A jornada do cliente em um site de compras pode ser influenciada por muitos fatores. Contudo, em diversas situações, essa jornada sequer tem início, sendo interrompida logo que o consumidor acessa a página inicial e depois a abandona. Essa prática prejudica bastante uma loja virtual, aumentando de forma considerável as taxas de rejeição no e-commerce.
No entanto, sempre podemos tirar algo de positivo em cada situação. Se a taxa de rejeição de um comércio eletrônico está muito alta, é sinal que existe algo em seu site que não está funcionando bem. Por meio desses indicadores, é possível identificar o que exatamente está prejudicando a loja virtual, possibilitando que se faça ajustes e outras correções.
Se você está passando por isso em seu negócio, e não sabe o que fazer para mudar o cenário, este texto vai te ajudar bastante! Isso porque listaremos, neste artigo, as cinco principais causas das taxas de rejeição no e-commerce e como melhorar esses números.
Além disso, detalharemos também um pouco mais sobre essas taxas e por que você deve sempre monitorá-las em seu negócio. Acompanhe!
O que são taxas de rejeição no e-commerce?
Por mais que o próprio nome já nos dê pistas sobre a rejeição no e-commerce, é fundamental esclarecer o seu conceito. No universo das lojas virtuais, as taxas de rejeição referem-se à porcentagem de usuários que acessam um site de e-commerce e o abandonam logo depois, sem ao menos avançar para uma próxima página ou realizar alguma outra ação.
Essas taxas são obtidas por meio da divisão do número de visitas de uma página, pelo total de visitas do site. Por exemplo, digamos que 100 pessoas acessaram o site da sua loja virtual em um determinado período; desses usuários, 30 não avançaram para uma segunda página ou não interagiram com o seu conteúdo. Isso quer dizer que a taxa de rejeição do seu e-commerce é de 30%.
Os consumidores podem sair do seu site, e contribuir para o aumento da taxa de rejeição, de diferentes maneiras. Muitos abandonam as páginas assim que as imagens e as informações carregam. Outros até chegam a ler algumas informações, mas, caso não avancem para uma segunda página, também terão contribuído para o aumento da rejeição.
Qual é a taxa de rejeição média das lojas virtuais?
Muitos empreendedores ficam em dúvida sobre qual seria uma taxa de rejeição aceitável para o universo do e-commerce. Na verdade, essa informação depende de vários fatores, principalmente do segmento em que a loja virtual está inserida. Contudo, é possível falarmos de alguns números, de forma geral.
A taxa de rejeição média no comércio eletrônico, de acordo com dados da CXL, está entre 20% e 45%. Isso quer dizer que se a sua loja virtual tem uma taxa abaixo de 20%, você está indo muito bem; entre 20% e 45%, está na média; e acima de 45%, pode começar a se preocupar, pois tem algo errado em seu site.
Portanto, considerando esses dados, é hora de avaliar como andam os acessos da sua loja online. Caso as suas taxas estejam altas demais, é preciso identificar os motivos que estão fazendo os usuários não avançarem para outras páginas. Nos próximos tópicos, falaremos sobre as principais razões que fazem com que isso aconteça.
Quais são as principais causas das taxas de rejeição no e-commerce e como melhorá-las?
Como já destacamos ao longo deste texto, existem diversos fatores que podem explicar os motivos de os usuários abandonarem o seu site. Contudo, destacamos a seguir as cinco principais causas das taxas de rejeição no e-commerce, bem como o que pode ser feito para melhorá-las. Confira!
1 – Páginas que demoram muito a carregar
Para começar, vamos falar sobre um dos maiores fatores para que os usuários rejeitem um site de e-commerce. Afinal, páginas lentas, que demoram a carregar os textos e imagens, fazem qualquer um perder a paciência, não é mesmo? E é exatamente por isso que muitos consumidores, ao perceberem que uma página está abrindo lentamente (ou nem isso), não pensam duas vezes para abandoná-la.
Isso acontece, basicamente, devido a dois motivos. O primeiro é que o consumidor moderno é mais exigente, tem pressa e valoriza mais do que nunca a sua experiência em um e-commerce. Já o segundo motivo, diz respeito à enorme oferta de lojas que vendem o que ele procura — ou seja, os seus concorrentes. Se o seu site não quer carregar, certamente ele vai te abandonar e comprar de uma outra marca.
Como corrigir?
Faça um acompanhamento bem próximo e frequente da velocidade do seu site, usando algumas ferramentas importantes. Fique atento quanto ao tamanho das fotos e vídeos utilizados e privilegie formatos mais leves. Conte também com o auxílio de um designer, ou algum outro profissional da área, que certamente saberá te orientar a respeito das melhores práticas.
