Descrição de produtos no e-commerce

Imagine que você acabou de acessar o site de uma loja virtual, interessado na compra de uma mercadoria. Ao navegar pelas páginas desse e-commerce, você espera encontrar fotos e informações detalhadas dos itens, para ter mais confiança do que está adquirindo e fechar a compra. Contudo, quando isso não acontece e não há uma descrição de produtos eficiente, sua atitude é abandonar o site dessa loja, certo?

Pois é isso o que acontece com milhares de consumidores espalhados por todo o Brasil. Quando uma loja virtual não oferece informações precisas e detalhadas sobre as mercadorias que vende, os clientes não se sentem à vontade e convictos para a compra. Isso porque eles precisam ser convencidos de que aquele produto, de fato, resolverá o seu problema e lhe trará grandes benefícios.

Portanto, é crucial que você, lojista de e-commerce, dedique tempo e invista em qualidade na descrição de produtos da sua loja virtual. Quer algumas dicas essenciais para fazer isso de uma maneira prática e que pode aumentar de forma considerável as suas vendas? Então, continue a leitura do nosso artigo e confira o conteúdo especial que preparamos para você!

Por que é importante fazer uma boa descrição de produtos no e-commerce?

A prática de se fazer boas descrições das mercadorias de uma loja virtual é fator crucial para o aumento das vendas de um negócio. Isso porque quando estamos em uma loja física, por exemplo, temos pleno acesso aos produtos, podendo tocá-los, ler suas embalagens, tirar dúvidas com os vendedores, entre outras possibilidades.

Já no e-commerce, como sabemos, isso não existe. Portanto, é por meio da descrição de produtos que os consumidores podem ter uma noção mais exata de como é, na realidade, determinada mercadoria. 

Ao oferecer essas informações mais detalhadas e de uma maneira que responda às principais dúvidas dos clientes, o lojista promove a satisfação desses compradores, dando um passo importante para o aumento das vendas. Por isso, reiteramos que é essencial investir tempo e qualidade nessa etapa do seu e-commerce, para colher bons frutos futuramente.

Além disso, precisamos falar também de SEO, já que boas descrições de mercadorias contemplam essas técnicas e dão ótimos resultados para as lojas virtuais. Isso porque o Google entende que, de fato, você está contribuindo para uma excelente jornada do consumidor, com informações precisas, claras e objetivas. Como “prêmio” por essa boa prática, seu e-commerce fica bem ranqueado nos buscadores, ganhando ainda mais destaque.

Como fazer uma descrição de produtos eficiente para lojas virtuais?

Agora que já sabemos os principais motivos para fazermos uma boa descrição de produtos no e-commerce, que tal conferirmos algumas dicas de como fazer isso? A seguir, listamos sete sugestões para você aplicar em seu negócio e colher resultados incríveis em suas vendas. Acompanhe!

1 – Faça bom uso das técnicas de SEO

Falamos agora há pouco sobre o SEO e a sua importância para o bom ranqueamento do seu site nos mecanismos de busca. Por isso, é fundamental que os lojistas se atentem a essa etapa, promovendo melhorias nas descrições e as adequando às técnicas de SEO.

Para tanto, escolha palavras-chave relevantes e que sejam relacionadas ao produto em questão. Seja criativo na escolha de títulos, evite termos muito genéricos e jamais copie descrições de seus concorrentes. Além disso, utilize sempre imagens com boas resoluções, tamanhos padronizados e que ofereçam, realmente, uma boa visualização para os usuários (em todos os dispositivos).

2 – Lembre-se de escrever para a sua persona

Ao elaborar as descrições dos seus produtos, os comerciantes precisam se lembrar para quem estão falando, ou seja, devem escrever para suas personas. Para quem ainda não sabe, persona é o nome que damos à representação do cliente ideal de um negócio. Portanto, é necessário que as descrições dos produtos estejam de acordo com a linguagem, formatos e termos pertinentes a esse público.

Por exemplo, se o seu público é mais jovem, é recomendado que se utilize uma linguagem mais leve, mais informal. Inclusive, você pode até usar memes, emoticons e outros recursos bem aceitos por esse público. Assim, esses consumidores se identificarão com os textos e podem ficar mais inclinados para a compra.

