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Conheça os principais erros de SEO no e-commerce e fuja deles

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Na busca pelo aumento das vendas, muitos comerciantes fazem planejamentos sem considerar pontos cruciais de uma loja virtual. Nesse sentido, eles falham em suas estratégias, se esquecendo que, para vender, seus sites precisam ser bem vistos pelos consumidores. Se ainda não entendeu do que estamos falando, neste texto você saberá mais sobre grandes erros de SEO no e-commerce, em especial nas páginas de produtos.

As estratégias de SEO em uma loja virtual são ignoradas com frequência pelos lojistas, que não dão a devida importância para a prática. O que eles não sabem, é que estão perdendo grandes chances de chegar a um número muito maior de potenciais clientes, bastando para isso se dedicar mais a essas estratégias.

E para ajudar esses comerciantes a entenderem as várias falhas que podem estar cometendo, produzimos este artigo. Vamos elencar os principais erros de SEO no e-commerce para você fugir deles, mas antes falaremos sobre como essas estratégias podem aumentar bem as suas vendas. Confira!

Como as estratégias de SEO podem aumentar suas vendas

Para quem ainda não conhece o termo, ou apenas ouviu falar, vamos inicialmente defini-lo. O SEO (Search Engine Optimization, ou na tradução: “otimização para mecanismos de buscas”) é um conjunto de técnicas que são implementadas com o objetivo de alcançar melhores resultados em mecanismos de buscas, como o Google.

Portanto, trata-se de uma estratégia fundamental para que o site de uma loja virtual seja bem ranqueado, aparecendo logo na primeira página de resultados do Google. Afinal, pouquíssimas pessoas acessam a segunda ou terceira páginas dos buscadores, e certamente não é lá que você quer estar, certo?

Mas para que isso seja possível e seu site esteja bem posicionado no Google, é preciso uma série de práticas bem executadas. Por envolver um trabalho minucioso e que exige bastante atenção, muitos lojistas o deixam de lado, ou fazem de qualquer forma, o que não contribui em nada para o sucesso dessas estratégias.

Contudo, nunca é tarde para rever esses processos em seu e-commerce e corrigir falhas. Até porque, dedicando esforços para essas técnicas em sua loja virtual, os resultados certamente virão, já que seu negócio aparecerá para um número muito maior de consumidores, podendo resultar no aumento de vendas e faturamento do seu comércio.

Principais erros de SEO no e-commerce

Para se alcançar esse objetivo, como falamos, é necessário identificar o que você fez de forma equivocada e então corrigir essa falha. A seguir, destacamos os principais erros de SEO no e-commerce, principalmente nas páginas de produtos. Observe bem e aja o quanto antes para fazer com que seu público encontre facilmente o seu negócio!

URLs longas e confusas

Vamos começar com um ponto que muitos lojistas ignoram, mas que tem uma importância enorme. As URLs (os endereços das páginas em que os usuários se encontram ou que querem acessar) são cruciais para um bom posicionamento nos mecanismos de buscas, mas, para que isso aconteça, é preciso que elas sejam curtas e objetivas.

Além disso, elas precisam ser claras, mostrando aos usuários o que eles vão encontrar ao clicar naquele link. Infelizmente, muitas lojas usam URLs longas, cheias de números, caracteres especiais e códigos, o que é péssimo para o usuário e, como falamos, para o ranqueamento do seu site. Portanto, evite essa prática, ok?

Falta de clareza nas fotos e imagens dos produtos

A imagem do seu produto na internet é um dos principais se não for o principal atrativos para o consumidor. Por meio dela, o cliente se encanta (ou não) pela mercadoria, podendo resultar em sua aquisição. No entanto, muitos lojistas não se dedicam a essa etapa, o que prejudica também o SEO do seu site.

Para corrigir isso, é preciso que sua loja utilize imagens claras e com boa resolução. Além disso, não fotografe produtos em ângulos que não traduzam os seus tamanhos e cores reais. Isso pode, de certa forma, “enganar” o cliente, que ficará insatisfeito com o seu e-commerce e não voltará a comprar de você.

