fbpx Skip to main content

O que é fábrica de software e por que contar com esse serviço

Início » Blog » O que é fábrica de software e por que contar com esse serviço
Imagem de programador trabalhando no notebook - fábrica de software

A tecnologia está cada vez mais presente em nossas vidas, seja no campo pessoal ou, principalmente, no profissional. Empresas de todos os tamanhos e segmentos necessitam, a todo momento, de soluções específicas para resolver problemas e otimizar o trabalho. Nesse cenário, entender o que é fábrica de software e como ela pode ajudar seu negócio é fundamental para empreendedores, gestores e diretores.

Isso porque uma fábrica de software atua de forma exclusiva para sua empresa, de acordo com as necessidades de cada projeto. Essa possibilidade faz com que seu negócio tenha ganhos incalculáveis, já que contará com um grande ativo digital desenvolvido de forma específica para o seu empreendimento.

Mas não é só isso. Neste texto, falaremos muito mais sobre o que é fábrica de software, como funciona na prática e por que sua empresa deve contratar esse serviço. Você conhecerá cinco excelentes benefícios que podem ser encontrados em empresas que produzem softwares. Acompanhe!

O que é fábrica de software?

Para que você entenda melhor uma fábrica de software, vamos começar pelo seu conceito. Trata-se de uma empresa que possui ferramentas, infraestrutura e profissionais altamente capacitados e especialistas, que desenham, desenvolvem, integram e sustentam aplicações e sistemas personalizados para diversas outras organizações.

O mercado atual tem mostrado uma carência grande de profissionais dessa área, sendo, portanto, uma dor muito comum em empresas de diferentes tamanhos e segmentos. Nesse sentido, diversos empreendimentos não conseguem tirar do papel seus projetos da área de Tecnologia da Informação.

Com isso, as empresas ficam bastante prejudicadas, com processos obsoletos e uma rotina de trabalho que poderia ser otimizada. Por isso, a fábrica de software atua nas organizações justamente para curar essas dores, trazendo tecnologia de ponta, planejamento e segurança nas demandas dessa área.

Como funciona uma fábrica de software?

Uma fábrica de software, para início de conversa, deve ser entendida como uma empresa que não produz softwares de prateleira ou em massa. O tipo de serviço que é oferecido por esses empreendimentos são totalmente personalizados, voltados exclusivamente para as necessidades de cada tipo de empresa.

Para facilitar o nosso entendimento, vamos dar um exemplo bem didático, comparando a fábrica de softwares a uma fábrica de móveis planejados. Quando você solicita um guarda-roupa, ele precisa atender às especificidades do local em que ficará; isto é, precisa ter as medidas do seu cômodo. 

Além disso, o material que será usado na fabricação desse guarda-roupa, bem como todos os outros detalhes, são da sua escolha, certo? Caso precise de alguma manutenção, basta entrar em contato com o fabricante para que ele faça o serviço.

De forma bastante semelhante, funciona a fábrica de software. Você entra em contato com a empresa fabricante, se reúne com os profissionais e explica as necessidades do seu negócio. Juntos, vocês definem como o problema pode ser resolvido e, então, solicita a produção do software.

Depois de algumas escolhas que devem ser feitas, o serviço é iniciado, sem que você tenha qualquer preocupação referente à infraestrutura que será usada para fabricar o software, profissionais envolvidos, entre outras questões. Você, é claro, continua acompanhando todo o projeto, inclusive discutindo possíveis mudanças que podem ocorrer no caminho.

5 benefícios que mostram por que contratar uma fábrica de software

Agora que já sabemos o que é fábrica de software e como é o seu funcionamento, chegou o momento de conferirmos as vantagens desse serviço. A seguir, destacamos cinco benefícios que mostram por que você deve considerar a contratação de uma empresa que produz softwares. 

1 – Grandes especialistas trabalhando a favor do seu negócio

O primeiro ponto, e um dos principais, diz respeito à mão de obra que você terá trabalhando a favor do seu negócio. Ao contratar uma fábrica de software, sua empresa contará com profissionais altamente qualificados e capacitados, especialistas nesse tipo de serviço.

