O começo de um ano é sempre um período importante para o planejamento das ações que ocorrerão ao longo dos meses. Afinal, sabemos que os lojistas precisam aproveitar todas as oportunidades que surgirem, e nada melhor do que focar nas datas comemorativas 2022 para se chegar a esse objetivo. Você já se planejou para fazer bonito nessas ocasiões?
Na verdade, essas estratégias precisariam estar definidas desde o fim do ano passado. No entanto, sabemos que a correria do dia a dia, e as diversas tarefas que temos a cumprir, pode ter te impedido de se planejar com antecedência. No entanto, como o ano tem 12 meses e estamos só no início, ainda dá tempo de fazer um planejamento eficiente para sua loja virtual, tendo como base as datas comemorativas 2022.
E para te auxiliar nesse processo, trouxemos neste post uma relação com as principais datas sazonais deste ano. Além disso, daremos também ótimas dicas de como vender muito nessas ocasiões. Você verá que, com muita dedicação, planejamento e atenção a alguns detalhes bem importantes, será possível aumentar o faturamento da sua loja virtual durante estes períodos.
Boa leitura!
As principais datas do e-commerce para este ano
Nosso país possui diversas datas comemorativas, e boa parte delas é fundamental para o varejo nacional. Considerando o crescimento do e-commerce nos últimos anos, e as boas perspectivas para 2022, é essencial que os empreendedores desse segmento se programem para as datas.
Algumas comemorações fazem mais sentido para alguns setores do comércio do que para outros. Um bom exemplo disso é a Páscoa, que promove um boom de vendas dos e-commerces de chocolates, doces e outras guloseimas. Contudo, é perfeitamente possível entrar no clima e também criar promoções nessa data, mesmo não sendo do segmento.
O que o lojista precisa ter é criatividade e saber usar a maior quantidade de datas possíveis a seu favor, fazendo adaptações e procurando formas de captar clientes — além de ações para trazer antigos consumidores para novas compras. Confira, a seguir, algumas das principais datas sazonais fundamentais para o varejo brasileiro em 2022:
- 06/01 – Dia da Gratidão
- 30/01 – Dia da saudade
- 14/02 – Valentine’s day
- 01/03 – Carnaval
- 15/03 – Dia do consumidor;
- 17/04 – Páscoa;
- 01/05 – Dia do trabalho;
- 08/05 – Dia das mães;
- 12/06 – Dia dos namorados;
- 13/07 – Dia mundial do rock;
- 26/07 – Dia dos Avós;
- 14/08 – Dia dos pais;
- 07/09 – Independência do Brasil;
- 15/09 – Dia do cliente;
- 12/10 – Dia das crianças;
- 31/10 – Halloween;
- 25/11 – Black friday;
- 28/11 – Cyber monday;
- 25/12 – Natal.
Como vender muito nas datas comemorativas 2022
Após tomarmos conhecimento das datas comemorativas 2022, agora é o momento de planejar bem o que será feito em sua loja virtual. Veja nos próximos tópicos algumas dicas essenciais para preparar seu e-commerce para essas datas e aumentar suas vendas de forma considerável!
Faça um planejamento bem completo e focado em seus clientes
Para que suas estratégias deem certo e atinjam os objetivos propostos, é preciso um planejamento bem completo e detalhado das ações. E uma das formas de fazer esse plano ter sucesso, é elaborá-lo pensando no cliente e em seu comportamento de compra. Assim, as estratégias da sua loja virtual tendem a ser mais assertivas, resultando em aumento das vendas.
Por isso, estude e procure entender, da forma mais completa possível, o perfil dos clientes que compram da sua loja. Veja quais datas comemorativas fazem sentido para eles e planeje promoções ou descontos que os incentivem a comprar do seu negócio. E como falamos no início deste texto, use a criatividade para adaptar datas que podem parecer não ter relação com seu segmento, mas que podem trazer grandes resultados.
Procure negociar com antecedência com seus fornecedores
Em datas sazonais, principalmente no e-commerce, os consumidores tendem a consumir mais. E para oferecer descontos e promoções para conquistar esse público, sem que isso interfira muito em seu faturamento, é preciso pensar e encontrar soluções eficientes. Dessa forma, a negociação com fornecedores é uma boa saída para os comerciantes.
No entanto, isso precisa ser feito com antecedência, pois assim as chances de obter boas condições são maiores, não comprometendo o seu lucro. Elabore com calma cada proposta que será feita aos seus parceiros ao longo do ano, e procure propor soluções que sejam vantajosas para as duas partes. Assim, você terá mais argumentos para uma boa negociação e, certamente, conseguirá o que quer.
Aproveite as redes sociais e as utilize de maneira profissional
Todos nós conhecemos o grande potencial das redes sociais, inclusive para as marcas. Por meio dessas redes, é possível divulgar produtos e promoções, atender clientes, fazer vendas, entre outras ações. Por isso, especialmente nas datas comemorativas, as redes sociais precisam ser exploradas ao máximo pelos lojistas.
Um ponto que chamamos a atenção é a utilização dessas redes de maneira profissional, para se obter melhores resultados. Não adianta criar a página da loja virtual e fazer publicações só de vez em quando, conforme a sua necessidade. É preciso ter um planejamento específico para as redes sociais, com uma periodicidade definida e, no mínimo, um profissional exclusivo para executar essas tarefas.
Infelizmente, muitos e-commerces não dão a devida atenção para essa área, perdendo assim grandes chances de sucesso nessas redes. Portanto, faça bom uso das redes sociais nas datas comemorativas e fortaleça o relacionamento com seu público, mas de forma profissional e planejada.
Invista na decoração do layout da sua loja virtual
Mais um ponto que chama bastante a atenção de quem acessa a sua loja virtual, e que precisa ser bem explorado em datas sazonais, é o layout do site. Conforme destacamos, em datas comemorativas, os consumidores estão mais motivados para as compras. Quando eles acessam a página de um e-commerce e percebem que a loja está no clima da data, com muitas cores e decoração, as chances de consumo aumentam bastante.
Por isso, é fundamental que os empreendedores invistam no layout de suas lojas e entrem no clima da data comemorativa em questão. Essa atitude, sem dúvida alguma, contribui consideravelmente para que os clientes passem mais tempo em seu site e, como consequência, sintam-se mais motivados para adquirir produtos e serviços.
Trabalhe com uma plataforma de e-commerce completa e eficiente
Para fechar as nossas dicas, aqui vai um ponto crucial para qualquer estratégia visando as datas comemorativas de 2022: trabalhar com uma plataforma de e-commerce eficiente! Quando o lojista conta com uma ferramenta como essa, todo o seu planejamento é otimizado, já que boas plataformas contribuem para um trabalho mais assertivo e rápido.
Além disso, outra questão muito importante é a estabilidade do seu site. Como nas datas sazonais os acessos são bem maiores, é fundamental que a sua loja virtual segure todo esse movimento e não saia do ar. Portanto, só uma boa plataforma de e-commerce pode garantir essa performance, mantendo seu negócio em funcionamento nos momentos mais importantes.
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