Três pessoas mexendo com seus smartphones

O acesso à Internet pela população brasileira cresce a cada dia, muito motivado pela enorme quantidade de smartphones no país. É difícil encontrar, atualmente, quem não possui um celular, e o reflexo disso também é percebido no comércio eletrônico, onde o número de compras realizadas por meio desses aparelhos só aumenta. Então, como posso otimizar meu e-commerce para dispositivos móveis e, com isso, ampliar minhas vendas?

De fato, ter uma loja virtual responsiva e que se adapte perfeitamente a computadores, tablets e smartphones é fundamental. Ninguém gosta de acessar um site pelo celular, por exemplo, e perceber que as imagens não aparecem em sua totalidade. Ou então, ter de ficar arrastando a tela diversas vezes para conseguir ler a descrição completa de um produto.

Por isso, os lojistas que desejam ter sucesso no e-commerce precisam se atentar a esse ponto. Caso suas lojas virtuais ainda não ofereçam uma experiência de compra satisfatória para seus clientes, via mobile, é necessário corrigir isso o quanto antes, e nós vamos te auxiliar nesse processo.

Ao longo deste texto, vamos destacar o poder dos smartphones nas compras online e elencar sete dicas para você otimizar seu e-commerce para dispositivos móveis. Seguindo esses passos, sua loja terá totais condições de oferecer a melhor experiência de compra para os clientes e, como consequência, aumentar bastante o faturamento. Acompanhe!

O uso de celulares para compras no e-commerce

 

As compras feitas na Internet por meio de dispositivos móveis, como tablets e celulares, já fazem parte da vida dos brasileiros há alguns anos. No entanto, nos últimos meses, esse processo foi acelerado, com um aumento expressivo no número de produtos adquiridos via smartphones. E só para ilustrar o que estamos falando, vamos citar alguns dados.

De acordo com um estudo recente realizado pela Mobile Time e a Opinion Box, 81% dos consumidores brasileiros fizeram ao menos uma compra por meio de aplicativos ou sites móveis, nos 30 dias anteriores à pesquisa. Ainda segundo o levantamento, 93% das pessoas afirmaram já ter comprado pelo celular em algum momento de suas vidas.

Esses números mostram o quanto os consumidores brasileiros estão privilegiando as compras via dispositivos móveis. E se considerarmos o fato de que o Brasil possui mais de um smartphone por habitante (são aproximadamente 242 milhões de aparelhos ativos no país, segundo a FGV), a tendência é que as compras feitas por celulares aumentem cada vez mais.

Portanto, diante desse cenário, é crucial que os donos de e-commerce preparem suas lojas para oferecer a melhor experiência aos consumidores — também — nesses ambientes. E isso não se trata de um diferencial para o negócio, mas sim de um requisito básico para conseguir vender produtos e serviços pela Internet.

Dicas para otimizar seu e-commerce para dispositivos móveis

E o que preciso fazer para otimizar meu e-commerce para dispositivos móveis? Na verdade, é preciso reunir sua equipe, avaliar os pontos que podem ser melhorados de imediato, e aqueles que terão de esperar mais um tempo, e fazer um planejamento. Tudo vai depender da realidade da sua loja virtual, mas é imprescindível que mudanças sejam realizadas.

Para te ajudar, trouxemos nos próximos tópicos sete dicas para serem trabalhadas em seu e-commerce. Observe com atenção, entenda como sua loja virtual sairá ganhando com estas alterações e mãos à obra!

1 – Dê atenção especial às imagens do seu site

Para começar, vamos falar sobre as imagens do seu site, que é um dos principais elementos de uma loja virtual. Trabalhar com imagens pesadas, e sem qualidade, certamente vão afastar o cliente do seu e-commerce, certo? Isso porque ele terá grandes dificuldades em carregar a foto do produto e, quando isso acontecer, se espantará com a baixa qualidade.

Por isso, é preciso contar com imagens de boa resolução, mas com tamanhos comprimidos, para melhorar a usabilidade em celulares e tablets . Além disso, é possível também trabalhar com fotos pequenas ou fazer redimensionamentos, sempre prezando pela manutenção da qualidade nas figuras. 

