fbpx Skip to main content

Desenvolvimento de aplicativos: o que é e por que criar um app para seu negócio?

Início » Blog » Desenvolvimento de aplicativos: o que é e por que criar um app para seu negócio?
Mão carregando vários ícones de aplicativos

Com o acesso cada vez maior da população a smartphones e tablets, cresce também a necessidade de as empresas criarem soluções para atender ao público nessas plataformas. Por isso, o desenvolvimento de aplicativos vem se tornando uma excelente alternativa para dar mais comodidade e praticidade aos consumidores, além de gerar mais valor para sua marca.

Você já pensou em desenvolver um app para o seu negócio? Se não, saiba que, fazendo isso, você vai elevar sua empresa a outro nível. Isso porque os milhões de usuários de smartphones que existem no Brasil utilizam seus aparelhos para praticamente tudo, incluindo compras, movimentações bancárias, prática de atividades físicas e muito mais.

Portanto, um aplicativo da sua empresa certamente atenderia em cheio o seu público, oferecendo muito mais facilidades para ele. Neste texto, vamos falar mais sobre o assunto, explicando melhor o que é o desenvolvimento de aplicativos e por que você deve criar um app para o seu negócio. No final, falaremos também como escolher a melhor empresa para esse serviço.

Boa leitura!

O que é desenvolvimento de aplicativos?

Para que você entenda melhor como funciona o processo como um todo, vamos detalhar o conceito de desenvolvimento de aplicativos. Trata-se da elaboração de um programa que será usado em dispositivos móveis, seja em smartphones ou tablets, desenvolvido por meio de linguagens de programação.

Essas linguagens, para quem não sabe, podem variar de acordo com as plataformas nas quais seu aplicativo estará disponível para o usuário. Outros pontos também são considerados no desenvolvimento de um app, além da parte técnica. Por exemplo, é preciso levar em consideração quais são os propósitos do software e o design que o empreendedor deseja para seu aplicativo, entre vários outros pontos.

Todos esses fatores serão fundamentais para a construção de um novo recurso para sua empresa. Esse serviço poderá ser um grande diferencial para o seu negócio, pois levará em conta a melhor experiência dos seus consumidores para acessarem seus produtos. Portanto, é muito importante mostrar isso para o seu público, que sua empresa está investindo para melhor atendê-lo.

Por que desenvolver um app para minha empresa?

Os motivos que levam uma empresa a criar um aplicativo para o negócio podem ser vários. A seguir, elencamos alguns dos principais, para que você perceba o quanto vale a pena disponibilizar esse serviço para seus consumidores. Acompanhe!

Número cada vez maior de smartphones registrados no Brasil

O primeiro bom motivo para sua empresa desenvolver um app próprio é a quantidade de celulares existentes em nosso país. Só para se ter uma ideia, em 2019 foram registrados 230 milhões de smartphones no Brasil, segundo um relatório da Fundação Getúlio Vargas.

Atualmente, dois anos depois, é provável que esse número seja ainda maior. São mais celulares do que habitantes em nosso país, e esses dados deixam claro que desenvolver aplicativos para os usuários pode ser um excelente negócio para sua empresa. 

Pense nisso e entenda que o investimento em um app pode trazer um ótimo retorno para seu empreendimento a médio e longo prazos.

Melhora a imagem da sua empresa e valoriza ainda mais o seu negócio

Outro ponto bastante positivo para a empresa, ao se decidir pelo desenvolvimento de aplicativos, é a evidente melhora na imagem do negócio. Isso porque o empreendimento será visto como uma instituição que está sempre antenada com o que há de mais tecnológico e moderno no mercado.

Certamente, isso fará com que sua marca seja ainda mais lembrada pelo público e transmita mais credibilidade, resultando em um aumento das vendas do negócio. Além disso, sua empresa será também mais valorizada, se tornando uma importante referência do segmento por proporcionar as melhores experiências para os usuários.

As pessoas usam smartphones e tablets para fazer praticamente tudo

Você já reparou como usamos nossos celulares para fazer praticamente tudo nos dias de hoje? Seja para pagar contas, mandar mensagens, telefonar, acessar as redes sociais, fazer atividades físicas, dirigir (usando o GPS), enfim. Estamos cada vez mais dependentes de aplicativos dos nossos smartphones, e, pensando nisso, por que não criar um app próprio para sua empresa?

Como essas rotinas nos celulares estão cada vez mais incorporadas ao dia a dia das pessoas, fazer com que seu negócio esteja também mais acessível a elas é uma excelente estratégia. Pense que o aplicativo da sua empresa será um “braço” importante do empreendimento, promovendo facilidades para os usuários e alavancando a sua marca.

Proporciona melhor experiência do usuário com a sua marca

Você já ouviu falar em UX (User experience ou experiência do usuário, na tradução para o português)? Trata-se de algo cada vez mais presente e valorizado, no que diz respeito a marcas, produtos, clientes e consumo. 

De forma resumida, o UX visa facilitar e enriquecer a jornada do cliente no contato com sua empresa, seja na navegação do seu site, no atendimento que é oferecido a ele, ou em qualquer outro ponto de contato dele com seu negócio. E não precisamos nem falar que, ao desenvolver um app para sua empresa, você proporcionará uma excelente experiência para seus consumidores, certo?

E como todos sabemos, um cliente satisfeito é um cliente feliz. Mais do que isso, é um consumidor fidelizado e que, portanto, voltará a comprar do seu negócio.

Como escolher a melhor empresa de desenvolvimento de aplicativos?

Agora que já entendemos as vantagens de um empreendimento criar seu próprio app, você pode se perguntar: como escolher a melhor empresa de desenvolvimento de aplicativos? Essa questão é importante e precisa ser muito bem pensada antes de qualquer decisão. Afinal, você vai fazer um investimento fundamental para o seu negócio e necessita de profissionais especializados, que saberão entregar o que seu empreendimento precisa.

Por isso, pesquise com calma cada empresa que você selecionar. Procure saber sobre o tempo em que está no mercado, quais projetos ela já desenvolveu e quais habilidades seus profissionais possuem. Tente entender também qual o melhor custo-benefício para o seu negócio e escolha a empresa que mais se identifica com o seu produto e com aquilo que você tem em mente.

Assim, será possível fazer uma boa contratação e transformar o seu negócio com o desenvolvimento de aplicativos. Sabia que a JN2 é uma empresa que oferece diferentes soluções em tecnologia, e que também desenvolve apps para seus clientes? Atuando há mais de 15 anos no segmento, a JN2 possui profissionais altamente qualificados e com conhecimento avançado, prontos para fazer o melhor por sua empresa.

Afinal, já são mais de 1.000 projetos entregues para empreendimentos de todos os tamanhos e de diferentes segmentos. Quer saber como contar com todo esse profissionalismo e segurança para conduzir o seu projeto? Converse agora mesmo com um de nossos consultores e entenda como podemos fazer mais por sua empresa!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat
1
Olá! 👋
Está pronto para levar seu negócio para o próximo nível? Fale conosco agora mesmo, iremos juntos realizar a transformação digital de sua empresa! Clique aqui para iniciar a conversa.