São programadores e desenvolvedores já acostumados com grandes projetos de diferentes organizações. Por isso, eles terão totais condições de não só produzir o software específico para sua empresa, mas também, devido a toda expertise que possuem, sugerir melhorias e propor soluções mais inovadoras para o seu negócio.

2 – Excelente custo-benefício

Quando uma empresa decide pela contratação de uma fábrica de software, ela precisa ter em mente que fará um importante investimento para a organização. Trata-se de um ativo digital que passará a fazer parte do seu empreendimento e que, portanto, será valorizado. 

Por isso, as fábricas de softwares prestam um serviço com excelente custo-benefício a médio e longo prazos. Considerando todos os profissionais envolvidos no projeto, bem como o fato de que você terá uma solução exclusiva para o seu negócio, o custo-benefício é ainda melhor.

Lembre-se de que você terá um software que otimizará o trabalho em sua empresa, entregue no prazo combinado e produzido por profissionais bastante requisitados pelo mercado. Os ganhos que podem ser obtidos com esse investimento são incalculáveis, uma vez que vão abranger setores importantes do seu negócio.

3 – Cumprimento rigoroso aos prazos estabelecidos

Sabe aquela situação que ninguém gosta de passar, de o empreendimento combinar um prazo para a entrega do serviço e não cumprir? Pois é, contratando uma boa empresa que fabrica softwares, as chances disso acontecer praticamente não existem.

Isso porque, como já mencionamos ao longo deste texto, muitas fábricas de software possuem larga experiência nesse tipo de serviço. Justamente por terem esse know-how, e por contarem com excelentes profissionais, essas empresas podem definir prazos com mais propriedade e de forma mais certeira, evitando que o cliente se frustre e fique insatisfeito.

4 – Softwares totalmente customizados

Já mencionamos sobre esse ponto anteriormente, mas vale muito a pena detalharmos um pouco mais neste tópico. Existem softwares no mercado que já vêm prontos, ou pré-moldados, e existem também os softwares personalizados.

A diferença entre eles é que o segundo será produzido especialmente para o seu negócio, de acordo com as necessidades da sua empresa. Ou seja, você contará com uma solução que foi toda pensada para o seu empreendimento e que, portanto, tende a melhorar o desempenho do seu negócio de forma mais imediata e precisa.

Outro ponto positivo de um software customizado é o tempo de adaptação dos funcionários da sua empresa, para melhor usarem a ferramenta. Como o que demandou a produção desse software é algo interno, possivelmente percebido por meio do feedback deles, certamente haverá uma adaptação melhor (e mais rápida) desses colaboradores.

5 – Maior controle de qualidade sobre o produto final

Para fechar o nosso artigo, temos a questão da qualidade do produto que será adquirido. Afinal, nada melhor do que contar com um software que tenha um rigoroso controle de qualidade da empresa fabricante, certo? E com relação às fábricas de softwares, você pode ficar totalmente tranquilo.

É claro que não podemos falar como regra geral, mas uma fábrica de software eficiente possui alto controle de qualidade e utiliza metodologias ágeis durante todos os processos. Isso garante que o produto final cumpra, de fato, todos os seus objetivos, além de ter sido entregue dentro do prazo estipulado.

Conseguiu entender, de forma mais clara, o que é fábrica de software e por que contratar esse serviço? É preciso muita calma na hora de escolher a empresa certa para essa demanda; afinal, você fará um importante investimento em seu negócio. Por isso, pesquise bem, informe-se bastante e converse com empresas que possuem experiência na área de TI.

Você sabia que a JN2 também é uma fábrica de softwares? Há mais de 15 anos no mercado, nossa empresa já atuou em mais de 1.000 projetos de diferentes empresas, de todos os tamanhos e segmentos. Nossos profissionais são especialistas na produção e manutenção de softwares, e podem atender de forma específica às demandas da sua empresa.

Quer saber como? Converse agora mesmo com um de nossos especialistas, fale sobre suas necessidades e entenda como podemos te ajudar! Até breve!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

E-book Como Abrir uma Loja Virtual