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6 dicas para escolher os melhores meios de pagamento para e-commerce

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Homem fazendo pagamento de uma compra online - Meios de pagamento para e-commerce

Sem dúvida alguma, os meios de pagamento para e-commerce estão entre os principais fatores que podem potencializar as vendas de um negócio. No entanto, a escolha de quais formas de pagamento você usará em sua loja virtual precisa ser feita de maneira estratégica e bem planejada.

Isso porque muitos lojistas simplesmente fazem essa escolha sem qualquer critério, motivados por questões que não são as ideais para o negócio. Por exemplo, alguns comerciantes levam em conta somente fatores relacionados a valores, buscando por opções mais baratas, mas que nem sempre atendem ao público de maneira completa.

Por isso, vamos falar sobre esse assunto em nosso texto. A seguir, você vai entender melhor sobre a importância dos meios de pagamento para e-commerce, além de conferir seis dicas valiosas para fazer as melhores escolhas para seu negócio. 

Boa leitura!

Importância dos meios de pagamento para e-commerce

Em uma loja física, o processo de pagamento é bem mais simples que o meio online. Basta escolher o produto, se dirigir ao caixa e pagar. As opções, de maneira geral, são cartões de crédito, débito e dinheiro — com algumas lojas utilizando também o PIX ou carnês. Tudo isso, normalmente, é bem rápido e prático.

Já no comércio eletrônico, esse processo costuma dar dor de cabeça para lojistas e consumidores. Isso porque os meios de pagamento para e-commerce, oferecidos por muitas lojas virtuais, são engessados ou exigem ações que tornam a conclusão da compra mais difícil e burocrática. 

O resultado disso são clientes insatisfeitos, que diversas vezes abandonam o carrinho de compras e vão para o concorrente. Por isso, oferecer variadas formas de pagamento para os seus consumidores, estando sempre disponível para vender, é um dos segredos para conseguir ótimos resultados.

Mas não é só isso. Como falamos no início deste texto, o lojista precisa fazer escolhas estratégicas, baseadas em um planejamento detalhado e que condizem com a realidade da sua loja virtual. Só assim, você saberá quantos e quais meios de pagamento vão atender de forma eficiente ao seu negócio.

Como acertar na escolha dos meios de pagamento para e-commerce

Aí você pode se perguntar: mas como vou saber quais os meios de pagamento ideais para o meu e-commerce? A seguir, vamos dar seis dicas que servirão como base para essa escolha. Fique atento, leia com calma e saiba como optar pelas melhores formas de pagamento para sua empresa!

1 – Conheça seu público e entenda seus hábitos de compra

Saber o comportamento do seu público, seu perfil e seus hábitos de compra é fundamental para a escolha dos meios de pagamento. Afinal, de nada adianta oferecer uma forma de pagamento que o seu consumidor simplesmente não utiliza.

Por isso, é importante ter esse conhecimento na hora de definir o que disponibilizar para o seu cliente. Por exemplo, se os seus consumidores são idosos ou pessoas desbancarizadas, usar o boleto bancário como uma das opções será essencial. Agora, se o seu público for mais jovem, você pode oferecer o pagamento por cartão (débito online ou crédito), carteiras digitais ou até mesmo o PIX.

2 – Pesquise bem e avalie os custos

Após definir qual meio de pagamento corresponde ao seu público, é hora de analisar taxas e outros custos. Para isso, pesquise bem e entenda como funciona cada solução oferecida ao seu negócio.

No caso dos cartões, por exemplo, as empresas desse segmento cobram uma taxa para repassar o valor das vendas. E isso sem contar na possibilidade de antecipar recebíveis a uma taxa maior, opção bastante praticada no mercado. Além disso, o lojista também pode contratar um intermediador de pagamentos, que também possui suas taxas e valores já negociados com as adquirentes.

Tudo isso sem falar dos boletos bancários, em que os bancos cobram uma tarifa por título emitido e pago. Portanto, é fundamental que os lojistas avaliem todos esses custos e optem por aquilo que não pesará no orçamento, ao mesmo tempo em que consiga atender ao público da loja virtual.

3 – Ofereça diversas formas de pagamento

Tão importante quanto saber quais os meios de pagamento que atendem aos seus consumidores, é poder oferecer várias opções a eles. Isso porque existem lojas virtuais que disponibilizam poucas formas de pagamento, reduzindo bastante o potencial de compra dos clientes.

O que os comerciantes precisam entender é que tentar economizar nessa parte pode ser péssimo para o negócio. Por exemplo, se o seu público gosta de comprar por cartão de crédito, débito online e PIX, por que não oferecer todas essas três opções para ele? 

O que muitos lojistas fazem é escolher apenas uma, limitando bastante as possibilidades de vendas. Lembre-se que você precisa estar sempre pronto para vender, e oferecer facilidades para os clientes é fundamental para esse objetivo. Portanto diversifique, mas dentro das preferências e gostos dos seus consumidores.

4 – Preze pela segurança e não se esqueça de um sistema antifraude

Infelizmente, o número de pessoas que age com má fé, principalmente na internet, aumenta a cada dia. Por isso, também temos uma quantidade considerável de clientes que se sentem inseguros nas compras feitas pela web. Tanto para esses consumidores quanto para os próprios donos de lojas, prezar pela segurança dos processos é crucial.

Portanto, seu e-commerce precisa contar com meios de pagamento que ofereçam ferramentas de segurança em seus sistemas. Verifique isso com as empresas antes de fazer a contratação, e procure saber também se elas realizam análise de riscos nos pedidos realizados pelo site. 

Além disso, sua loja virtual também deve ter um bom sistema antifraude, para que os processos sejam protegidos e o cliente consiga comprar com toda a segurança.

5 – Confira como funciona o suporte das empresas que você contratará

Esse é um ponto fundamental para que você verifique na escolha dos melhores meios de pagamento para e-commerce. Saber se terá um suporte próximo e de qualidade, quando mais precisar, é um pré-requisito importante e que deve ser exigido na contratação de uma empresa.

Já pensou sua loja virtual vendendo bastante em alguma data comemorativa, e inesperadamente o seu sistema de pagamentos fica fora do ar? O problema necessitará ser corrigido o mais rápido possível, e a empresa contratada precisa garantir isso para seu e-commerce, certo? Não se esqueça desse ponto!

6 – Trabalhe com uma plataforma de e-commerce que facilite todo esse processo

Para finalizar as nossas dicas, nada melhor do que uma solução que visa facilitar todos esses processos, não é mesmo? Para quem não sabe, existem plataformas de e-commerce no mercado que possuem integração com empresas sérias, competentes e que oferecem as melhores formas de pagamento.

Assim, sua loja virtual se torna altamente disponível, sempre pronta para atender aos consumidores, de acordo com as suas necessidades. Além disso, trabalhando com uma plataforma que possui esses recursos, você otimiza todo o seu trabalho, deixando sua rotina mais leve e produtiva.

Gostou das nossas dicas para escolher os melhores meios de pagamento para e-commerce? Na JN2, você conta com diversas soluções para sua loja virtual, principalmente plataformas robustas, desenvolvidas com a tecnologia Magento 2 e com inúmeras integrações para aumentar suas vendas — inclusive com os melhores meios de pagamento do mercado.

Quer saber como contar com tudo isso em seu e-commerce? Então, converse já com um de nossos consultores e entenda como podemos ajudá-lo! Esperamos seu contato!

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