Homem segurando sacolas de compras e seu celular

Uma das datas mais esperadas pelo comércio brasileiro passou, e muito provavelmente sua loja virtual aumentou as vendas e teve um bom faturamento. Mas e agora, como aproveitar o pós-Black Friday para continuar vendendo bastante e fechar o ano com excelentes resultados?

De fato, muitos empreendedores, com o fim da Black Friday, se veem perdidos com relação ao que fazer para seguir com as vendas em alta. Por mais que o Natal esteja próximo e que seja uma data importante, é possível promover ações desde agora, elaborando estratégias eficientes para engajar o público que comprou de você (ou que quase comprou) recentemente.

E é exatamente por isso que destacamos, neste post, algumas práticas fundamentais para aproveitar o pós-Black Friday e seguir vendendo muito! Neste artigo, falaremos também sobre este fim de ano, que traz oportunidades únicas para os lojistas aumentarem seus faturamentos e encerrar 2022 com ótimas vendas!

Boa leitura!

Oportunidades únicas em 2022

Mulher com uma expressão feliz, ao ver alguma notícia em seu notebook

O ano de 2022 está sendo diferente no que diz respeito às datas comemorativas e, como consequência, em oportunidades para o comércio eletrônico. Em especial agora, no fim do ano, estamos presenciando a realização de uma Copa do Mundo, evento que tradicionalmente não ocorre nesta época.

Por isso, além da Black Friday, temos ainda nestes últimos meses do ano a Copa do Mundo e o Natal, o que significa novas oportunidades para os empreendedores digitais. Portanto, independentemente se você foi bem ou não na Black Friday, no que diz respeito ao aumento das vendas, agora estamos diante de novos cenários que podem contribuir para a obtenção de ótimos resultados para o seu negócio.

É importante lembrarmos que, nesta época do ano, normalmente o mercado segue aquecido, por diversos fatores. Além da proximidade do Natal, este período é marcado também por um acréscimo na renda de boa parte dos brasileiros, devido ao décimo terceiro salário.

Por isso, é hora de aproveitar o momento, fazer bom uso das estratégias que deram certo na Black Friday e encerrar o ano com ainda mais vendas e novos clientes. Tudo isso, é claro, não se esquecendo de direcionar esforços para os consumidores que já compraram de você e que, certamente, têm boas chances de adquirir novos itens.

Estratégias para seguir vendendo muito no pós-Black Friday

Mas o que fazer, na prática, para aproveitar o pós-Black Friday e seguir com as vendas em alta? A seguir, elencamos algumas estratégias importantes e que podem contribuir bastante para esse objetivo. Portanto, analise cada uma destas dicas, reúna sua equipe e verifique o que pode ser feito em seu e-commerce. Confira!

Invista no pós-vendas

Mulher sorrindo ao telefone, conversando com um cliente

Certamente, você já sabe que o relacionamento com o cliente não deve terminar logo após uma compra, não é mesmo? O pós-vendas é fundamental para a retenção dos consumidores, uma vez que esse público já comprou da sua loja uma vez, conhece seu produto e, se bem atendido, tem ótimas possibilidades de querer comprar de você novamente.

Tudo vai depender, claro, de como o seu e-commerce vai incentivá-lo a tomar essa decisão; por isso, o pós-vendas é tão importante. Você pode, por exemplo, enviar uma mensagem personalizada de agradecimento logo após a primeira compra, fazendo com que os clientes se sintam mais próximos da sua marca.

Além disso, pergunte se ele ficou satisfeito com o produto, se tem alguma sugestão ou crítica. Essa prática, além de auxiliar sua loja virtual a melhorar os processos, mostra para os consumidores que a opinião deles importa e muito. O resultado disso é o ganho de confiança dos clientes e, possivelmente, novas compras realizadas.

Estenda as promoções para quem se interessou por seus produtos

Não é porque a Black Friday acabou, que você precisa imediatamente abandonar todas as ações promocionais que estava realizando e pensar em algo novo. Muito pelo contrário, é possível pensar em estratégias eficientes estendendo essas promoções, sobretudo para quem demonstrou interesse por suas mercadorias.

Por exemplo, você pode criar uma lista com os consumidores que colocaram produtos no carrinho, mas não realizaram a compra por algum motivo. Pode também, além desses, reunir as pessoas que se inscreveram em formulários disponibilizados por sua loja, para receber ofertas. Feito isso, é hora de agir!

Envie e-mails ou mensagens para essas pessoas comunicando que as promoções e descontos da Black Friday foram estendidos, exclusivamente para elas, por tempo limitado. Talvez esse seja o impulso que esses consumidores estavam precisando para concluir o pedido e comprar em seu e-commerce. 

Recomende itens complementares às compras realizadas

Mulher segurando mercadorias em seu estoque

Além da estratégia que destacamos no tópico anterior, voltada para quem quase comprou de você, temos também outra importante ação destinada aos clientes que já adquiriram seus produtos. Como eles já conhecem a sua marca, é interessante recomendar para esse público itens complementares às compras que foram feitas em sua loja virtual

Um bom exemplo é recomendar um par de meiões ou shorts para quem comprou uma chuteira em sua loja; ou oferecer meias sociais e um cinto, para quem adquiriu sapatos masculinos. Enfim, tudo vai depender do seu segmento e do que o consumidor comprou anteriormente, mas quase sempre é possível sugerir novos itens para complementar as mercadorias.

Ofereça vantagens exclusivas para os melhores clientes

Em sua base de clientes, é fundamental que você tenha segmentado aqueles que compram com mais frequência em sua loja; ou então os que adquiriram produtos com maiores valores principalmente na Black Friday. Para esse público, é sempre importante oferecer vantagens que o incentivem a novas compras, sobretudo por causa dos seus históricos de aquisição de produtos.

Uma vez selecionados esses clientes, envie uma mensagem comunicando que eles fazem parte de um grupo com vantagens exclusivas do seu e-commerce. As pessoas gostam desse tipo de tratamento e de se sentirem privilegiadas, o que certamente pode incentivá-las a comprar novos produtos em sua loja.

Para motivar ainda mais as compras, ofereça frete grátis, cupons de desconto e outros benefícios. Com todas essas vantagens, as chances de esses clientes comprarem de você novamente serão ainda maiores.

Aproveite os eventos que virão após a Black Friday

Homem segurando bandeira do Brasil e torcendo na Copa do Mundo

Conforme já destacamos ao longo deste texto, o ano de 2022 oferece uma oportunidade única neste fim de ano: a Copa do Mundo! Assim, é possível planejar boas ações para chamar a atenção dos seus consumidores, independentemente do seu segmento. 

E se pararmos para pensar, a Copa do Mundo terminará no dia 18 de dezembro, a uma semana do Natal. Esses dois eventos trarão ótimas chances para você liquidar os produtos que não foram vendidos na Black Friday, já que boa parte das pessoas não conseguiu comprar na grande data do varejo, seja porque não encontrou a promoção que gostaria, seja porque acabou perdendo o prazo. Portanto, foque nesse público e mãos à obra!

Viu só como é possível seguir vendendo muito no pós-Black Friday, especialmente neste ano de 2022? Estruturando bem suas ações e fazendo as escolhas corretas, sua loja virtual pode conquistar mais clientes e ainda fidelizar os que chegaram com a Black Friday. E por falar em escolhas, que tal optar pelas melhores soluções em e-commerce para o seu negócio?

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