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5 dicas para fortalecer o relacionamento com clientes do seu e-commerce

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Homem sinalizando positivamente para o atendimento de uma empresa

A conquista de novos consumidores é um desafio constante em qualquer segmento do varejo, e no e-commerce não é diferente. Diante disso, muitas ações são elaboradas tendo em vista esse objetivo, mas existe outro ponto até mais lucrativo que, diversas vezes, é esquecido pelos lojistas: o relacionamento com clientes já existentes em sua base.

Investir numa relação duradoura com os seus consumidores pode ser um dos principais ativos do negócio. Isso porque esses compradores, que já adquiriram seus produtos pelo menos uma vez, deixaram em sua loja informações valiosas sobre suas preferências, comportamento de compra, ticket médio, entre outros dados importantes e que podem gerar ótimos insights para seu e-commerce.

Assim, você pode pensar em diversas estratégias para esse público, a fim de que ele sempre volte a comprar do seu negócio. Mas existem outras ações que podem fortalecer o relacionamento com clientes da sua loja virtual, e é sobre isso que vamos falar neste texto. 

A seguir, você entenderá por que deve investir nessa estratégia com seus consumidores, além de conferir cinco dicas fundamentais para melhorar a relação com seu público. Acompanhe!

Por que investir no relacionamento com clientes?

Em busca de adquirir novos consumidores para o negócio, muitos lojistas gastam bastante dinheiro em ações de marketing, anúncios e outras estratégias de prospecção. Ainda assim, mesmo após a conquista desse novo cliente, não há qualquer tipo de garantia de que ele se manterá fiel ao seu e-commerce e voltará a comprar.

Por isso é tão importante investir no relacionamento com os consumidores que estão em sua base. É claro que também deve existir investimento em ações de marketing, anúncios e prospecção, mas tudo pode ser equilibrado com outros objetivos da loja virtual, principalmente na relação com clientes já existentes em sua empresa.

Portanto, é preciso fazer um planejamento detalhado e voltado exclusivamente para esses consumidores. O que pode ser feito para que eles enxerguem ainda mais valor em seus produtos e serviços? Como mostrar que sua marca se importa com eles? De que maneira posso convencê-los a comprar sempre do meu e-commerce?

Pensando nas respostas para esses questionamentos, reúna a equipe da sua loja virtual e elabore um plano de ações. Para te ajudar nessa missão, reunimos nos próximos tópicos alguns pontos importantes e que podem indicar um caminho a ser seguido.

O que fazer para fortalecer essa relação?

A seguir, você vai conferir cinco dicas que separamos especialmente para o e-commerce. Por meio delas, será possível encontrar respostas para um planejamento mais eficiente e que seja capaz de fortalecer o relacionamento com clientes da sua loja virtual, resultando no aumento de vendas. 

1 – Conheça seu cliente e entenda seus hábitos de compra

Nada melhor do que começar as nossas dicas com um ponto fundamental para qualquer negócio: o conhecimento sobre o cliente. Isso porque é impossível falarmos de bom relacionamento com o público se você sequer o conhece direito. Portanto, procure saber o máximo de informações sobre seus consumidores para, então, entender o que pode melhorar em sua relação com eles.

Mas como posso conhecer melhor o meu público? Existem ferramentas analíticas de CRM que podem auxiliar bastante nesse processo, pois fornecem informações valiosas sobre os clientes. Dessa forma, você consegue entender o comportamento de compra dos seus consumidores, quais páginas do seu site eles visitaram, suas preferências, quais produtos eles gostam mais, entre outras possibilidades.

2 – Mostre-se presente e esclareça todas as dúvidas dos consumidores

Marcar presença sempre, e mostrar para seus clientes que você está disponível, também é crucial para melhorar o relacionamento com eles. Infelizmente, existem empreendedores que até possuem uma boa base de consumidores, mas pouco fazem para aproveitar esse grande “tesouro” que têm em mãos.

Por isso, é importante mostrar-se presente, por meio de ações que reforçam a qualidade dos produtos da sua loja e até mesmo por promoções, por exemplo. Você pode enviar e-mails marketing semanais promovendo vantagens, descontos e, principalmente, se mostrando disponível para esclarecer dúvidas e outros questionamentos relacionados ao seu negócio.

Assim, os clientes lembrarão cada vez mais da sua marca e entenderão que você está pronto para atender quaisquer necessidades que eles tiverem. Isso é muito positivo e certamente aumentará a satisfação deles com o seu e-commerce.

3 – Construa uma comunicação eficiente e coerente com seu público, em todos os canais

A maneira como você se comunica com o seu público também pode ser um grande diferencial para seu negócio. Além de ter uma comunicação eficiente e que fale a língua dos seus consumidores, ela precisa ser coerente e se fazer presente em todos os canais da empresa, como e-mails, redes sociais, telefone, SMS, WhatsApp e até pessoalmente (no caso de o e-commerce também ter loja física).

Agindo dessa forma, você transmite uma unidade no negócio que permite ao cliente se identificar facilmente com sua marca, seja qual for o canal escolhido por ele. Assim, esse consumidor se sentirá mais acolhido e confiante em comprar de você, já que sua loja compreenderá totalmente seu problema e apresentará soluções para que seja resolvido.

4 – Mostre ao seu cliente que ele é especial

É tão bom quando percebemos que somos especiais para alguém, não é mesmo? Então, por que não mostrar para o seu cliente que ele é especial para sua loja virtual? Existem diversas maneiras de fazer isso, como enviar uma mensagem de aniversário, oferecer um bom desconto pela data em questão, entre outras ações. 

Como você terá acesso a esses dados, é muito importante pensar nesse tipo de estratégia. Além disso, é possível também oferecer, para determinados clientes, novos produtos que chegaram à loja e que possam interessar a eles, baseado em suas preferências e no que já adquiriram em seu e-commerce.

O mais importante, como mencionamos, é o consumidor se sentir especial e enxergar valor em sua empresa. Existem várias maneiras de demonstrar isso e potencializar as chances de novas compras desse público em seu comércio.

5 – Promova uma experiência mais próxima do consumidor com o seu e-commerce

No tópico anterior, falamos sobre mostrar ao cliente que ele é especial. E mais uma maneira de mostrar isso é promovendo uma experiência mais próxima e humanizada com ele, acerca de tudo o que sua loja virtual pode fazer por esse comprador. 

Isso inclui um comportamento mais ativo da sua equipe de vendas, numa linguagem mais eficiente e que deixe claro o real objetivo da abordagem. De acordo com uma pesquisa da Opinion Box, 78% dos entrevistados acreditam que um vendedor digital pode auxiliar bastante no momento das compras em uma loja virtual.

Portanto, nada melhor do que oferecer esse suporte aos seus clientes, mas não esperando o contato deles. É fundamental essa postura mais ativa, conforme destacamos, para que o consumidor sinta que está realmente sendo ajudado por seu e-commerce. Tudo precisa ser feito de forma humanizada, com uma linguagem objetiva e respeitando o espaço e a intenção desses compradores.

E então, viu só como fortalecer o relacionamento com clientes é uma excelente estratégia para sua loja virtual? Agindo dessa maneira, você conseguirá ótimos resultados e gastará bem menos do que é investido para conquistar novos consumidores. E se precisar de qualquer outro auxílio em seu e-commerce, conte com a JN2!

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