Não é mais segredo para ninguém que o varejo digital tem se tornado uma opção cada vez mais popular para os consumidores. Como consequência disso, muitas empresas estão se adaptando para oferecer seus produtos e serviços online, ou até mesmo buscando soluções para aumentar as vendas. Contudo, para ter um e-commerce de sucesso, é preciso estar atento a alguns pontos-chave, fundamentais para atingir esse objetivo.
É verdade que grande parte dos consumidores digitais já descobriu as vantagens das compras online e faz bom uso disso. A praticidade, a comodidade e a possibilidade de acesso a uma variedade de produtos são apenas alguns dos benefícios que atraem os clientes para essa modalidade de compra.
No entanto, para ter um e-commerce de sucesso, é necessário bem mais do que somente uma plataforma digital e um catálogo de produtos. Neste artigo, vamos falar mais sobre o assunto e apresentar os principais fatores que fazem com que um e-commerce tenha êxito no comércio eletrônico. Acompanhe!
A importância de contar com soluções completas para o negócio
Muitos empreendedores, ao começarem a vender seus produtos no digital, pensam que basta uma plataforma de e-commerce simples, disponibilizar o catálogo de mercadorias e está tudo certo. Na verdade, é necessário muito mais do que isso para que uma empresa atinja o seu público-alvo e consiga ter sucesso no comércio eletrônico.
Até porque se fosse fácil assim, teríamos quase sempre lojas vendendo muito e conquistando cada vez mais clientes. Mas na prática, sabemos que são poucos os empreendimentos que conseguem se manter no topo, justamente por não haver uma receita de bolo pronta para ter êxito no e-commerce.
É preciso todo um planejamento e diferentes estratégias para fazer com que cada área do negócio trabalhe de maneira eficiente e direcionada a bons resultados. E é claro que todos esses processos não são tão fáceis de serem entendidos e implementados, e exatamente por isso que contar com uma empresa experiente, e que ofereça soluções completas, é um grande diferencial para a loja.
No mercado, infelizmente, existem inúmeros “gurus do e-commerce” que prometem tudo para os empreendedores e que nada acrescentam para o sucesso do negócio. Essas armadilhas precisam ser evitadas, mas há também empresas que realmente entendem do assunto. Elas podem potencializar o seu e-commerce e propor melhorias que vão além de uma plataforma e de produtos exibidos em um site de compras.
Principais fatores para ter um e-commerce de sucesso
Para entendermos melhor o que deve ser feito para ter um e-commerce de sucesso, precisamos detalhar um pouco mais o assunto. A seguir, separamos os principais fatores que devem ser trabalhados pelas empresas mas que, infelizmente, são esquecidos por boa parte dos empreendedores. Confira!
Planejamento estratégico
O primeiro passo para o sucesso no e-commerce é ter um planejamento estratégico bem definido. É preciso definir metas, objetivos, qual é o público-alvo, quais produtos serão vendidos, qual será o preço diferenciado, como será a logística de entrega, quais são os canais de comunicação com o cliente, entre outros aspectos.
Além disso, é necessário também planejar ações de marketing e vendas, para chegar aos consumidores de maneira eficaz e com um discurso apropriado. É importante destacar que um planejamento bem feito permite que a empresa tenha uma visão mais clara do mercado, além de possibilitar a elaboração de estratégias mais efetivas.
Outro ponto importante é que o planejamento estratégico ajuda a ter uma visão mais clara do negócio e das oportunidades e desafios que ele oferece. Dessa forma, é possível tomar decisões mais assertivas ao longo do tempo, contribuindo para o bom desempenho do e-commerce frente ao seu público.
Site responsivo e de fácil navegação
O site é a vitrine do e-commerce e, por isso, é importante que ele seja responsivo e de fácil navegação. Isso significa que ele deve ser otimizado para todos os tipos de dispositivos, como smartphones, tablets e desktops, além de ter uma estrutura intuitiva. Além disso, um site bem organizado e fácil de usar aumenta a chance de o usuário permanecer mais tempo na página e, consequentemente, realizar uma compra.
