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7 dicas para aumentar as vendas no Dia dos Pais

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Filha entregando presente para o seu pai

Uma das datas mais importantes para o varejo está chegando, e muitos lojistas já começaram os preparativos em seus e-commerces. Afinal, quem não quer aumentar as vendas no Dia dos Pais, não é mesmo? Contudo, para ter sucesso nessa data, é fundamental que gestores e donos de negócio se planejem e elaborem estratégias que, de fato, chamem a atenção dos consumidores.

Considerando que teremos neste ano mais um Dia dos Pais em meio à pandemia de Covid-19 embora a maior parte do comércio físico já esteja funcionando —, grande parte dos consumidores farão suas compras pela internet. Portanto, trata-se de uma ótima chance de turbinar suas vendas e obter um bom faturamento.

Para ajudar sua loja virtual a vender muito, vamos apresentar um conteúdo bem interessante e com dicas imperdíveis para você aumentar as vendas no Dia dos Pais. Acompanhe nosso texto e saiba o que fazer para conseguir bons números nesta data!

O Dia dos Pais em 2020

Antes de começarmos com as nossas dicas para os lojistas, é importante destacarmos como foi o Dia dos Pais no ano passado. Em 2020, de acordo com a Social Miner, em parceria com a Clearsale, Octadesk e Opinion Box, o volume total de pedidos em lojas virtuais cresceu 123%. Isso equivale a 6,21 milhões de pedidos feitos entre os dias 25/07/2020 e 09/08/2020.

Além disso, houve também um crescimento de 112% no faturamento das transações realizadas por cartão de crédito, o que equivale a R$ 2,75 bilhões. Já o ticket médio dos presentes comprados foi de R$ 439. Esses números deixaram evidente que, mesmo com a flexibilização da quarentena em muitos estados, as vendas online seguiram em alta.

Ainda com relação ao levantamento realizado em 2020, foi constatado que 7,6% dos consumidores já haviam comprado na mesma loja virtual no ano anterior. Isso mostrou a importância de um trabalho bem feito e capaz de fidelizar clientes, fazendo com que eles voltem sempre a comprar de seu e-commerce.

Como aumentar as vendas no Dia dos Pais

Da mesma forma que o ano de 2020 trouxe números expressivos para o mercado de e-commerce, este ano não deve ser diferente. Contudo, o lojista precisa fazer sua parte, uma vez que seus concorrentes também estão procurando meios de se destacar nesta data. 

Por isso, vamos te dar uma boa ajuda e destacar, a partir de agora, sete dicas para sua loja virtual aumentar as vendas no Dia dos Pais. Confira! 

1 – Prepare-se para o aumento da demanda

Uma das principais medidas que gestores e donos de negócio devem tomar quando se aproxima uma data sazonal, como o Dia dos Pais, é preparar a loja para o aumento da demanda. Por isso, fazer um planejamento sólido e levando em consideração esses fatores será de vital importância para ter êxito nesta data.

Então, planeje seu estoque e estruture toda a sua logística para que isso não se torne um problema para seu e-commerce. Uma boa dica é analisar os dados referentes ao Dia dos Pais do ano passado, para que você tenha uma noção do número de pedidos feitos e o quanto aumentou a demanda naquela ocasião.

Assim, você terá toda uma estrutura preparada para absorver um grande número de pedidos, com eficiência, segurança e agilidade no trabalho. Capriche no serviço prestado aos consumidores, pois isso será crucial para fidelizá-los e tê-los sempre por perto.

2 – Pesquise e compreenda o perfil dos seus consumidores

Pesquisar e entender o perfil dos consumidores que poderão comprar da sua loja virtual nesta data é muito importante. Isso porque, com essas informações, você poderá direcionar suas campanhas para o público certo, utilizando uma comunicação mais direta e eficaz.

Apesar de ser o Dia dos Pais, trata-se de uma data em que, geralmente, filhos e esposa é que vão às compras. Portanto, é uma oportunidade e tanto de criar meios para proporcionar uma ótima experiência para esses públicos, fazendo com que eles se lembrem de sua marca não somente em datas sazonais, mas durante todo o ano.

3 – Personalize o site da sua loja virtual

O visual do seu site de compras é o cartão de visita da sua loja virtual. Por ser, geralmente, o primeiro contato do consumidor com a sua marca, é fundamental que você utilize um layout bastante atrativo e que, de fato, chame a atenção dos usuários.

Para isso, use a criatividade e invista em decorações, imagens e temas condizentes com o Dia dos Pais. Procure combinar as ilustrações com os textos das páginas, de modo que impacte o cliente e o deixe no clima da data em questão.

