Tela de um computador mostrando a caixa de entrada com e-mails personalizados para clientes

Na busca pela conquista e fidelização dos consumidores, os donos de lojas virtuais precisam, a todo momento, aperfeiçoar suas estratégias. Uma delas, bastante eficiente, é o envio de e-mails personalizados para clientes, capazes de gerar maior engajamento e confiança do público com o seu negócio. Mas você sabe como criar de forma assertiva esses e-mails?

Para diversos lojistas e suas equipes, esse ponto é um grande desafio para o negócio. Isso porque muitos comerciantes falham logo no início dessa etapa, quando não possuem uma base de dados com informações sobre seus consumidores. Outros e-commerces até possuem essas bases, mas não a utilizam ou não sabem como aproveitá-las da melhor maneira.

Se você se encaixa em uma dessas situações acima, saiba que está perdendo uma ótima oportunidade de reter seus consumidores e gerar mais vendas para o negócio. Mas fique tranquilo, pois neste texto vamos explorar o assunto, ressaltando a importância dos e-mails personalizados para clientes e como obter sucesso com essa estratégia.

O que são os e-mails personalizados para clientes

Quando um consumidor faz uma compra em sua loja, é fundamental que você reúna suas informações e crie uma base de dados do seu público. Por meio desse material, será possível produzir conteúdos exclusivos e personalizados para os clientes, que serão enviados diretamente para seus e-mails.

Mas que informações são essas que devo ter dos meus clientes? Tratam-se dos nomes, e-mails, telefones, datas de aniversário, histórico de produtos adquiridos, entre outros dados. Dessa maneira, sua loja virtual terá à disposição recursos valiosos para conquistar a confiança do público e fisgá-lo, com mensagens personalizadas e bem direcionadas.

Esse tipo de estratégia oferece aos consumidores uma experiência mais exclusiva, gerando mais valor para a sua marca. Com isso, outros pontos do negócio passam a ganhar mais destaque, como a taxa de cliques, conversões e abertura de e-mails, além do aumento de engajamento nas plataformas digitais.

E quanto mais você caprichar no envio dos e-mails personalizados, abordando os termos certos para o seu público, maiores serão as chances de sucesso nessa estratégia. No entanto, para alcançar tal objetivo, é preciso planejamento, criatividade e eficiência na criação das mensagens, como veremos a seguir.

Como criar e-mails personalizados para seus consumidores

Uma vez compreendidos o conceito e a importância dos e-mails personalizados para clientes no e-commerce, vamos entender agora como criá-los da melhor maneira. Para tanto, nos próximos tópicos, separamos algumas dicas do que fazer para otimizar a produção e envio de e-mails para os consumidores, de modo que se interessem pela mensagem e interajam com a sua marca

Confira!

Aproveite todos os dados dos clientes

O ponto de partida para aprimorar suas estratégias de e-mails personalizados diz respeito às informações dos clientes. Além de ter bastante atenção no recebimento desses dados, é necessário trabalhá-los da melhor maneira possível, sempre pensando de que forma você pode gerar exclusividade para o consumidor por meio dessas informações.

Isso porque muitos e-commerces até possuem uma base de dados ampla, referente aos seus clientes. Contudo, não conseguem aplicar estratégias que de fato possam personalizar a comunicação com esses indivíduos. Portanto, reúna sua equipe e entenda de que forma as informações dos consumidores podem ser trabalhadas para obter bons resultados.

Utilize boas plataformas de marketing digital 

Qual plataforma de automação de marketing digital você utiliza para enviar seus e-mails? Já conta com alguma solução, ou ainda terá de escolher uma? Essa parte é fundamental para ter sucesso no envio de suas mensagens; afinal, de nada adianta se dedicar e fazer bons conteúdos de e-mail, se a plataforma que você usa não complementa esse bom trabalho.

Por isso, essa ferramenta precisa ser moderna, com diversos recursos para otimizar os disparos das mensagens, bem como sua personalização. No mercado, temos ótimas opções, como a RD Station, E-goi e o Send in Blue, entre várias outras. O lojista só precisa pesquisar bem, entender suas necessidades e verificar qual opção o atende melhor.

Seja criativo no assunto do e-mail

Agora, vamos entrar, de fato, no próprio conteúdo do e-mail. E nada melhor do que fazer isso começando pelo assunto da mensagem, não é mesmo? Esse é, sem dúvida alguma, o fator determinante para o usuário decidir se abrirá ou não o seu e-mail; portanto, ser criativo nessa etapa é crucial!

Para incentivar seu cliente a clicar na mensagem, seja direto, informativo e traga algo que chame a atenção do usuário. Isso porque, como o espaço é curto, é preciso ser objetivo e persuasivo. Lembre-se que você pode fazer bom uso das informações dos consumidores, usando recursos para atraí-los e abrirem os e-mails.

Adicione nome e sobrenome na introdução da mensagem

Essa dica pode ser usada na introdução da mensagem de e-mail, como destacado no título deste tópico, ou até mesmo no assunto. Dessa forma, acrescentar o primeiro nome, ou o nome e sobrenome do cliente, traz um tom mais informal ao e-mail, causando o sentimento de exclusividade e pertencimento à marca.

Isso é fundamental para aperfeiçoar o relacionamento entre o consumidor e a sua loja virtual. Assim, mantendo uma comunicação mais pessoal e próxima com o cliente, durante todo o conteúdo do e-mail, você terá grandes chances de fazê-lo realizar alguma ação, seja ela qual for.

Segmente suas listas e direcione melhor seus e-mails

Uma questão importante, e que precisa ser destacada, é a segmentação da sua lista de clientes. Isso porque seus consumidores podem ter interesses distintos, o que quer dizer que o envio de promoções sobre determinado produto pode não ser bem visto por algumas pessoas da sua base. 

Por isso, essa segmentação é fundamental para evitar ruídos na comunicação com os seus clientes e prejudicar o relacionamento. Você pode criar diferentes listas para o seu público, como:

  • clientes fiéis;
  • novos consumidores;
  • clientes potenciais;
  • inativos;
  • potencialmente inativos;
  • entre outros.

O importante, nessa estratégia, é enviar somente conteúdos relevantes para cada tipo de público, sem que a mensagem cause insatisfação com a sua marca.

Fique atento à visualização dos seus e-mails em dispositivos móveis

Além de se atentar a todos os pontos já destacados até aqui, é preciso lembrar que grande parte dos consumidores acessam e-mails pelo celular. Nesse cenário, verificar como fica a visualização das suas mensagens nesses dispositivos é essencial para que se alcance os objetivos propostos. 

Afinal, você não vai querer trabalhar tanto para que o cliente abra seu e-mail personalizado e, quando isso acontecer, a mensagem apareça toda desconfigurada, não é mesmo? Boas plataformas de e-mail marketing possibilitam o ajuste perfeito a designs responsivos, sendo que você pode verificar como o e-mail ficará nesses dispositivos antes do envio.

Viu só como criar e-mails personalizados para clientes é uma excelente estratégia para aumentar o engajamento do seu público com a marca e, claro, ampliar o faturamento? Os lojistas só precisam trabalhar bem os dados de seus consumidores e usar todas essas informações a favor de seus e-commerces, resultando na retenção desses clientes.

E por falar na retenção de consumidores, que tal continuar se informando em nosso blog, lendo este artigo: 3 principais erros na retenção de clientes do seu e-commerce. Até a próxima!

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