Assim, os usuários conseguirão navegar em seu site com rapidez e tranquilidade, localizando mais facilmente aquilo que necessitam.

2 – Conte com um design que seja responsivo

 

Você já acessou algum site, pelo celular, que não se adequava à tela do seu aparelho? Trata-se de uma péssima experiência, e a primeira coisa que pensamos é sair logo dali. Para evitar essa situação, é essencial que o lojista invista em um design responsivo, garantindo total qualidade na usabilidade do site de vendas.

Dessa forma, seja qual for o dispositivo que a pessoa estiver utilizando, as imagens e textos aparecerão da maneira correta, sem que o usuário fique perdido com relação ao conteúdo. Esse ponto é fundamental para manter o consumidor em seu site e incentivá-lo a fechar negócio com a sua loja virtual.

3 – Tenha páginas com boa velocidade de carregamento

O novo comportamento do consumidor no e-commerce mostra que ele tem pressa, que preza pela agilidade e qualidade do que procura. Se esse cliente acessa o seu site, e as páginas demoram a carregar, pode ter certeza de que ele não ficará lá por muito tempo. Por isso, ter um site rápido é outro ponto crucial para otimizar a experiência em dispositivos móveis.

Um fato que os lojistas devem pensar, no que diz respeito a esse assunto, é o acesso limitado e a baixa velocidade de Internet em muitos lugares do país. Assim, contar com um site mais leve, com imagens e textos planejados para carregar sem que seja necessário uma conexão forte, pode ser uma estratégia eficiente para chegar a mais pessoas.

4 – Trabalhe a programação do seu site, adaptando-o aos dispositivos móveis

Outra boa prática que destacamos em nossas dicas é trabalhar a programação do seu site, sem se esquecer das adaptações necessárias para o pleno funcionamento em dispositivos móveis. Existem inúmeros detalhes nessas plataformas que podem otimizar ainda mais a experiência do consumidor em seu site de e-commerce.

Como esse ponto exige um conhecimento específico sobre programação, é importante você contar com empresas especializadas para a realização do trabalho. Dessa forma, os profissionais envolvidos podem implementar as mudanças necessárias e tornar a sua loja virtual ainda mais acessível a celulares e tablets.

5 – Seja objetivo e claro na descrição dos produtos

 

Mais uma boa dica de otimização de e-commerce para dispositivos móveis diz respeito aos textos que fazem parte do site. Além de se consolidarem como excelentes práticas para melhorar o SEO da página, os textos que compõem as descrições de produtos e das demais áreas da loja virtual precisam ser objetivos e claros. Além disso, devem respeitar a padronização e hierarquização de títulos e intertítulos.

Dessa maneira, principalmente quando exibidos em dispositivos móveis, as informações não aparecerão de forma confusa, como em vários sites por aí. Sem falar que um texto objetivo, que vai direto ao ponto e sem enrolação, é um atrativo e tanto para o cliente encontrar o que precisa e fechar a compra em sua loja, não é mesmo?

6 – Verifique a possibilidade de criar um aplicativo para sua loja virtual

Aqui vai uma dica que tem ganhado bastante relevância nos últimos meses, principalmente por causa dos bons resultados obtidos pelas lojas que tomam essa decisão. Trata-se da criação de aplicativos para a loja virtual, que possibilita uma facilidade maior na comunicação com o público e na implantação de estratégias de marketing digital, entre outras vantagens.

Além disso, quando um e-commerce cria seu próprio aplicativo, ele ganha mais autoridade e credibilidade perante o seu público. Assim, o caminho para a aquisição de novos clientes, bem como a retenção dos atuais e o incentivo a novas compras, fica mais fácil e rápido, garantindo um bom aumento do faturamento da loja.

7 – Conte com uma plataforma de e-commerce que te auxilie nesse processo

Para finalizar as nossas dicas, é preciso ressaltar que as práticas citadas neste texto podem ser mais fáceis de ser implantadas, caso o lojista conte com uma boa plataforma de e-commerce. Existem empresas no mercado que trabalham na criação de lojas virtuais, oferecendo plataformas modernas e com diversos recursos prontos para otimizar as vendas do negócio.

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