Imagem de uma pessoa trabalhando na produção de um site

Você sabia que a velocidade do site é um dos principais fatores para que um e-commerce aumente suas vendas e tenha sucesso? Por meio de um site rápido e com boa navegabilidade, os lojistas conseguem aumentar suas taxas de conversão e fidelização de clientes. Além disso, podem obter ótimas classificações nos mecanismos de pesquisas.

Se levarmos em conta as mudanças ocorridas recentemente no Google, a velocidade com que um site carrega suas páginas tornou-se ainda mais importante para que uma marca fique bem posicionada no buscador. Além disso, trata-se de uma enorme vantagem competitiva para as empresas que investem em um site rápido e satisfatório para os usuários.

Se você quer entender melhor por que a velocidade do site é tão importante para o seu negócio, está no lugar certo! Neste texto, falaremos sobre o assunto, além de dar dicas fundamentais para melhorar a velocidade do seu site e, como consequência, aumentar as vendas! Acompanhe!

Entendendo a importância da velocidade do site

Para que a gente entenda melhor como a velocidade de um site influencia diretamente no sucesso de um e-commerce, vamos analisar alguns fatores. A seguir, destacamos três principais pontos que podem nos auxiliar a compreender por que dedicar esforços a esse aspecto do site.

Fidelização de clientes

Muito provavelmente, você já deve ter ouvido a seguinte frase: “É bem mais fácil e barato fidelizar os atuais clientes do que conquistar novos”. De fato, trata-se de uma grande verdade, e a velocidade do seu site interfere diretamente nas próximas decisões de compra do consumidor já fidelizado.

Isso porque seus clientes terão menor intenção de recompra se estiverem insatisfeitos com a experiência anterior, sobretudo com relação ao tempo de carregamento das páginas. Portanto, sua loja virtual só terá um bom volume de consumidores recorrentes caso o seu site ofereça boa velocidade de navegação.

Afinal, se a sua primeira experiência no site de uma loja for satisfatória, com boa navegabilidade e rapidez, por que não comprar ali novamente? E tudo isso sem falar na propaganda “gratuita” que os clientes fidelizados podem fazer para seu negócio. Isso inclui a indicação de amigos e familiares para comprarem em seu e-commerce.

Maiores taxas de conversão

Quando se tem um site de compras rápido, é evidente que sua taxa de rejeição seja mais baixa, e a de conversão mais alta. Segundo o Google, se você melhorar um segundo na velocidade do site, pode obter um aumento nas conversões de até 27%, referente a dispositivos móveis. 

E se considerarmos que 70% dos consumidores realizam suas compras por meio de dispositivos móveis, essa melhoria na velocidade do site torna-se ainda mais importante. 

Melhor classificação nas pesquisas do Google

Possivelmente, você já sabe que obter classificações mais altas nos mecanismos de busca, como o Google, é fundamental para que seus clientes descubram o seu negócio. Ainda falando sobre o Google, esse buscador usa a velocidade de um site como um dos principais critérios para sua classificação nas pesquisas realizadas.

Isso ocorre porque o Google quer sempre oferecer o melhor para seus usuários. Quando fazemos uma pesquisa nesse buscador, geralmente queremos resolver algum problema ou solucionar uma dor. E o Google, sabendo disso, mostra em seus primeiros resultados as empresas que de fato podem oferecer boas respostas aos usuários, com informações precisas e, claro, boa navegabilidade.

Portanto, os sites mais rápidos, que oferecem uma experiência satisfatória para os consumidores, têm classificações mais altas no Google. O resultado disso são cada vez mais compradores encontrando o site da sua loja e conhecendo o seu negócio.

O que fazer para melhorar a velocidade do seu site

Sabemos agora, portanto, os principais motivos pelos quais devemos ficar atentos e investir em uma boa velocidade para o site. A seguir, vamos abordar outro ponto importante, que são algumas orientações do que você deve fazer para melhorar a velocidade de carregamento das suas páginas e, com isso, aumentar suas vendas. Confira!

Analise a velocidade atual do seu site de compras

Antes de começar a agir, buscando melhorias significativas na velocidade do seu site, é preciso que você entenda como está o cenário atual do seu e-commerce. E o ponto de partida para fazermos isso é analisarmos a velocidade real das suas páginas e o que elas estão entregando para os usuários.

Após compreendido isso, será possível observar em que nível a sua página está e o que precisa ser feito para melhorar o desempenho. Por mais que ela esteja funcionando de forma satisfatória, sempre há pontos que podemos aperfeiçoar e, consequentemente, entregar resultados melhores para o público.

Atente-se ao tamanho das fotos e vídeos das páginas

Ao fazer a análise que mencionamos no tópico anterior, é essencial que você não se esqueça de observar o tamanho das fotos e vídeos de todas as páginas. Sabemos que, em se tratando de um site de compras, a presença de imagens e outros recursos é fundamental para as conversões, mas é preciso ter cuidado.

Isso porque muitos lojistas adicionam fotos e vídeos dos produtos sem observarem o formato mais apropriado, o tamanho e resolução das imagens, entre outros pontos importantes. O resultado disso é uma grande demora para a página carregar, causando enorme insatisfação nos usuários que, na maioria das vezes, desistem da compra.

Por isso, reúna sua equipe, converse com seu designer ou com outro profissional que possa te ajudar nessa área e faça os ajustes necessários. Você verá como a velocidade do site aumentará bem depois dessas alterações.

Monitore frequentemente a velocidade do site e repita alguns procedimentos 

Após analisar a velocidade atual do seu site e promover melhorias que possam proporcionar uma boa navegabilidade para os usuários, é crucial que se faça monitoramentos constantes do site. Isso porque alguns itens da sua loja virtual serão modificados com certa frequência, como o cadastro de novos produtos, lançamento de promoções, novos vídeos etc..

Dessa forma, todas essas alterações podem influenciar na velocidade do seu site, sendo necessária a repetição de alguns procedimentos para obter, novamente, boas taxas de navegação. Portanto, defina períodos para fazer esses monitoramentos e mantenha o seu e-commerce sempre com uma boa velocidade no carregamento das páginas.

Trabalhe com uma plataforma de e-commerce que te auxilie nesses processos

Certamente um dos pontos mais importantes, e que mais contribuem para uma ótima velocidade do site, é contar com uma boa plataforma de e-commerce para auxiliar nesses processos. Afinal, de nada adianta tentar fazer mudanças para melhorar a performance das suas páginas, se a plataforma com a qual você trabalha for engessada e com poucas possibilidades.

Por isso, se a sua atual plataforma não permite que você realize um trabalho eficiente, ágil e com resultados, é hora de trocar para uma mais tecnológica e robusta. Atualmente no mercado, existem empresas que oferecem soluções inovadoras, com possibilidades de integração a diversos outros recursos que otimizam bastante o seu trabalho e, de fato, auxiliam na velocidade do seu site.

Esperamos que tenha compreendido por que a velocidade do site é fundamental para o sucesso do seu negócio. Neste artigo, mostramos alguns fatores que são influenciados pela velocidade das suas páginas, além de darmos dicas importantes para você agir o quanto antes e promover melhorias em seu site de compras.

E sobre a nossa última dica, saiba que a plataforma da JN2 é considerada uma das mais completas e tecnológicas do mercado. Desenvolvida em Magento 2, ela permite que você personalize a sua loja virtual da maneira que quiser, além de possibilitar inúmeras integrações para o sucesso do seu e-commerce. Inclusive, com ótimas ferramentas para otimização de imagens e melhorias no desempenho do seu site.

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