Além disso, use também pop-ups e banners destacando eventuais promoções e descontos que sua loja esteja oferecendo. Personalizando o site da sua loja virtual e o deixando bem atrativo, os usuários já ficam com uma ótima impressão logo que acessam a sua página. E isso, certamente, contribui bastante para a efetivação de uma compra.

4 – Dê atenção especial a produtos com alto potencial de vendas

Os consumidores estão cada vez mais dispostos a investir em presentes no Dia dos Pais. Uma prova disso foi que, em 2020, conforme citamos, o ticket médio dos produtos vendidos em e-commerce nessa data foi de R$ 439. Por isso, o lojista deve fazer bom uso dessa informação e criar estratégias para produtos com alto potencial de vendas.

Uma boa ideia é identificar os itens da sua loja virtual que possuem boas chances de vendas no Dia dos Pais e que sejam, evidentemente, compatíveis com a ocasião. Por exemplo, se o seu comércio eletrônico vende produtos voltados a cuidados pessoais, evidencie cremes de barbear, loções e perfumes; se vende sapatos, dê destaque a modelos masculinos em seu site.

Não importa o segmento; sempre é possível encontrar produtos com grande potencial de vendas e que tenham a ver com a data em questão, no caso o Dia dos Pais. Faça isso e aumente as chances de ter um bom faturamento!

5 – Crie estratégias para trazer de volta clientes que já compraram em sua loja virtual

Clientes que já compraram da sua loja online em outras épocas já conhecem a sua marca e a qualidade dos seus produtos, certo? Então, que tal ir atrás desses consumidores e convidá-los para aproveitar a campanha do Dia dos Pais em seu e-commerce?

Você pode selecionar clientes que compraram não somente no Dia dos Pais do ano passado, mas em outras datas relevantes como Dia das Mães, Black Friday e Natal. A partir daí, incentive-os a acessarem o site da sua loja virtual e conferir as ofertas do Dia dos Pais. Para motivá-los ainda mais, ofereça cupons de desconto e outras condições especiais.

Dessa forma, há grandes chances de eles se sentirem especiais com seu convite e voltarem a comprar na sua loja virtual. Pense nisso!

6 – Faça um planejamento para que a logística de entrega do seu e-commerce funcione sem erros

Em datas comemorativas, os consumidores compram presentes com o objetivo de que cheguem aos seus destinos até a data proposta. Se uma loja virtual falhar nesse momento, com atrasos ou outros erros que podem prejudicar as entregas dos produtos, a imagem do e-commerce será bastante afetada, pode ter certeza.

Para que erros assim não aconteçam e afetem todo o seu trabalho, faça um bom planejamento para que sua logística de entrega funcione de forma eficiente e ágil. Mantenha as informações referentes a prazos e valores de frete sempre atualizadas em seu site, para que depois você tenha como argumentar no caso de alguma reclamação sem fundamento.

Se possível, surpreenda seu cliente! Tente entregar o produto antes do prazo estipulado, o que certamente vai causar uma ótima impressão sobre seus serviços. O momento da entrega é fundamental, sobretudo para fidelizar o cliente e fechar com chave de ouro a jornada de compra.

7 – Conte com uma boa plataforma de lojas virtuais para pôr em prática todas essas práticas

Para encerrar as nossas dicas, aqui vai uma das principais, não somente para datas sazonais, mas para o perfeito funcionamento do seu e-commerce durante todo o ano. Conte com uma boa plataforma para sua loja virtual, em especial que contenha funcionalidades capazes de facilitar seu trabalho no dia a dia e aplicar ações como as dicas que acabamos de listar.

Com uma boa plataforma de e-commerce, seu trabalho será otimizado de maneira considerável, uma vez que ela possibilitará importantes integrações com os mais variados recursos, como:

  • logística de entrega;
  • formas de pagamento;
  • ferramentas para marketing digital;
  • ERPs para melhor gestão da loja virtual;
  • marketplaces;
  • entre muitos outros.

Assim, aplicar estratégias em datas comemorativas, como o Dia dos Pais, se tornará muito mais fácil e com resultados muito melhores para sua loja virtual. Portanto, invista em uma excelente plataforma de e-commerce e aumente suas vendas!

Esperamos que tenha gostado das nossas dicas para aumentar as vendas no Dia dos Pais. Você sabia que a JN2 oferece aos lojistas uma plataforma robusta, completa e ainda com o suporte de grandes especialistas para te auxiliar em todas as etapas do seu projeto? 

Desenvolvida em Magento 2, a melhor tecnologia do mundo para lojas virtuais, a plataforma de e-commerce da JN2 conta com inúmeras funcionalidades já integradas, prontas para serem usadas. Quer saber como aproveitar tudo isso? Fale agora mesmo com um de nossos especialistas e aumente bastante as suas vendas!

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