estratégias para o sucesso no e-commerce

Ter uma loja virtual pode parecer fácil, mas se você almeja alcançar o sucesso e muitas vendas, é melhor se preparar. É preciso fazer a divulgação da sua loja virtual, ficar ligado nas últimas tendências e, ao mesmo tempo, honrar todos os compromissos com seus clientes, em especial, o prazo. Sem falar na análise dos indicadores, melhorias na loja, fornecedores, logística… Realmente não é fácil, por isso listamos abaixo algumas estratégias para o sucesso, para fazer sua loja virtual finalmente decolar, confira:

1. Invista em uma gestão que funciona

Gerenciar é atingir metas sistematicamente, mas quem não tem metas, não gerencia. Portanto, saiba quanto você pretende faturar e coloque seu esforço em tarefas que contribuam para atingir estes objetivos. Faça metas desafiadoras, mas reais, que estimulem sua equipe a dar sempre o melhor  se manter sempre motivada.

Ao final, se o faturamento esperado for realmente atingido, premie a equipe e celebre o sucesso. Neste momento você estará pronto para reiniciar o ciclo de meta do seu e-commerce. Além disso, não se esqueça que sua loja virtual funciona 24 horas por dia, por isso precisa de monitoramento constante. Instale ferramentas de monitoramento que estarão sempre trabalhando por você, para não se tornar escravo.

2. Divulgue para atrair os primeiros clientes

Para ter uma loja virtual de sucesso, é necessário suar a camisa. A regra 10% de inspiração e 90% de transpiração continua mais atual do que nunca. Dizem ainda que o sucesso demora 10 anos para chegar. Portanto, não é possível ficar sentado na frente do computador esperando que as pessoas encontrem seu site por acaso. Mexa-se para conquistar novos clientes, mas também para fazer com que eles comprem com você novamente e se fidelizem.

Para o início de uma operação de loja virtual, a melhor forma de atrair tráfego qualificado é por meio do Google Adwords tem bons resultados, além de ações pagas em redes sociais, como Facebook e Linkedin. Uma vez que esses clientes entrarem em contato com a sua loja, inicie um atendimento exemplar, com um suporte em que eles possam realmente confiar antes, durante e após a compra.

3. Aposte no poder do conteúdo

Não venda produtos, essa é a forma antiga de fazer negócio. Pense no benefício que o seu cliente terá e venda esses benefícios, assim, o cliente irá pedir pelo seu produto. Mas como vender benefícios? Ao optar por uma estratégia de conteúdo, você começa a estabelecer autoridade sobre determinado tema, os clientes percebem isso e começam a te seguir. Para começar, escreva regularmente sobre assuntos do seu segmento e do seu produto de interesse dos seus clientes, que eles irão te localizar em mecanismos de busca.

Outra dica muito importante é criar conteúdos de qualidade que não vendam seus produtos, mas ajudem os consumidores. São guias, tutoriais, e-books e dicas que mostrarão para os potenciais clientes que você não quer apenas vender, mas ajudá-los. Para essa estrategia, certifique-se que o SEO da sua loja e blog estão em dia. Mas atenção: manter clientes antigos é muito mais barato do que conquistar novos, portanto, aproveite  sua base de clientes e os mantenha informados.

4. Analise o desempenho regularmente

Você montou toda uma estrutura que funciona, agora é importante monitorar o desempenho dessa máquina de vendas. Para isso, use ferramentas que monitoram um grande volume de dados da sua loja e transformam isso em gráficos, mais fáceis de analisar, o Google Analytcs é um bom começo. Faça ainda testes da sua página e monitore para ver o que funciona ou não. Apesar de existir toda uma literatura com as melhores práticas, é preciso testar.

5. Atualize-se sempre

Fique ligado nas últimas tendências, não só no setor de atuação da sua loja virtual, mas no mercado de comunicação mobile e mídias sociais. Inscreva-se no mailing de publicações do segmento que você atua e participe de grupos de discussão online para ficar de olho no que a concorrência está fazendo. Não aceite ser o último a saber das coisas, procure ser um dos primeiros e garanta tempo para se preparar.

Ter uma loja virtual que funcione e dê lucro não é difícil, mas exige jogo de cintura para desempenhar as mais diversas funções. Em um primeiro momento, mantenha o foco em trazer público qualificado para a loja e fazer esse visitante se tornar cliente. Depois, continue fazendo a mesma coisa, utilizando estratégias para o sucesso até você alcançar os objetivos. Bom trabalho e boas vendas!

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