Dois jovens satisfeitos, mexendo em seus celulares

Talvez você já tenha ouvido a famosa frase de um dos maiores nomes do marketing mundial, o americano Philip Kotler; segundo ele, fidelizar clientes é mais barato do que atrair novos. E é a mais pura verdade. Conseguir reter o público que compra do seu negócio é uma estratégia importantíssima para o sucesso de uma empresa. Assim, o cenário ideal remete a práticas para atrair e fidelizar consumidores em seu e-commerce.

No entanto, para se alcançar esse objetivo, é necessário um planejamento sólido e muito bem elaborado. Isso porque existem ações que precisam ser implementadas em uma loja virtual para gerar valor à marca e, dessa forma, ganhar a confiança dos clientes. São diversos pontos a serem considerados pelos lojistas, de maneira que seu negócio tenha destaque no segmento em que atua.

Neste artigo, vamos falar sobre os principais fatores que podem ser trabalhados em seu e-commerce, a fim de atrair e fidelizar consumidores. Você verá que, talvez, sua loja virtual até já execute algumas dessas práticas, mas ainda não da forma mais eficaz. Portanto, continue com a gente e entenda como otimizar seu trabalho para reter cada vez mais os seus clientes!

As vantagens de atrair e fidelizar consumidores em sua loja

Existem muitos conteúdos na Internet que focam na atração de clientes para o negócio, tratando essa estratégia como a principal. Da mesma forma, é possível encontrar também artigos que incentivam exclusivamente a fidelização dos consumidores, sem se preocupar tanto com a atração. Mas o que precisamos destacar aqui é que uma prática não sobrevive sem a outra, sendo necessário que ambas caminhem juntas no negócio.

O lojista que entende esse cenário é capaz de trabalhar estratégias eficientes tanto para atrair quanto para fidelizar os compradores. E os benefícios obtidos com essas práticas são diversos, já que um novo cliente do seu e-commerce terá mais chances de manter uma relação duradoura com a sua marca e não simplesmente comprar um produto e nunca mais voltar.

Assim, com uma base de consumidores fidelizados, sua loja virtual terá a chance de sempre oferecer conteúdos personalizados para esse público, além de promoções e descontos. Além disso, mantendo o bom relacionamento com os clientes, é possível fazer com que esses consumidores se transformem em embaixadores da sua marca. 

Afinal, eles certamente vão falar bem do seu e-commerce em diversos ambientes, fazendo inclusive indicações para familiares e amigos próximos. Quer propaganda melhor do que essa? E se considerarmos o alcance das redes sociais atualmente, e que as pessoas buscam cada vez mais informações nessas plataformas, os benefícios a favor do seu negócio são incalculáveis.

Mas lembre-se: para que isso ocorra, é necessário antes, durante e depois da jornada do cliente, um trabalho sério e assertivo em todas as áreas da sua loja virtual. Além disso, tenha em mente que nada acontece de uma hora para outra; portanto, tenha calma e seja constante em suas estratégias.

Dicas essenciais para conquistar seu cliente e fidelizá-lo

Para fisgar seu potencial cliente e demonstrar que ele só terá ganhos ao se manter fiel ao seu negócio, é preciso agir com sabedoria. A seguir, daremos cinco dias cruciais para atrair e fidelizar consumidores em seu e-commerce, de maneira eficiente e planejada. Confira!

1 – Capriche no atendimento e no relacionamento com o cliente

Possivelmente você já deve ter percebido, no dia a dia da sua loja, a importância de oferecer um bom atendimento aos clientes. Na verdade, é preciso ir até além de um bom atendimento; é necessário inovar e ser diferente! Isso porque, cada vez mais, os consumidores estão valorizando as empresas que sabem atender seu público de forma diferenciada.

Por isso, capriche no atendimento do seu e-commerce! Envolva-se com o “problema” do potencial comprador, mostre que você tem a solução e de que maneira vai ajudar. Além disso, responda às dúvidas dos consumidores de maneira ágil e completa, afinal, ninguém gosta de ficar esperando.