É sempre importante lembrar que um bom site de e-commerce deve permitir que os clientes naveguem facilmente pelos produtos, obtenham informações sobre a empresa e tirem todas as suas dúvidas. Os dados precisam estar atualizados, de forma que os clientes não fiquem frustrados ao se depararem com descrições que não condizem com a realidade.
Outro fator crucial é que as páginas precisam ser de fácil carregamento, com imagens leves e de boa resolução. Afinal, os consumidores modernos estão cada vez mais sem tempo e buscam por agilidade quando vão realizar suas compras. Certamente, se o seu site demorar muito a carregar, os usuários vão abandoná-lo sem pensar e adquirir os produtos do seu concorrente.
Segurança nas transações
A segurança é um fator fundamental para ter um e-commerce de sucesso. Isso porque o cliente precisa se sentir seguro ao realizar uma compra online, especialmente quando se trata de informações de pagamento. Por isso, é importante investir em um sistema robusto, que proteja os dados do cliente.
É fundamental que o site ofereça um ambiente seguro para a realização das transações, seja por meio de um certificado SSL, que garanta a proteção dos dados, ou por meio de um gateway de pagamento seguro. Além disso, é importante também que o site tenha uma política de privacidade bem definida e transparente.
Variedade de produtos
Oferecer uma variedade de produtos é essencial para atrair diversos tipos de clientes e atender a diferentes necessidades. Para que isso aconteça, é preciso estudar o mercado e o público-alvo para definir quais mercadorias serão oferecidas e como serão apresentadas no site. Lembra do planejamento estratégico que destacamos mais acima? Aqui ele será de grande relevância, por trazer todas essas informações já detalhadas.
É importante ressaltar também que o catálogo de produtos deve ser atualizado frequentemente, para que os clientes sempre encontrem novidades durante a navegação. Além disso, os empreendedores devem manter o estoque abastecido e pronto para garantir que os itens estejam disponíveis para os consumidores.
Logística eficiente
A logística é um ponto crucial no e-commerce, pois é responsável pela entrega dos produtos aos clientes. Assim, os lojistas devem contar com um sistema de logística eficiente e que permita a rastreabilidade do produto, para que os consumidores possam acompanhar o status da entrega.
Precisamos destacar também a importância de estabelecer prazos de entregas realistas e oferecer diferentes opções de frete para atender a diversos perfis de cliente. Isso porque a eficiência da logística é um fator determinante para a satisfação do cliente — e sua consequente fidelização —; por isso, é preciso estar atento a essa área.
Atendimento ao cliente
Por fim temos o atendimento ao cliente, que é outro ponto crucial para o sucesso de qualquer empresa (e no e-commerce não é diferente). Por isso, os empreendedores devem trabalhar suas equipes para que ofereçam um serviço ágil e eficiente, seja por meio de chat, e-mail ou telefone. Aqui, entra a sugestão de se utilizar ferramentas de inteligência artificial, como o ChatGPT, para otimizar o trabalho e ganhar mais produtividade.
Além disso, é importante disponibilizar um canal de suporte para tirar dúvidas e resolver problemas relacionados a produtos e à entrega. Afinal, boa parte das reclamações dos clientes diz respeito à chegada das mercadorias em suas residências, e estar preparado para dar apoio ao consumidor nesse momento será fundamental.
E então, gostou das nossas dicas sobre o que é necessário para ter um e-commerce de sucesso? Tão importante quanto aplicar essas estratégias em seu negócio, é contar com uma empresa experiente ao seu lado, preparada para identificar as necessidades do seu comércio e te ajudar a escalar o seu e-commerce. Você conhece a Orion?
Com mais de 20 anos de experiência em digital commerce, e mais de 1.000 projetos já desenvolvidos, a Orion Consultoria e Tecnologia é a solução perfeita para o seu negócio. Na Orion você encontra tudo para seu e-commerce em um só lugar, incluindo serviços de consultoria, implantação, desenvolvimento de plataformas, suporte técnico e muito mais!
Preencha agora mesmo o formulário abaixo, converse com um de nossos consultores e faça o seu e-commerce ser um sucesso de vendas!