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Datas comemorativas do 2º semestre: quais são e como preparar seu e-commerce para elas?

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Datas comemorativas do 2º semestre

As vendas no comércio eletrônico continuam a todo vapor. Depois de um 2020 com alta nos números, e um primeiro semestre de 2021 seguindo essa tendência de crescimento, os lojistas já estão de olho nas datas comemorativas do 2º semestre. Afinal, quais são elas e como se preparar para fazer bonito nessas ocasiões?

Para auxiliar os donos de lojas virtuais e gestores de e-commerce, vamos destacar neste artigo quais são as principais datas comemorativas do varejo neste segundo semestre. Você verá que três, das principais datas do ano, estão neste período, aumentando bastante as expectativas de faturamento dos lojistas.

Além disso, vamos ressaltar também como você deve se preparar para ter sucesso nas datas comemorativas do segundo semestre. Acompanhe nosso texto, informe-se e tenha boas vendas!

Dia dos Pais

A primeira grande data deste segundo semestre é o Dia dos Pais, comemorado, em 2021, no dia 8 de agosto. Mais uma vez, celebraremos essa data em meio à pandemia de Covid-19, o que certamente contribuirá para um número expressivo de vendas pela internet. Contudo, independentemente disso, a verdade é que o comércio eletrônico seguirá em alta, mesmo após a pandemia.

De acordo com uma recente pesquisa divulgada pelo site E-commerce Brasil, 72% dos consumidores pretendem continuar comprando em lojas virtuais após a reabertura de lojas físicas. E o fato de termos um grande número de lojas físicas já em funcionamento, não deve interferir em nada nas compras do Dia dos Pais.

Portanto, é fundamental que o lojista faça sua parte e realize campanhas e promoções criativas para chamar a atenção do público nesta data. Além disso, é preciso também pensar em estratégias que farão o seu negócio se destacar frente à concorrência. 

Não perca esta grande oportunidade para faturar bem nesta data. Para você ter uma ideia, no Dia dos Pais de 2020, o volume total de pedidos em e-commerces cresceu 123% no Brasil, representando 6,21 milhões de pedidos realizados. E a tendência é que, para 2021, as vendas continuem bombando! Aproveite!

Dia das Crianças

Outra grande data deste período acontece no mês de outubro, mais precisamente no dia 12. Trata-se do Dia das Crianças, ocasião em que pais e outros adultos em geral costumam comprar bastante para presentear os pequenos.

Para os e-commerces que vendem brinquedos, não precisamos nem falar que é a oportunidade de ouro do ano (junto com o Natal, que falaremos ao longo deste texto). Lojas que comercializam roupas, calçados e outros artigos infantis também fazem parte do segmento, e devem se preparar para o aumento do consumo neste período.

Com o objetivo de facilitar para os clientes e promover uma boa experiência de compra em sua loja virtual, você pode separar os produtos em categorias por idade. Isso ajuda bastante os consumidores que querem presentear, mas estão um pouco perdidos com relação ao que é mais adequado.

Agora, se o seu e-commerce não faz parte desse nicho, ainda assim você pode aproveitar a data. Basta usar a criatividade e promover campanhas usando o Dia das Crianças para chamar a atenção do seu público. Brincar com a identidade visual da sua loja, deixando-a mais colorida e atrativa, é uma boa pedida. Reúna sua equipe e pense de que forma vocês podem usar a data a seu favor, mesmo sendo de outro segmento.

Black Friday

Para muitos lojistas, a Black Friday é a data mais importante e esperada do ano. Cada vez mais, cresce o número de consumidores que aproveitam a ocasião para adquirir produtos e serviços, inclusive antecipando compras de Natal. Neste ano, a Black Friday será no dia 26 de novembro, mas você pode antecipar uns dias e oferecer descontos durante toda a semana (entre os dias 22 e 28/11).

