As empresas precisam estar atentas às novas tendências do mercado virtual. Mesmo que os produtos e serviços sejam tradicionais, por exemplo, é fundamental entender que vivemos em uma nova era e que se adequar às estratégias de vendas é uma maneira de se destacar entre os concorrentes. Por isso, hoje vamos discutir sobre o que é funil de vendas e como isso pode te ajudar.

Você já ouviu falar sobre essa expressão? Entenda o que é ela e a relação com a crescente do mercado virtual, além de como fazer a nutrição dos leads (um conceito dessa estratégia) e o que é funil de vendas de fato. 

Ficou curioso? Então, continue aqui e acompanhe o nosso artigo! Boa leitura. 

Comércio virtual: uma crescente no mercado

O crescimento do comércio eletrônico foi bastante explícito em 2020. Segundo pesquisas, somente neste ano de referência houve um aumento de 47% na abertura de novos comércios virtuais, sendo o maior número em duas décadas. Isso reflete diretamente no crescimento de consumidores na internet, uma nova tendência do mercado. 

O comportamento dos usuários nessa modalidade é uma segmentação muito importante. Quanto mais conhecimento eles tiverem sobre o produto/serviço, maiores serão as chances de você realizar uma promoção e o consumidor adquirir. Por isso, é extremamente importante entender em qual nível de entendimento este público se encontra. 

Essa delimitação de personas, cenário e conhecimento é a resposta para “o que é funil de vendas”. 

Como fazer a nutrição de leads?

Já que estamos tratando da crescente de  comércios eletrônicos no mercado, não poderíamos deixar de falar sobre as estratégias do marketing digital para e-commerces. 

Uma metodologia bastante interessante e que as pessoas sempre veem quando buscam o que é funil de vendas é a nutrição de leads.  Esta é uma forma de enviar conteúdo de maneira automatizada para os usuários que demonstraram interesse por um produto ou serviço.

Mas, existem variações para entender sobre esse público e saber como agir diante da demonstração de interesse. Por isso, veja como funciona:

Suspect

Em primeiro lugar temos o suspect. Essa é uma etapa em que o usuário cede alguma informação pessoal como nome, e-mail ou telefone, mas não é definitivamente um lead qualificado e nem mesmo possui chances de se tornar um prospect de sua empresa.

Muitas vezes, eles apenas buscam o download de um ebook sem terceiras intenções com a aquisição de uma mercadoria de seu negócio e não se qualificam para as outras etapas. 

Prospect

Em contrapartida, quando uma pessoa entra no seu site e demonstra verdadeiro interesse em adquirir um serviço buscando mais informações e acessando páginas que realmente sejam de vendas, este é um prospect.

Nessa etapa, é possível qualificar o lead para que ele consuma algo de sua loja online e para que crie um verdadeiro vínculo com o seu negócio. 

Lead

Por fim, o lead é a pessoa que já está alinhada com a sua empresa e que realmente está com intenções de comprar algo dela. Isso não significa necessariamente que ela vá adquirir, pois existem inúmeros fatores situacionais que podem atrapalhar. 

Porém, esta é a etapa mais próxima da conversão de um simples usuário para um consumidor de sua loja virtual. 

O que é funil de vendas e como fazer?

Agora que a gente já entendeu uma das estratégias possíveis de se aplicar e entender o usuário na internet, vamos nos aprofundar sobre o que é funil de vendas e como essa prática se divide no marketing digital (entre muitos outros métodos).

Por isso, tire um tempinho para pegar uma caneta e um papel, pois todas as informações a seguir são extremamente importantes! 

Topo

O conteúdo de topo de funil é aquele mais generalista, que busca mostrar um top 10 de melhores serviços e produtos, especificações básicas de uma mercadoria e demais informações que não sejam tão aprofundadas e que tenham uma persona mais abrangente. 

Podemos dizer que essa é a parte mais simples, mas que carrega dados certeiros, que podem conquistar o lead e fazer com que ele busque mais informações sobre o produto que deseja comprar. Blogposts e postagens de redes sociais fazem parte dessa etapa.

Meio

O meio de funil já é um pouco diferente do que vemos no topo. Aqui o conteúdo é destinado para pessoas que já entendem mais sobre o assunto e querem saber informações mais precisas, que mostrem diferenciais nas mercadorias comercializadas por uma empresa.

Este é o momento ideal para você oferecer um ebook e fazer aquela promoção de sua empresa. É importante salientar que o material precisa ser completo, pois caso você entregue um guia de baixa qualidade, muito provavelmente o lead terá más impressões de seu negócio. 

Fundo

Os conteúdos de fundo de funil são os mais valiosos e que vão realmente converter o lead em consumidor de sua empresa. Aqui entregamos infográficos, e-mail marketing, além de outras estratégias que são completamente redirecionadas para o usuário e que mostram informações minuciosas, que tiram todas as dúvidas de um possível comprador.

Podemos dizer que essa é a última etapa antes do lead realmente virar um cliente de sua empresa.

Consciência do consumidor X funil de vendas

Na hora de pensar o que é funil de vendas, então, é preciso associar diretamente com a consciência do consumidor. Quanto mais antenado e entendido com as informações do produto/serviço, maiores são as chances de ter uma venda de sucesso. Mas é importante lembrar que o público precisa estar bem segmentado. 

Portanto, para você entender de vez como anda a consciência do usuário e em qual etapa ele se encontra, fizemos uma pequena listinha para que entenda melhor sobre o funil de vendas. Confira:

  • Exposição: topo de funil, muito provavelmente ainda está em uma nutrição ainda não qualificada, suspect;
  • Descoberta: topo de funil, quando o lead encontra algo que o interessa e muda para nutrição qualificada, prospect;
  • Conversão: meio de funil/fundo de funil, momento que o lead decide comprar o seu produto e busca meios para isso;
  • Consideração: fundo de funilinal, quando o usuário se sente próximo da empresa devido algum fator e sente-se representado;
  • Tomada de decisão: fundo de funil, quando o usuário se transforma em verdadeiro consumidor da empresa;
  • Fidelização: fundo de funil, momento em que o consumidor vê a sua personalidade representada pela empresa e sempre a procura;
  • Satisfação: fundo de funil, instante em que ele se sente completamente satisfeito e indica para outras pessoas.

Conclusão

Para você que chegou até aqui, vimos então sobre o que é funil de vendas e a importância desse método para ajudar uma loja virtual. Se você está pensando em abrir um e-commerce, entenda que as estratégias de marketing digital são fundamentais neste momento.

Por isso, aproveite para baixar o nosso ebook “Como abrir uma loja virtual” e conhecer todos os passos primordiais para transformar o seu negócio em sucesso no mercado!

JN2

Tenha tudo na melhor plataforma de e-commerce do mundo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *