atingido e sua loja perderá boas oportunidades de vendas.

Quer saber quais são os sete pilares do e-commerce? Confira a seguir!

1. Tecnologia 

Como o assunto principal deste artigo diz respeito à base para um e-commerce de sucesso, nada melhor do que começarmos falando sobre a tecnologia. Isso porque todos os processos que envolvem a operação de sua loja virtual precisam funcionar tendo a tecnologia como grande aliada.

Por isso, esta etapa passa pelo uso de uma boa plataforma de e-commerce para a sua loja online. Pensar em soluções robustas, que fazem com que o consumidor navegue por todas as páginas e conclua uma compra sem problemas, será um grande diferencial para o seu negócio.

Portanto, ao levar seu comércio para o mundo digital, lembre-se de escolher uma plataforma com inúmeros recursos que contribuirão para a evolução do seu e-commerce.

2. Qualidade do produto ou serviço

Uma vez definida a plataforma com a qual você trabalhará, chega a vez de outro importante pilar do seu negócio online: o seu produto ou serviço. É preciso que você preze pela qualidade em todas as etapas e mostre isso para o cliente, principalmente para transmitir segurança durante a compra.

Se o seu produto ou serviço tiver importantes concorrentes no mercado, é necessário trabalhar com diferenciais que façam sua mercadoria ganhar relevância perante o público. Por isso, faça pesquisas e compreenda quais os pontos que podem ser melhorados.

Outro fator que merece destaque, e que ajuda bastante o seu produto, é a qualidade da imagem usada no site. Quando o usuário compra pela internet, ele precisa enxergar sua mercadoria o mais próximo possível da realidade. Portanto, utilizar fotos de qualidade, além de vídeos, que consigam transmitir como é o seu produto, evitará surpresas para o consumidor quando o item chegar à sua casa. 

3. Público

Você conhece o seu público? Sabe sobre suas preferências, necessidades e desejos? Entender o consumidor que busca pelo seu produto ou serviço é crucial para elaborar planos que façam sua loja chegar até ele.

Uma boa opção, e já muito usada por empresas, é criar uma persona para entender melhor os seus clientes. Trata-se de uma representação fictícia do seu consumidor ideal, mas baseada em dados reais, a fim de nos fazer compreender o comportamento e outras características importantes do cliente.

Criando uma persona para o seu negócio, é possível fazer planejamentos em cima do que o seu consumidor ideal procura. Além disso, essa estratégia faz com que saibamos, também, suas preferências no ambiente digital, tais como:

  • em quais redes sociais ele está mais presente;
  • onde procura por produtos e serviços;
  • por quais meios ele se informa no dia a dia;
  • se costuma fazer muitas compras em lojas online;
  • quanto tempo por dia, em média, ele passa na internet;
  • entre outras.

Ao compreender esses hábitos de seus clientes, você saberá o que deve fazer (ou não fazer) para chegar até eles e atraí-los, resultando em boas chances de vendas.

4. Marketing digital

O poder do marketing digital é cada vez maior. Atualmente, é muito difícil manter uma boa média de vendas sem fazer uso dessa importante ferramenta. Por isso, investir em marketing digital tornou-se quase uma obrigação para os lojistas que querem alcançar o sucesso.

São inúmeras as estratégias que podem ser realizadas para fazer bom uso dessa técnica, como a criação de conteúdos relevantes para as redes sociais; produção de blog posts; produção de vídeos; além de outros métodos para fortalecer sua marca nos canais em que seu público está.

Contudo, lembre-se de criar conteúdos diversificados, focando em outros pontos que não sejam apenas propaganda. Procure mostrar para o seu cliente a boa experiência que ele terá ao usar seu produto, além de outros benefícios referentes ao universo que envolve o que você vende.

5. Pagamento

Outro pilar fundamental para o sucesso de um e-commerce, sem dúvida alguma, é o sistema de pagamentos da sua loja virtual. Aqui, mais uma vez entra a tecnologia como um grande diferencial, pois a plataforma usada precisa oferecer condições para que o cliente pague a compra sem maiores dificuldades.

Por isso, disponibilizar uma página de checkout transparente e otimizada, pronta para atender de forma rápida e eficiente ao usuário, trará ótimos resultados para a sua loja. Além disso, contribuirá efetivamente para diminuir a taxa de abandono de carrinho, que ocorre muito nesta etapa da compra principalmente pela dificuldade de alguns e-commerces manterem estáveis os seus sistemas.

Lembre-se: o consumidor digital quer agilidade e praticidade. Investir nisso significa agradar ao seu público, que terá uma ótima percepção da sua marca e, com certeza, voltará para comprar.

6. Logística de entrega

Você pode oferecer uma ótima experiência de compra ao usuário, facilitar processos, investir na qualidade das imagens dos produtos, entre outras ações. Contudo, de nada adiantará se a entrega da mercadoria não ocorrer conforme o combinado com o cliente.

Ele ficará insatisfeito e reclamará com a sua loja, e não com a transportadora. Por isso, tenha parceiros, para esta etapa, que cumpram prazos e trabalhem de forma responsável. Existem plataformas de e-commerce que possuem integrações com várias transportadoras no país, facilitando bem esse processo.

Cuide também da embalagem do produto, para que a mercadoria seja entregue sem qualquer dano. 

7. Atendimento ao cliente

Sua loja atende bem ao consumidor? Este é um pilar que precisa estar presente em todas as etapas de compra em um e-commerce, inclusive um atendimento proativo. Pra que esperar o cliente reclamar de algo ou buscar alguma informação complementar, se você já pode adiantar esse procedimento?

Por isso, mantenha sempre uma comunicação efetiva com o seu público. Por telefone ou pelas redes sociais, ou por qualquer outro canal, certifique-se de que ele está sendo bem assistido.

Além disso, oriente seus colaboradores para que prestem um atendimento humanizado, personalizado e que mostre ao comprador, de fato, que a empresa se preocupa com ele. Dessa forma, ele se sentirá mais seguro e confiante com relação à sua loja e ao que está comprando, se tornando um cliente fiel e um bom promotor da sua marca.

E então, gostou de conhecer os sete pilares do e-commerce? Não perca mais tempo e aplique-os já em sua loja online! A JN2 pode te ajudar nesse processo, por meio da sua nova plataforma: a Boost Commerce. Desenvolvida a partir da tecnologia Magento 2, ela possui todos os recursos necessários para turbinar suas vendas!

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