Para que tudo funcione de acordo com o esperado, e sua loja tenha sucesso, faça desde já um planejamento e comece a agir. Ofereça descontos reais e mostre isso aos usuários. Para que você não tenha prejuízos, negocie com fornecedores de forma antecipada e procure obter algumas vantagens.

Reúna sua equipe de atendimento e mostre a ela a importância da data, uma vez que sua loja terá um aumento considerável de demanda e é preciso que todos estejam preparados. Se necessário for, avalie a contratação temporária de funcionários, para suportar o volume de contatos com o seu negócio. Não se esqueça que um bom atendimento realizado causa uma satisfação enorme no cliente, fazendo com que ele volte a comprar da sua marca. 

Por fim, defina uma estratégia eficiente para a logística de entrega dos produtos. Lembre-se que ninguém tolera atrasos e danos em mercadorias, certo? Por isso, planeje-se e não deixe que essa etapa prejudique todo o trabalho realizado anteriormente.

Cyber Monday

A Cyber Monday existe há mais tempo no exterior, mas no Brasil passou a ter algum resultado expressivo há pouco tempo. Para quem ainda não conhece, trata-se da segunda-feira seguinte à Black Friday, e em 2021 será realizada no dia 29 de novembro.

A data funciona como uma espécie de “ressaca” da Black Friday. Isso porque ela possibilita que os lojistas ofertem produtos que ainda estão em estoque, podendo assim aumentar os lucros do mês. É bom para o lojista, pelo motivo que acabamos de citar, e é bom para o consumidor, que tem mais uma chance de comprar algo com desconto.

Natal

O Natal é mais uma data perfeita para o e-commerce, sobretudo se a gente considerar que muitos clientes recebem o 13º salário e, por isso, tendem a gastar mais. É preciso muito cuidado para que os preparativos da Black Friday não interfiram em seu planejamento para as vendas de Natal.

Isso porque, se você começar os preparativos para o Natal somente após o fim da Black Friday, haverá um tempo muito curto para organizar tudo. Isso pode refletir na qualidade da sua campanha e ocasionar um número menor de vendas. Por isso, se organize e defina períodos para trabalhar com as duas datas, sem que uma prejudique a outra.

Embora o Natal seja apenas no dia 25 de dezembro, desde o início do mês já é possível vender bastante. Muitos clientes procuram fazer as compras de forma antecipada, ainda mais se levarmos em conta que os pedidos precisam ser entregues até o dia 25. Por isso, esteja preparado desde o começo de dezembro e, mais uma vez, organize sua logística de entrega para que tudo ocorra conforme o planejado.

Boxing Day

Esta é mais uma data “importada” e já ocorre no Brasil há alguns anos. Semelhante ao que ocorre no Cyber Monday, com relação à Black Friday, o Boxing Day é o dia que sucede o Natal portanto, é realizado em 26 de dezembro.

O objetivo da data é vender os produtos que ficaram “encalhados” no estoque após o Natal. Muitos lojistas aproveitam a ocasião para liquidar essas mercadorias e ainda ajudam clientes “atrasadinhos”, que por algum motivo não concluíram as compras até o dia 25 de dezembro.

E então, gostou das nossas dicas sobre as datas comemorativas do 2º semestre? Não se esqueça que o planejamento é uma das principais ações que devem ser feitas para ter sucesso em datas sazonais. Outro ponto-chave é contar com uma plataforma de e-commerce que seja completa, eficiente e que não te deixe na mão em momentos de grande demanda de acessos em sua loja virtual. Você conhece a plataforma da JN2?

Desenvolvida com a tecnologia Magento 2, a melhor do mundo para e-commerces, a plataforma da JN2 tem tudo para manter seu e-commerce funcionando em datas comemorativas, mesmo com grande número de acessos. Além disso, você conta com o suporte técnico de um excelente time de especialistas, para te auxiliar caso seja necessário.

Quer saber como ter tudo isso à sua disposição e aumentar seu faturamento nas datas sazonais deste segundo semestre? Fale agora mesmo com um de nossos consultores e boas vendas!

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