2 – Layout confuso e pouco intuitivo
Talvez você já tenha ouvido falar que o layout de um e-commerce é como a vitrine de uma loja física. E se pararmos para pensar, quando vamos a um shopping e nos deparamos com uma vitrine mal-organizada, com os produtos todos espalhados, não nos sentimos atraídos para entrar, não é mesmo?
No comércio digital, acontece a mesma coisa, só que a vitrine é o layout do seu site. E um layout confuso — com imagens ruins e mal dispostas, e com cores pouco atrativas — não vai fazer com que os usuários continuem navegando nas páginas. Isso certamente vai contribuir muito para o aumento da taxa de rejeição do seu site.
Como corrigir?
Mais uma vez, contar com o trabalho de um profissional é o mais recomendado. Nada de apostar em um “sobrinho” que entende um pouco de design e que pode ajudar; nesse caso, o barato pode custar muito mais caro depois. Além disso, procure trabalhar com plataformas de e-commerce que otimizem seu trabalho nesse sentido.
Existem soluções no mercado com layouts pré-definidos, responsivos e que possibilitam uma navegação fácil e intuitiva.
3 – CTAs mal escritos ou inexistentes
Você sabe o que é um CTA? A sigla inglesa para Call To Action (na tradução para o português, “chamada para ação”) é fundamental para guiar o consumidor e levá-lo a realizar uma outra ação, como ir para uma nova página do seu site. No entanto, quando existem falhas como CTAs ruins, mal-escritos ou até mesmo inexistentes, isso é péssimo para qualquer negócio.
É preciso ficar atento nesse sentido e não deixar os usuários entediados com a navegação em seu site. Por isso, os CTAs devem ser provocativos, de forma que os consumidores sintam curiosidade em “clicar e saber mais” ou “conferir as principais características de um produto”.
Como corrigir?
Use sempre os CTAs de maneira coerente com a proposta que se quer passar, observando também as cores e os tons mais adequados para cada estilo de página.
Por exemplo, na página de um produto, é recomendado um CTA mais ousado, incentivando a compra (Compre agora!). Já para direcionar o usuário a saber mais sobre uma mercadoria, levando-o para um blog, por exemplo, é possível usar um CTA mais suave, como um “Clique aqui e saiba mais!”.
4 – Tráfego ruim, com usuários desqualificados
Não há nada pior do que levar um público desqualificado para o site do seu e-commerce, não é mesmo? Infelizmente, essa situação acontece bastante, devido a falhas na definição de palavras-chave em campanhas, erros de segmentação de público, além de outros fatores.
O resultado disso é uma alta taxa de rejeição, já que, assim que o usuário percebe que não está no local que gostaria, ele imediatamente abandona a página.
Como corrigir?
Os principais fatores relacionados à atração de um público desqualificado em seu e-commerce referem-se às estratégias de marketing digital. Assim, conhecer melhor os seus consumidores e definir palavras-chave mais específicas, além da segmentação correta, é a grande receita para levar os usuários certos para a sua página.
5 – Oferta de conteúdos irrelevantes para o público
Outro fator que prejudica bastante os e-commerces, e aumenta as taxas de rejeição dos negócios, diz respeito à produção de conteúdos irrelevantes para o público. E isso não tem só a ver com a criação de artigos no site, mas toda a parte que envolve o desenvolvimento de textos nas páginas e o uso de imagens e vídeos.
Um bom exemplo é a descrição de produtos. Muitas lojas virtuais colocam qualquer imagem para ilustrar a mercadoria, além de literalmente copiarem a descrição de fábrica do item. Ao verem algo desse tipo, os consumidores não se sentem seguros de continuar a navegação e abandonam logo o site.
Como corrigir?
É preciso um planejamento sólido e detalhado em sua loja, com relação à produção dos conteúdos que serão oferecidos ao público. Fazer descrições com as suas próprias palavras, numa linguagem bem próxima ao usuário, além do uso de imagens com boa resolução, certamente fará com que os clientes se interessem mais pelo que você está oferecendo.
Além disso, ao cuidar dessa parte em seu site, o Google passará a destacar mais a sua página nas buscas, uma vez que você estará contribuindo bastante para a boa experiência do público, com textos e imagens de qualidade.
Esperamos que tenha compreendido as principais causas das taxas de rejeição no e-commerce e o que fazer para melhorá-las. Tão importante quanto se atentar às práticas que podem mudar esse cenário, é trabalhar com uma plataforma de e-commerce moderna, completa e que contribui bastante para manter os consumidores cada vez mais ligados no seu site. Sabia que a JN2 pode te ajudar com tudo isso?
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