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Dia das Mães no e-commerce: 7 ações de marketing para usar em sua loja virtual

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Para quem ainda não sabe, o Dia das Mães é a segunda data mais importante para o varejo brasileiro, perdendo apenas para o Natal. Por isso, lojistas dos mais diversos setores aproveitam a ocasião para grandes ações de marketing no negócio. No comércio eletrônico, não é diferente: o dia das mães no e-commerce representa uma ótima oportunidade para alavancar as vendas e obter bons lucros.

Você já se preparou para essa data comemorativa em sua loja virtual? Sabe como elaborar estratégias para fazer seu e-commerce bombar nas vendas? Se não, trago boas notícias! Neste texto, vamos dar sete sugestões de ações de marketing para você usar em seu negócio, neste Dia das Mães. 

Continue com a gente e boa leitura!

Dia das Mães no e-commerce e a pandemia

Antes de iniciar as nossas sugestões para você aplicar em seu e-commerce, é importante destacarmos o contexto em que esta data será celebrada. Pelo segundo ano seguido, teremos o Dia das Mães em meio à pandemia do coronavírus, com boa parte do comércio físico fechado e muitas pessoas em isolamento social.

Devido a essa situação, o comércio eletrônico se fortaleceu, com um número cada vez maior de indivíduos comprando pela internet muitos, inclusive, pela primeira vez. Só para se ter uma ideia, de acordo com uma pesquisa da Social Miner, o Dia das Mães no e-commerce em 2020 aumentou seu faturamento em 117%, quando comparado ao ano anterior.

Segundo a pesquisa, as receitas passaram de R$ 2,78 bilhões, em 2019, para R$ 6,02 bilhões em 2020. Tudo bem que o e-commerce já vinha em expansão há alguns anos, mas, sem dúvida alguma, esse aumento considerável teve como principal fator a quarentena imposta no país. 

Além disso, é bom destacarmos também a praticidade das compras feitas pela internet, com entregas diretas às mães presenteadas. Muitas pessoas viram nessa possibilidade um grande atrativo para comprar e presentear, mesmo a distância. Portanto, como em 2021 ainda estamos lutando contra a Covid-19, e ainda em isolamento social, a tendência é que o e-commerce atinja novamente um grande número de vendas.


Ações de marketing para aplicar em seu e-commerce

Uma vez contextualizada a data em questão, e evidenciadas as oportunidades para este ano, vamos agora mostrar algumas ações de marketing para você aplicar em sua loja virtual. Confira!

1. Brindes para compras acima de um determinado valor

O bom e velho brinde continua sendo uma ótima estratégia para sua loja agradar o cliente e fidelizá-lo. Afinal, quem é que não gosta de ganhar mimos e presentinhos, não é mesmo? Por isso, pense nessa ação como uma grande aliada da sua loja.

Você pode definir que somente compras acima de um determinado valor é que terão direito ao brinde. Assim, as pessoas se sentirão motivadas a encher mais o carrinho para ganhar o presente especial. Não se esqueça de divulgar bastante a ação, seja por e-mail, banners no site, redes sociais, entre outros.

2. Guia de presentes

Você já ouviu falar do guia de presentes? Essa ação é muito bem recomendada para e-commerces, sobretudo em datas especiais, pois auxilia bastante os indecisos e outras pessoas que não têm a menor ideia do que comprar. 

Sabe os vendedores das lojas físicas, que ajudam os clientes com sugestões e palpites sobre os produtos? Então, no ambiente online, o guia de presentes oferece o mesmo tipo de auxílio, simplificando a escolha do usuário e incentivando a conversão.

É possível, por exemplo, disponibilizar presentes de acordo com os perfis das mães (esportista, viajante, vaidosa, dona de casa, moderna, gastronômica etc.) ou por categorias de produtos (moda, beleza, tecnologia, casa). Use bastante essa ação e incentive o usuário a comprar na sua loja!

3. Presentes selecionados por faixas de preço

Embora muitas pessoas não abram mão de presentear no Dia das Mães, é preciso ressaltar que o país vive um momento de crise. Por isso, muitas pessoas buscam presentes mais em conta, e é nesse ponto que você pode atrair o usuário para uma compra objetiva e de acordo com a sua realidade financeira.

Dessa forma, faça seleções de produtos por faixas de preço e deixe bem visível no seu site de compras. É possível trabalhar com diferentes faixas, como: 

  • produtos até R$ 49; 
  • itens de R$ 50 a R$ 99; 
  • mercadorias de R$ 100 a R$ 199;
  • produtos a partir de R$ 200.

4. Cupons de desconto

Outra ação bastante eficiente é oferecer os famosos cupons de desconto. Essa prática pode ser usada para deixar os produtos mais acessíveis e dar destaque a outros itens que você deseja que os consumidores comprem.

Por exemplo, a sua loja pode enviar cupons de desconto válidos somente para compras em determinadas categorias; ou então, apenas para produtos de alguma marca. Assim, você atrairá o cliente para consumir aquele produto que a sua loja definiu.

5. Criação de conteúdos de valor

Os atuais consumidores valorizam muito mais a experiência e o valor que o produto de uma loja pode oferecer. Por isso, produzir materiais focados tão somente em vendas é um erro grave, e precisa ser evitado.

No lugar disso, crie conteúdos de valor para seus clientes, que vão ajudá-los em suas dores e que mostrarão que sua loja tem autoridade sobre o assunto. Procure mostrar também a experiência que o comprador terá ao adquirir o seu produto e o que mudará (para melhor, é claro) em sua vida. Muitas decisões de compras são influenciadas por esses tipos de conteúdos, que podem ser ebooks, planilhas, guias, ferramentas, vídeos etc..

6. Divulgação nas redes sociais

Ao criar a campanha do Dia das Mães no e-commerce, use bastante as redes sociais para a divulgação. Elabore posts distintos, mas com o objetivo único de mostrar que o seu e-commerce está com grandes atrativos para celebrar a data.

Além de atingir um bom número de usuários, as redes sociais são ótimas para gerar engajamento com o público. Além disso, sua loja também pode realizar lives e enquetes nos Stories, que são outras boas formas de promover interação com os usuários e fortalecer a sua marca.

7. Campanhas de e-mail marketing

Apesar de muitas lojas questionarem se o e-mail marketing ainda é um bom canal para suas campanhas, trata-se de uma excelente ação e que deve ser valorizada pelas empresas. Portanto, neste Dias das Mães, produza e-mails marketing com conteúdos de valor para seus clientes.

Não se esqueça, também, de criar assuntos e títulos atrativos e que despertem a atenção dos usuários, para que eles abram o e-mail e cliquem nos conteúdos. É preciso inovar e ser criativo, afinal, sua mensagem vai competir com várias outras que são disparadas todos os dias.

Esperamos que tenha gostado das nossas sugestões. Agora, escolha duas ou mais ações e as utilize já em sua campanha do Dia das Mães no e-commerce!

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