Agora, se o seu público são pessoas com mais de 50 anos, talvez o mais prudente seja usar uma linguagem mais formal. Ninguém melhor que você para conhecer bem os seus consumidores e escolher a linguagem mais adequada, certo? Então, não se esqueça desse importante detalhe!

3 – Escolha as principais informações dos produtos e apresente-as

Muitos donos de e-commerce pegam qualquer informação sobre seus produtos e a colocam nas descrições. Trata-se de um erro grave, pois, muitas vezes, o que está escrito ali não atende ao que os consumidores procuram e não resolvem seus problemas. 

O resultado disso é uma grande insatisfação do cliente com a sua loja virtual e o seu concorrente ganhando mais um comprador.

Para fugir desse erro, leia atentamente todas as informações de fábrica sobre as mercadorias e só disponibilize, com as suas palavras, aquelas que de fato são as principais. Os consumidores atuais estão cada vez mais exigentes e buscando praticidade; então, seja objetivo e ofereça a eles o que de fato estão procurando em seus produtos.

4 – Disponibilize fotos e vídeos, sempre de boa qualidade

Tão importante quanto a descrição dos produtos que se está vendendo, são as imagens disponibilizadas para complementar as informações. Afinal, apenas com textos, seria bem mais difícil transmitir tudo o que uma mercadoria pode oferecer para os clientes, não é mesmo?

Por isso, capriche também nas fotos e vídeos que acompanham os produtos. Lembre-se de sempre deixar as imagens com boa resolução e verifique como elas são apresentadas em todos os dispositivos (smartphones, tablets, e computadores). Quanto mais próximo da realidade você conseguir chegar na demonstração do produto, maiores serão suas chances de venda. Pense nisso!

5 – Explique, com detalhes, como utilizar as mercadorias

Em um dos tópicos acima, mencionamos a importância de apresentarmos sempre as principais informações das mercadorias para o consumidor. Outro ponto essencial, e que precisa ser lembrado, é também explicar como se utiliza determinado produto. Assim, os clientes podem entender melhor sobre como usar o item em questão, sentindo-se mais inclinados para a compra.

Portanto, não esqueça de apresentar, nas descrições dos produtos, dicas das melhores formas de utilização das mercadorias. Certamente, seus clientes ficarão satisfeitos com esse diferencial da sua loja.

6 – Jamais copie as descrições de fábrica dos produtos

Na correria do dia a dia, é comum que muitos comerciantes simplesmente copiem as descrições de fábrica dos produtos, exatamente como estão. Essa estratégia pode se mostrar satisfatória por um momento, afinal a mercadoria será cadastrada no site e irá ao ar em pouco tempo. Mas a médio e longo prazos, trata-se de uma péssima alternativa.

Isso porque existem vários outros sites que fizeram exatamente o mesmo que você, o que resultará em conteúdos duplicados. Essa é uma prática condenada por buscadores como o Google, que certamente punirão a sua loja com um ranqueamento bem ruim. Além disso, toda aquela linguagem mais técnica das descrições de fábrica pode confundir o seu público, prejudicando bastante o seu e-commerce.

7 – Apresente as vantagens que os produtos podem proporcionar à vida das pessoas

Para finalizar as nossas dicas, mais um ponto crucial: falar sobre os benefícios que seus produtos podem levar às pessoas. Os consumidores, em suas jornadas de compra, querem saber muito sobre o que estão querendo adquirir, inclusive as vantagens que terão ao comprar suas mercadorias.

Então, dê isso a eles! Mostre como serão as suas vidas com o produto X do seu e-commerce. Que ganhos eles terão? Como aquilo pode agregar valor às suas rotinas? Dessa forma, visualizando os benefícios que terão com as suas mercadorias, os clientes se sentirão mais confiantes para seguir em frente e efetivarem a compra.

Viu só como é importante fazer uma boa descrição de produtos para o seu e-commerce? Aplicando as dicas que apresentamos neste artigo, sua loja virtual ganhará bastante destaque e chamará mais a atenção do público, resultando no aumento das vendas do seu negócio.

E você sabia que uma boa plataforma de e-commerce é um fator-chave para que essa estratégia funcione? Na JN2, você encontra diversas soluções para e-commerce, inclusive pode migrar a sua plataforma para outra muito mais moderna, tecnológica e preparada para alavancar a sua loja virtual.

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