Imagem para ilustrar as entregas de mercadorias

Embora as vendas no varejo digital tenham atingido números impressionantes nos últimos anos, existem outros pontos que merecem atenção. A alta taxa de abandono de carrinhos no e-commerce, por exemplo, é um fator preocupante, muitas vezes impulsionado pelos valores das entregas dos produtos. Nesse cenário, o cálculo do frete utilizado pelas lojas virtuais pode ser um grande diferencial para reverter a situação.

De fato, o Brasil é um dos países em que mais ocorre o abandono de carrinhos nas compras online. Para quem ainda não observou a gravidade da situação, aqui vai um dado preocupante. Segundo um levantamento feito pela consultoria de e-commerce e marketing digital Enext, a taxa média de abandono de carrinho no Brasil foi de 71% em 2020.

Isso quer dizer que, a cada dez pessoas que colocam um produto no carrinho, menos de três efetivam a compra. E as causas para que isso aconteça podem ser várias, mas, neste artigo em especial, vamos focar no valor do frete. Sem dúvida alguma, esse é um dos grandes pesadelos dos lojistas, mas existem algumas iniciativas com totais condições de mudar esse quadro.

Neste texto, traremos considerações importantes sobre o cálculo do frete em seu e-commerce, além de dicas fundamentais para diminuir o abandono de carrinho em sua loja virtual, considerando o frete. Acompanhe!

Frete mais caro do que o produto? Saiba como resolver

Para começar, vamos abordar uma questão que é uma grande dor de cabeça para lojistas, principalmente aqueles que vendem produtos de baixo valor. Estamos falando dos casos em que o custo do frete fica mais caro que a própria mercadoria. Em sua loja costuma acontecer muito isso?

Como consequência desse fato, os consumidores acabam abandonando o carrinho e buscando a solução em outras lojas. No entanto, existem algumas práticas para amenizar esse problema e fazer com que os clientes, de fato, efetivem a compra. Veja algumas delas!

Elaborar kits de produtos

Quando um comerciante elabora kits de produtos para os clientes, ele tem grandes chances de amenizar problemas relacionados ao frete. Isso porque, além de ter um aumento importante em suas vendas, o lojista acaba diluindo os custos de envio, que não serão tão sentidos pelos consumidores já que o total da compra de um kit será maior do que uma unidade.

Então, considere o quanto antes essa prática. Além disso, lembre-se de montar os kits com produtos que tenham a ver um com o outro, ou que sejam complementares. Caso contrário, os consumidores não verão sentido em adquirir esses kits, o que pode prejudicar a sua estratégia. É importante também que os clientes tenham vantagens reais ao adquirir essas mercadorias, certo?

Promover descontos na compra de vários itens

Uma ideia parecida pode ser colocada em prática, quando se oferece descontos na compra de vários produtos. Se o frete de uma mercadoria está mais caro do que o próprio item, que tal criar alguma promoção incentivando a compra de um número maior desse produto? Estratégias como “Leve 3, pague 2” podem ser bem-sucedidas nesse caso, afastando as percepções relacionadas aos custos do frete.

Utilizar embalagens adequadas para cada produto

Como são as embalagens de entrega das suas mercadorias? Existem diversas transportadoras que utilizam pacotes ou caixas bem maiores do que o próprio produto, o que encarece bastante o frete.

Para evitar essa situação, avalie bem as formas pelas quais as suas mercadorias são enviadas para os clientes. Opte sempre por embalagens em que o produto caiba sem deixar muitos espaços sobrando.

Outras dicas para usar o cálculo do frete a favor do seu negócio

Além dessas práticas que mencionamos, que objetivam resolver o problema de fretes mais caros do que as mercadorias, existem outras importantes ações que podem ser realizadas em e-commerces. A seguir, destacaremos algumas delas, com o intuito de diminuir o abandono de carrinho e fazer o cálculo do frete ser um importante aliado do seu negócio!

Verifique o cálculo do frete com diferentes transportadoras

Um dos grandes erros cometidos por muitos lojistas é contar somente com uma opção de envio de produtos. Atualmente no mercado, o que não faltam são boas opções para essa finalidade, e leva vantagem o comerciante que entende essa possibilidade e pesquisa as mais viáveis para sua loja virtual.

Além disso, os donos de e-commerces precisam analisar quais transportadoras são mais vantajosas para determinadas regiões, ou formas de entrega. Assim, eles podem variar os seus parceiros conforme o local, buscando sempre as melhores condições (e sem pesar no frete).

Diversifique as opções de entrega

Diferenciar as suas formas de entrega, oferecendo mais possibilidades aos consumidores, é uma excelente maneira de diminuir o abandono de carrinho em sua loja. Além do valor do frete, a falta dessas opções também desmotiva os clientes a concluírem uma compra. Portanto, diversifique!

Além da entrega tradicional, disponibilize também o frete expresso, em que o consumidor opta por pagar um pouco mais caro para ter a mercadoria mais rápido. E se você conta com lojas físicas ou outros pontos de venda, considere a opção de vender pela Internet e oferecer a retirada do produto em locais físicos. Quanto mais diversificar, melhor.

Seja transparente e apresente, o quanto antes, a opção de cálculo do frete

Um dos principais motivos que frustram os consumidores é saber o valor do frete somente no final de suas jornadas de compra. E não é para menos, afinal, eles passaram um bom tempo ali, escolhendo produtos para, no final, se decepcionarem com o valor da entrega. Isso não pode acontecer.

Para evitar essa situação, seja transparente e dê a opção para que ele calcule o frete o quanto antes (até mesmo antes de colocar produtos no carrinho). Assim, por mais que os valores sejam acima de suas expectativas, eles saberão logo no início e poderão tomar a melhor decisão a partir disso.

Permita que o próprio cliente faça o cálculo do seu frete

No mercado, existem plataformas de frete que podem ser integradas com diferentes marketplaces e plataformas de e-commerce. Por meio desse recurso, você permite que o próprio consumidor faça o cálculo do seu frete, escolhendo, entre as opções, a transportadora e a forma de entrega que melhor atendam às suas necessidades.

É importante considerar essas possibilidades porque, em uma jornada de compra, existem inúmeros fatores capazes de motivar a decisão final do consumidor. Quando você dá autonomia a ele, os custos de envio da mercadoria podem não ser o único ponto analisado, já que, naquela posição, o cliente tem como escolher como quer que o produto chegue até sua casa.

Trabalhe com excelentes plataformas de e-commerce

Mais um fator determinante para conseguir ótimas condições com transportadoras e, com isso, ter um frete reduzido, é trabalhar com uma excelente plataforma de e-commerce. Isso porque existem algumas soluções no mercado que, além de facilitar toda a rotina dos comerciantes, também possuem integrações com as melhores transportadoras do país.

Assim, é possível contar com variadas opções para negociar fretes e obter condições mais vantajosas para sua loja virtual. E por falar nisso, você já conhece as plataformas de e-commerce da JN2?

Nossa empresa trabalha com as melhores soluções para lojas virtuais, incluindo o desenvolvimento de plataformas de e-commerce modernas, tecnológicas e com as melhores integrações para sua empresa.

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