Outro ponto importante é salvar as imagens renomeando-as com palavras-chaves, e não deixá-las da forma em que aparecem (DDC12.PNG, por exemplo). Além disso, nas páginas dos produtos, lembre-se de posicionar as imagens em locais estratégicos, e não simplesmente jogá-las em qualquer lugar do texto.

Ausência de links internos

Os links internos são essenciais para que o usuário seja direcionado a outros produtos relacionados ao que ele procura, além de informações adicionais. Tudo isso sem contar que, ao fazer isso, os mecanismos de buscas entendem que você está apresentando ao consumidor informações complementares, importantes para sua jornada. Dessa forma, seu site é bem avaliado e ranqueado.

Por isso, faça bom uso dos links internos, guiando o usuário pelo funil e apresentando novas opções de compra. Além disso, utilize também CTAs e mostre ao seu consumidor que ele pode encontrar tudo o que precisa em seu site, com poucos cliques. Essa prática, além de bem avaliada pelos buscadores, gera uma ótima experiência de compra para o cliente, que busca cada vez mais facilidades.

Informações genéricas (e repetidas) na descrição dos produtos

É muito comum acessarmos sites de lojas virtuais em que a descrição dos produtos é uma mera reprodução do fabricante. Isso é péssimo, pois, além de ser um conteúdo duplicado (já publicado no site do fabricante), várias outras lojas também o fazem. Ou seja, você usará a mesma descrição que está no site do fornecedor e nas páginas de diversos outros e-commerces.

Dessa forma, seus produtos não aparecerão em lugar de destaque nos buscadores, pois eles vão privilegiar quem publicou primeiro. Portanto, use a criatividade, faça descrições exclusivas e destaque pontos fortes de suas mercadorias. Você pode até partir do que está na descrição do seu fabricante, mas use outras palavras, inove e fuja de conteúdos duplicados!

Falta de atenção na escaneabilidade dos textos do site

Você sabe o que é escaneabilidade? Trata-se de uma técnica que tem como objetivo deixar o texto mais fluido, dinâmico e que seja mais convidativo para sua leitura. Para isso, são usados recursos como imagens, listas, negrito, entre outros, de forma que o texto não apresente trechos muito longos.

Infelizmente, é comum vermos lojas virtuais que não observam esse ponto e concentram em suas páginas um amontoado de informações. Além de ser péssimo para a experiência do cliente, essa prática também prejudica o posicionamento dos sites nos mecanismos de buscas. 

Portanto, escreva frases curtas, use bullet points (tópicos) e faça com que os consumidores tenham vontade de navegar pela página e ler todas as informações.

Hierarquização do conteúdo feita de forma incorreta (sem as Heading Tags)

Para fechar os principais erros de SEO, temos a hierarquização do conteúdo, feita normalmente sem considerar os tamanhos ideais. Estamos nos referindo às heading tags, que servem para definir e orientar o usuário sobre quais são os títulos e subtítulos dos textos de uma página.

Para que isso seja feito com eficiência, é preciso usar a tag H1 no título de uma descrição, e de preferência usando a palavra-chave. Em seguida, vem os subtítulos, em que são exigidos os tamanhos H2, H3 e assim por diante, conforme for a relevância do que está no seu texto. 

Dessa forma, você apresenta uma hierarquização correta do conteúdo, mostrando ao algoritmo do Google quais partes do seu texto são mais importantes para o leitor. Além disso, essa prática contribui para um conteúdo mais legível, com títulos e subtítulos que facilitam o entendimento do consumidor e que contribuem para sua melhor experiência.

Viu só como são bastante comuns os erros de SEO no e-commerce? Se você ainda pratica alguns deles, corrija-os o quanto antes e faça com que sua loja virtual seja vista por um número bem maior de consumidores! E se precisar de qualquer suporte para aumentar as vendas, conte com a JN2!

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