Lembre-se, ainda, de oferecer rapidez e qualidade no atendimento (também) nas redes sociais. Essas plataformas são bastante procuradas pelo público não só para pesquisar produtos, mas principalmente para tirar dúvidas e buscar esclarecimentos. Após ter êxito na atração desses compradores, é fundamental manter o mesmo nível de atenção e cuidado também no relacionamento com esses clientes, certo? Isso será essencial para fidelizá-los.

2 – Ofereça conteúdos interessantes e que agreguem à vida dos seus consumidores

A produção de conteúdo, há um bom tempo, se destaca entre uma das estratégias de marketing mais importantes para qualquer empresa. Por meio dessa técnica, é possível conversar tanto com potenciais compradores de uma loja, quanto com clientes já fidelizados, oferecendo conteúdos interessantes para ambos.

Novamente, as redes sociais são um belo exemplo. Nesses canais, encontramos pessoas que nunca compraram de um e-commerce (mas que pretendem) e outras que já adquiriram produtos. Dessa forma, é possível atingir esses públicos e cativá-los com propostas que tenham a ver com o que procuram.

É importante ressaltar, no entanto, que não se deve fazer postagens focando apenas na oferta de produtos da sua loja. É necessário diversificar os conteúdos, divulgando também dicas que tenham a ver com seu segmento, além de outras referentes à utilidade pública, entrevistas com referências do setor, entre outras possibilidades.

3 – Incentive seus clientes a fazerem avaliações da sua loja e dos produtos que adquiriram

Já parou para pensar na importância das avaliações feitas por clientes em uma loja virtual? Quando uma pessoa pretende adquirir algum produto ou serviço, é comum que ela pesquise as avaliações de consumidores que já compraram aquela mercadoria. Assim, a escolha por determinado item ou loja virtual fica mais fácil e assertiva.

Você incentiva seus clientes a avaliarem seu e-commerce? Se ainda não, aplique essa estratégia o quanto antes! Dessa forma, seu negócio ganhará mais visibilidade e poderá atrair novos clientes, além de mostrar para os consumidores já fidelizados o quanto eles acertaram ao escolherem a sua loja.

4 – Invista em programas de fidelidade no e-commerce

Os programas de fidelidade em um e-commerce são excelentes diferenciais que podem ser usados pelos lojistas. Essas estratégias possuem grande potencial de reter os consumidores de uma loja virtual, bem como incentivá-los a fazer compras recorrentes em um e-commerce.

Para quem ainda não conhece muito bem os programas de fidelidade, tratam-se de práticas importantes para atrair e fidelizar consumidores, oferecendo a eles vantagens interessantes para fechar negócio. Alguns exemplos:

  • pontos acumulados;
  • programa de assinatura;
  • recompensa por ofertas;
  • cashback (dinheiro de volta);
  • níveis de fidelidade;
  • entre outros.

Portanto, ao oferecer esses benefícios para os clientes, eles não só se sentirão privilegiados, como também motivados a comprarem novamente do seu negócio.

5 – Tenha uma base de clientes sólida e a movimente periodicamente

Muitas empresas pecam ao manter uma numerosa base de clientes, mas sem oferecer conteúdos essenciais para mantê-la engajada e bem informada sobre a sua loja virtual. Por isso, é fundamental ter uma base consolidada em seu e-commerce — constituída por potenciais consumidores e atuais clientes — e movimentá-la constantemente.

E o que seria movimentá-la? É preciso enviar e-mails marketing, por exemplo, com uma periodicidade definida. Você pode divulgar promoções, lançamentos de produtos, descontos exclusivos, newsletters, entre outros conteúdos. O mais importante é mostrar ao seu consumidor que ele não está ali esquecido, e que, inclusive, sempre terá vantagens ao comprar do seu e-commerce.

Esperamos que tenha gostado do nosso artigo com dicas essenciais para atrair e fidelizar consumidores em sua empresa. E não se esqueça que, para oferecer importantes diferenciais ao seu público, é fundamental trabalhar com uma plataforma de e-commerce moderna e completa. Por isso, a JN2 tem a solução ideal para seu negócio!

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